Brincar para aprender a dividir


Na última quinta-feira a gente fez o  nosso primeiro post da Série “Brincar para quê?”, um bate papo que eu e a Patcamargo criamos para falar sobre a importância da brincadeira. Muita gente acha que, quando brincam, as crianças não estão fazendo nada e isto não é verdade. Todo mês vai ter um video novo desta série no canal do Tempojunto no Youtube.

O biscoito Passatempo levantou a bandeira da importância de brincar junto e pediu para a gente mostrar isso na prática com as nossas dicas de brincadeiras. É por isso que os nossos 3 primeiros vídeos da série são dedicados a mostrar os benefícios que existem para a criança quando ela tem tempo para brincar livremente com seus amigos. Brincando com os amigos as crianças precisam negociar, esperar sua vez de usar um brinquedo e dividir um pouco do seu para que todos possam brincar juntos.

Na semana passada, falamos sobre  “Brincar para respeitar as diferenças”. Hoje o tema é “Brincar para aprender a dividir.” Veja a nossa opinião sobre o assunto e aprenda como fazer o Passe a Bolinha com as crianças.

Além do Passe a Bolinha que a gente ensina no vídeo, e que só funciona bem se as crianças trabalharem em conjunto, veja que outras brincadeiras legais você pode fazer com as crianças para fazê-las entender como é importante dividir:

Brincadeiras com lençol e bexiga: cada participante segura uma das pontas do lençol e juntas o sacodem para jogar a bexiga para cima sem deixar cair.

3 brincadeiras ao ar livre com lençol e bolas e peixinhos.jpg - jogando bola

Complete o desenho: cada participante faz uma parte do desenho até chegar no formato final.

Atividades para a viagem - Desenho na prancheta

Atividade de artes coletiva: pode ser uma como esta pintura com carros. As crianças vão ter que dividir o espaço para produzir a obra.

8 brincadeiras de arte_meninos pintando com roda caminhaoOK

Uma coisa importante para falar nessa história de aprender a dividir brincando, e que a gente comenta no vídeo,  é que os pais precisam deixar as crianças se entenderem sozinhas quando há um conflito, uma briga ou disputa. Não estou falando aqui de bebês ou crianças pequenas que estão aprendendo ainda a dividir e precisam do auxílio dos pais nestes momentos.

Mas quando a criança é maior, não dá pra gente querer resolver tudo pra elas. O mundo, a vida, tem estes momentos de disputas e divergências e é na brincadeira que as crianças aprendem a lidar com isso. Então, nós, pais, vamos nos segurar e não nos intrometermos na hora da brincadeira com os amigos.

E se for o caso, depois, em um outro momento a gente pode conversar com os filhos sobre o que aconteceu, como ele se sentiu e como ele pode agir numa próxima vez. Porque a gente tende – e é natural – a achar que o nosso filho é sempre a vítima da situação. É mais difícil a gente perceber que é o nosso filho que não está sabendo dividir. Nestes casos, o próprio grupo de amigos pode contribuir para que a situação mude.

Na segunda-feira que vem a gente volta com o terceiro episódio da série “Brincar para quê?”.  O tema vai ser “Brincar para entender o valor da amizade”. Se você quiser acompanhar este e os outros posts do Tempojunto, entre para a nossa lista e receba nossa newsletter semanal. É só clicar aqui e se cadastrar. É grátis.

4 Comments

Comente
  1. 1
    Derick

    quando eu tiver uma melhor internet quem sabe… mas no celular e os MBs praticados no Brasil e complicado.

    O conteúdo é ótimo!

  2. 3
    Stella Regina

    Olá, tenho percebido que minha filha de 3 anos está com esse conflito quanto a dividir, acabei de ter outra filha e ela tem tido o conflito da divisão entre ela e a irmã. Outra questão é que ela leva isso para as relações com os amigos não sabe dividir, tem dificuldade de incluir mais pessoas nas brincadeiras.
    Quais brincadeiras eu teria para essa idade de 3 anos.

    • 4
      Poliana Marques

      Olá Stella, tudo bem? Primeiro, é normal o comportamento de não querer dividir, em especial nessa idade e com o nascimento da irmãzinha. Ela já vai à escola? Porque uma dica é conversar com a coordenadora ou orientadora que pode te ajudar. Com relação as dicas de brincadeiras, se você for no lado direito da página do nosso site, no campo O QUE VOCÊ QUER FAZER? e escolher Já estou na escola (2 a 4 anos) – você encontrará várias brincadeiras para fazer com ela. Dá uma olhada e qualquer coisa entre em contato pelo nosso e-mail contato@tempojunto.com.

+ Leave a Comment

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.