
10 ideias de brincadeiras para fazer no restaurante
O principal motivo que me levou a escrever o livro Tempojunto, foi ajudar os pais a enxergar que podemos aproveitar as mais diferentes situações para brincar. O engarrafamento e o restaurante são exemplos disso. Estamos lá, com as crianças do lado e nem sempre sabemos como aproveitar o tempo junto para brincar. Resolvi fazer o post de hoje com 10 ideias de brincadeiras para fazer no restaurante. Duas estão no livro, para você ter noção do conteúdo que tem lá. As outras 8 são para mostrar que o universo do que você pode fazer quando sai para comer fora é enorme.
1. Formas Curiosas
Nesta ideia, você desenha algumas formas curiosas no papel (tipo amebas, sabe?), e depois pede para a criança completar estas formas transformando as imagens em personagens ou objetos. Mais detalhes da brincadeira estão neste post aqui.
2. Jogo das Emoções
Sim, dá para ensinar sobre emoções de um jeito divertido. Esta brincadeira consiste em desenhar círculos na mesa e pedir para cada participante desenhar uma determinada emoção: alegre, triste, assustado, e por aí vai. Leia mais aqui.
3. Jogo da Velha de Palito
Esta versão do jogo da velha quem inventou foi a Carol. Previsão de 30 minutos (!) para espera da mesa e a gente resolveu não ir embora. Carol viu a pilha de palitos e sugeriu: “Vamos brincar de jogo da velha, mãe?”. Ao que eu respondi: “Sim. Mas como?”. Olha a solução nas fotos.
4. Lançamento de descanso de copo
Sim, o restaurante é um ótimo lugar para fazer brincadeira de mãos. Aí vão duas ideias. A primeira é o lançamento de descanso de copo.
5. Bate-mão
Eu brinquei tanto disso!
6. Telefone para dizer OI.
Essa é uma sugestão que já apareceu no post Mais 10 atividades para quem só tem 10 minutinhos. Você ainda uso o telefone para falar com alguém? Parece que o celular veio com tantas funcionalidades que ligar para falar com alguém virou a menor das prioridades. Mas falar com alguém é bom demais! Experimente usar o tempinho no restaurante para ligar para os avós, por exemplo.
7. Jogo do Sumiço
Reuna diferentes objetos na mesa (vale o que estiver ao alcance), peça a criança olhar por alguns segundos. Depois a criança fecha os olhos, você tira um dos objetos e a criança precisa se lembrar qual foi que você tirou. Se estiver muito fácil, troque os objetos de lugar e peça para ela colocar na ordem certa E adivinhar qual foi o objeto que sumiu.
8. Truque da minhoca
Eu estava pesquisando brincadeiras para escrever este post e dei de cara com este video mostrando como usar o papel que embala os canudos para fazer um experimento. Eu a-d-o-r-e-i! Estou louca para fazer com a Carol quando for comer fora de novo. Dá uma olhada como algumas gotas de água fazem com que o papel amassado pareça uma minhoquinha viva!
9. Brincar de Lego
Outra ideia é levar um kit de peças de lego, junto com algumas propostas de sequências impressas, para que todos brinquem de montar. O post original tem um link para você imprimir imagens de montagens feitas com os blocos. A tarefa da criança será repetir o que está na foto.
10. O app preferido do seu filho
Não dava para deixar de falar de aplicativos. Sim, porque os smartphones e tablets existem, estão aqui para ficar e faz parte do nosso trabalho como pais saber como promover a educação digital dos nossos filhos (mais cedo ou mais tarde, cabe a cada família decidir, ela tem que acontecer). Mas ao invés de simplesmente colocar o aparelho na mão da criança e deixar ela interagir sozinha, experimente aproveitar o tempo no restaurante para conversar sobre os apps preferidos da criança e até jogar uma partidinha antes de deixar a criança por conta própria. Se precisar de dicas de que apps ter, todo mês tem a Coluna da Michele falando sobre o assunto.
E se você não quer perder nenhuma atividade destas, inscreva-se na nossa Newsletter e você receberá semanalmente nossas novidades!
Simplesmente sensacionais e faceis de distrair as crianças e adultos em qq lugar.
Obrigada! É essa ideia. A gente sempre procura atividades simples, que nós realizamos de verdade com os nossos filhos.
Adorei!!! Irei acompanhar sempre as postagens. Muito bom! Sou recreadora e moro em BH, depois da uma olhada na nossa página no Instagram @carolrecreacao. Abraços e parabéns pelo blog!
Seja bem-vinda!