10 ideias de brincadeiras para fazer no restaurante


O principal motivo que me levou a escrever o livro Tempojunto, foi ajudar os pais a enxergar que podemos aproveitar as mais diferentes situações para brincar. O engarrafamento e o restaurante são exemplos disso. Estamos lá, com as crianças do lado e nem sempre sabemos como aproveitar o tempo junto para brincar. Resolvi fazer o post de hoje com 10 ideias de brincadeiras para fazer no restaurante. Duas estão no livro, para você ter noção do conteúdo que tem lá. As outras 8 são para mostrar que o universo do que você pode fazer quando sai para comer fora é enorme.

1. Formas Curiosas

Nesta ideia, você desenha algumas formas curiosas no papel (tipo amebas, sabe?), e depois pede para a criança completar estas formas transformando as imagens em personagens ou objetos. Mais detalhes da brincadeira estão neste post aqui.

Atividade no restaurante - Dar vida para as formas curiosas com pat

2. Jogo das Emoções

Sim, dá para ensinar sobre emoções de um jeito divertido. Esta brincadeira consiste em desenhar círculos na mesa e pedir para cada participante desenhar uma determinada emoção: alegre, triste, assustado, e por aí vai. Leia mais aqui. 

emocoes na mesa_brincando

3. Jogo da Velha de Palito

Esta versão do jogo da velha quem inventou foi a Carol. Previsão de 30 minutos (!) para espera da mesa e a gente resolveu não ir embora. Carol viu a pilha de palitos e sugeriu: “Vamos brincar de jogo da velha, mãe?”. Ao que eu respondi: “Sim. Mas como?”. Olha a solução nas fotos.

10 ideias de brincadeiras para fazer no restaurante - jogo da velha de palito

4. Lançamento de descanso de copo

Sim, o restaurante é um ótimo lugar para fazer brincadeira de mãos. Aí vão duas ideias. A primeira é o lançamento de descanso de copo.

5. Bate-mão

Eu brinquei tanto disso!

6. Telefone para dizer OI.

Essa é uma sugestão  que já apareceu no post Mais 10 atividades para quem só tem 10 minutinhos. Você ainda uso o telefone para falar com alguém? Parece que o celular veio com tantas funcionalidades que ligar para falar com alguém virou a menor das prioridades. Mas falar com alguém é bom demais! Experimente usar o tempinho no restaurante para ligar para os avós, por exemplo.

crianca_telefone

7. Jogo do Sumiço

Reuna diferentes objetos na mesa (vale o que estiver ao alcance), peça a criança olhar por alguns segundos. Depois a criança fecha os olhos, você tira um dos objetos e a criança precisa se lembrar qual foi que você tirou. Se estiver muito fácil, troque os objetos de lugar e peça para ela colocar na ordem certa E adivinhar qual foi o objeto que sumiu.

foto: Mike Spohr/BuzzFeed

foto: Mike Spohr/BuzzFeed

8. Truque da minhoca

Eu estava pesquisando brincadeiras para escrever este post e dei de cara com este video mostrando como usar o papel que embala os canudos para fazer um experimento. Eu a-d-o-r-e-i! Estou louca para fazer com a Carol quando for comer fora de novo. Dá uma olhada como algumas gotas de água fazem com que o papel amassado pareça uma minhoquinha viva!

9. Brincar de Lego

Outra ideia é levar um kit de peças de lego, junto com algumas propostas de sequências impressas, para que todos brinquem de montar. O post original tem um link para você imprimir imagens de montagens feitas com os blocos. A tarefa da criança será repetir o que está na foto. 

padroes de lego

10. O app preferido do seu filho

Não dava para deixar de falar de aplicativos. Sim, porque os smartphones e tablets existem, estão aqui para ficar e faz parte do nosso trabalho como pais saber como promover a educação digital dos nossos filhos (mais cedo ou mais tarde, cabe a cada família decidir, ela tem que acontecer). Mas ao invés de simplesmente colocar o aparelho na mão da criança e deixar ela interagir sozinha, experimente aproveitar o tempo no restaurante para conversar sobre os apps preferidos da criança e até jogar uma partidinha antes de deixar a criança por conta própria. Se precisar de dicas de que apps ter, todo mês tem a Coluna da Michele falando sobre o assunto.

E se você não quer perder nenhuma atividade destas, inscreva-se na nossa Newsletter e você receberá semanalmente nossas novidades!

livro-tempojunto-100-brincadeiras-banner-inferior - sem logo cultura

 

4 Comments

Comente
    • 2
      Patrícia Marinho

      Obrigada! É essa ideia. A gente sempre procura atividades simples, que nós realizamos de verdade com os nossos filhos.

  1. 3
    Carol Recreação

    Adorei!!! Irei acompanhar sempre as postagens. Muito bom! Sou recreadora e moro em BH, depois da uma olhada na nossa página no Instagram @carolrecreacao. Abraços e parabéns pelo blog!

+ Leave a Comment

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.