Como estimular a coordenação motora dos bebês


Quem acompanha o blog sabe que desde que a Gabi era pequena que eu faço atividades voltadas para a coordenação motora fina. Sempre que eu posto uma atividade assim, alguém me pergunta: “quantos meses a Gabi tem?” ou “a partir de quantos meses é possível fazer isso?”. Por isso resolvi fazer este post com dicas de brincadeiras para estimular a coordenação motora dos bebês mostrando como se deu a evolução desta habilidade na Gabi e que brincadeira eu fiz em cada momento.

Para quem não sabe, a coordenação motora fina é que envolve músculos pequenos, como o das mãos. Desenvolver esta habilidade vai ser importante para a hora em que a criança for começar a se alimentar sozinha ou escrever.

O fato é que escolher a atividade para a criança fazer depende, de um lado, de saber o que é esperado em cada fase do seu desenvolvimento neuropsicomotor ou DNPM (você pode ter acesso a um quadro com os marcos do desenvolvimento neste post aqui). De outro, da gente observar a criança e simplesmente propor estímulos novos para ela. Nas primeiras vezes ela pode não conseguir realizar o que foi proposto. Mas a habilidade vai se desenvolvendo e uma hora ela te surpreende fazendo uma coisa que você não esperava. Acho não vou me esquecer da minha surpresa quando vi a Gabi conseguir desrosquear uma tampa de uma garrafa pela primeira vez. Aliás, eu só me dei conta de que essa capacidade de abrir a garrafa era uma conquista justamente porque me preocupo em observar a evolução dela em todos os sentidos (motor, cognitivo, social e emocional).
Se você quer inspiração para fazer atividades nessa linha, dá só uma olhada em algumas das brincadeiras que fiz com a Gabi nos seus 2 primeiros anos de vida:0 a 6 meses – entre 3 e 4 meses a criança consegue juntar as mãos e bater num objeto e depois consegue pegar um brinquedo com as mãos. Neste momento ela também consegue esticar o braço na direção do objeto. Uma boa dica para esta fase é deixar brinquedos perdurados acima do bebê deitado para que ele possa bater com as mãos. Outra sugestão é:. Brincar com cubos

… e olha o que acontece: o cubo laranja cai! Ela consegue o que queria!

… e olha o que acontece: o cubo laranja cai! Ela consegue o que queria!

6 a 12 meses – a partir dos 6 meses, as bebês conseguem esticar os braços para pegar um objeto e levar para a boca e também começam a se sentar sem apoio. Com 9 meses, em geral, o bebê começa a usar o movimento de pinça para pegar coisas pequenas. A partir desta fase você pode brincar de:

. Colocar algodão no pote
. Colocar cotonete no pote
. Colocar pompom na garrafa

Como estimular o movimento de pinça do bebê - pompom no chão

12 a 18 meses – nessa fase o bebê dá tchau e consegue jogar os objetos no chão de propósito (a gente enlouquece de tanto abaixar para pelar coisas, mas eles gostam de observar o modo como os objetos caem do chão). Eles também conseguem, em geral, colocar e tirar objetos do lugar e acertar um objeto usando um martelo. Nesta fase eles começam a comer com colher e segurar o copo com as duas mãos. Algumas brincadeiras que fiz neste período foram:

. Colocar bolas na forma de cupcake
. Transferir grãos com a colher
. Colar e descolar post-it

brincadeira para bebê - gabi com a bolinha roxa

18 a 24 meses – nesse período as crianças já começam a conseguir tirar sapatos e meias sozinhas, brincam de massinha (e conseguem fazer uma cobra) e movimentam o pulso ao desenhar, tentando fazer uma movimento de círculo. Elas já podem comer sozinha com uma colher e segurar um copo com uma das mãos. Algumas das brincadeiras mais legais que fiz nesta fase foram:

. Descolar fita crepe da mesaMais um jeito de brincar de massinha com os seus pequenos - Gabi enfiando um macarrãoAgora estou começando algumas atividades um pouco mais avançadas. A própria atividade com o pregador ainda precisa ser repetida muitas vezes para ela conseguir desenvolver a força nos dedos.

A dica de hoje é tentar encaixar elásticos de escritório numa lata. Um por um.

Como estimular a coordenação motora dos bebês - elasticos e lata

No começo a Gabi não tinha ideia de como fazer isso e pegou o elástico de um jeito que nunca ia conseguir colocar na lata.

Como estimular a coordenação motora dos bebês - gabi tentando pegar o elastico

Como estimular a coordenação motora dos bebês - gabi na tentativa de pegar os elasticos

Depois, por imitação, ela tentou novas possibilidades. Isso por si só é uma vitória: ela perceber que existem várias formas de manusear o objeto.

Como estimular a coordenação motora dos bebês - gabi descobrindo como colocar o elastico

Como estimular a coordenação motora dos bebês - gabi descobrinco o elastico detalhe

Até no pulso o elástico foi parar!

Como estimular a coordenação motora dos bebês - gabi com elastico no pulso

Como a Gabi está numa fase de super valorizar as suas próprias conquistas (ela quer ser independente e vibra muito quando consegue fazer algo sozinha!), resolvi “facilitar” um pouco e colocar uma garrafa com um bocal mais estreito para ela poder encaixar o elástico.

Como estimular a coordenação motora dos bebês - elasticos na garrafa estreita

Ficou mais fácil, mas ainda assim trata-se uma atividade difícil para ela.

Como estimular a coordenação motora dos bebês - gabi encaixando o elastico na garrafa estreita

O importante é que, mesmo sendo difícil, ela ficou interessada o tempo todo. Sente a concentração.

Como estimular a coordenação motora dos bebês - gabi concentrada

E mais, ela acabou encontrando, sozinha, novos jeitos de brincar e a diversão passou a ser enfiar o elástico na garrafa.

Como estimular a coordenação motora dos bebês - gabi descobrido novos jeitos de colocar o elastico

Este post foi escrito tendo por base a Tabela dos Marcos do Desenvolvimento do site Baby Center. Vale a pena dar uma lida porque ela é bem completa, com informações detalhadas para todos os meses do primeiro ano de vida da criança.

Se você gostou deste post, aproveite para se inscrever na nossa lista de email. Você vai receber toda semana nossa newsletter com tudo, tudo que publicamos aqui no blog e ainda algumas informações exclusivas!

10 Comments

Comente
  1. 1
    Rosângela

    Bom dia! Achei super criativo. Meu filho vai amar. A possibilidade de interação entre a familia é fantástica. Além das conquistas pelos nossos pequenos. Vcs estão de parabéns! Vou fazer aqui em casa. Obrigada!

    • 2
      Patrícia Marinho

      Olá Rosângela,
      Obrigada pelo comentário e pelos elogios. Espero que atividade funcione na sua casa.
      Volte sempre!
      Beijos,
      Patrícia

+ Leave a Comment

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.