Brincadeira com pincel e tinta para bebês


Há um tempo escrevi um post sobre uma brincadeira sem sujeira para bebês que fez muito sucesso nas redes sociais do Tempojunto, principalmente o Facebook. Na ocasião, mostrei que você pode colocar um pouco de tinta num papel dentro se um saco de ziploc, colocar uma bolinha dentro, fechar o saco e pronto: temos uma arte sem bagunça. Hoje vou falar do extremo oposto da arte sem bagunça que é estimular o bebê com uma brincadeira com pincel e tinta.

Quando eu falo sobre atividades de arte para bebês, tem gente que me olha como se eu estivesse maluca. Tipo “Como assim?”. Lógico que o bebê pequeno ainda não tem coordenação motora e nem maturidade emocional para produzir trabalhos dirigidos ou com significados. Mas a brincadeira com os materiais de arte, como tinta e giz de cera, é uma ótima maneira de desenvolver a coordenação motora fina e o aprendizado das cores. Outro dia eu fiz um post chamado “Quando um bebê pode começar a desenhar” que fala sobre este primeiro contato com a arte. Tem outros posts que mostram o contato com a Gabriela com a tinta, que num primeiro momento foi feita em casa e era comestível. Tem tinta de gelatina e tinta de iogurte. Alem disso, criei um board no Pinterest só com Arte para Bebês justamente para poder me inspirar. Agora vou contar sobre o primeiro contato da Gabriela com um pincel.

Quem acompanha o blog deve ter percebido que há tempos eu venho fazendo atividades para estimular o movimento de pinça, como a que envolve colocar pompoms na garrafa plástica, cotonetes em um pote ou limpador de cachimbo na lata. Portanto, esta habilidade de segurar os objetos usando o indicador e o polegar a Gabi já tem. Por isso resolvi ir para o pincel. E aí me inspirei no Pinterest para fazer a seguinte atividade:

Primeiro forrei a mesinha com jornal e coloquei um pouco de tinta amarela, vermelha e azul num prato descartável. O prato é bom porque das abas laterais ajudar a controlar o movimento do pincel. Também coloquei um avental de artes que era da Carol na Gabi. Assim ela já vai se acostumando que tem a roupa de artes 🙂

Brincadeira com pincel e tinta para bebês - materialBrincadeira com pincel e tinta para bebês - avental

Depois peguei um pincel que eu tenho para as mãos pequenas (poderia ser um pincel grosso comum, mas eu tinha esse guardado desde quando a Carol era novinha) e dei para a Gabi

Brincadeira com pincel e tinta para bebês - gabi segurando o pincel

Foi muito legal. Ela pegou o pincel e logo saiu misturando as cores.

Brincadeira com pincel e tinta para bebês - pintura da gabi

Depois ela quis colocar a mão na tinta (lembra: tudo bem se sujar!! O que importa é a experiência). Mas foi só experimentar porque ela logo voltou a se concentrar no pincel

Brincadeira com pincel e tinta para bebês - Gabi colocando o dedoBrincadeira com pincel e tinta para bebês - Gabi colocando o dedo na tinta

Não ficou só nisso não. Olha a Gabi resolvendo pintar a mesa! Ainda bem que estava forrada!

Brincadeira com pincel e tinta para bebês -gabi pintando a mesa

Eu adorei a experiência e tenho certeza de que ela também.

Se você gostou deste post e que acompanhar as novidades do Tempojunto, inscreva-se aqui para receber a nossa newsletter semanal.

4 Comments

Comente
  1. 1
    Graziele

    Adorei! Descobri esse site hoje e estou amando tudooo! Que idéias simples e criativas! amei esse avental, sabe me dizer onde comprou?

    • 2
      Patrícia Marinho

      Que bom! Obrigada! Volte sempre. Tem a nossa newsletter semanal se você preferir receber o conteúdo por email. O avental eu trouxe de uma viagem para a França.
      bjs

  2. 3
    Bárbara

    Adorei a idéia!!! Minha bebê vai fazer 9 meses. A partir de qual idade indica essa atividade?
    Queria perguntar se você tem um livro com brincadeiras só para bebês.

    • 4
      Patrícia Marinho

      Oi Bárbara, na idade da sua filha, ela pode fazer arte usando as mãos. Temos um post com receitas de tintas comestíveis que você pode fazer para ela brincar sem problemas.
      http://www.tempojunto.com/2015/09/26/7-receitas-de-tinta-comestivel-para-bebes/
      O pincel você deixa para depois dela estar com a coordenação motora fina mais desenvolvida. Ela precisa desenvolver o movimento de pinça (juntar o indicador com o polegar), para evoluir para conseguir segurar o pincel. Se você colocar “movimento de pinça” ou “coordenação motora fina” no blog vai encontrar vários exemplos de atividades para bebês que fazem isso.
      E ainda não tenho livro só para bebês… ainda! Estou escrevendo um e-book sobre o tema. Acho que vamos lançá-lo em outubro. Se tiver interesse, fique atenta às nossas redes sociais porque vamos divulgar por lá 😉
      Beijos,
      Patrícia

+ Leave a Comment

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.