Quando o bebê pode começar a desenhar?


Eu tenho lido bastante sobre a importância de se promover estímulos para que os bebês possam se desenvolver em todo seu potencial e me deparei com uma questão interessante: Quando o bebê pode começar a desenhar?

Outro dia li a entrevista de uma artista plástica dinamarquesa, a Anna Marie Holm, e ela afirmava que a partir dos 5 meses o bebê já pode se divertir com pincel e giz. Nessa idade, ele já estende o braço para agarrar objetos e, aos poucos, pode ser estimulado a pintar e rabiscar”. A Anna Marie é autoria do livro Baby-Art: Os Primeiros Passos com Arte.

No livro ela dá dicas de como fazer a iniciação do bebê e dos pais aos materiais de arte. No caso dos pais, temos que entender que um bebê fazendo arte é diferente de uma criança. Nós não podemos impor limites a bagunça e nem achar que a obra vai ficar contida dentro das margens do papel. Pelo contrário. O importante é promover a experiência e não interferir na confusão. O principal cuidado é comprar materiais atóxicos e ficar de olho para evitar que o bebê leve o material a boca.

Eu adoro arte e por isso, desde cedo, comecei a buscar formas de colocar a Gabi em contato com tinta. Primeiro fiz tinta de gelatina. Depois tinta de iogurte e corante de alimentos. Em ambos os casos ela se divertiu bastante e sem correr riscos já que a tinta era comestível e poderia ser levada a boca sem problemas.

Recentemente viajei para os Estados Unidos e, como não poderia deixar de ser, visitei a sessão de papelaria de tudo quanto é loja que eu fui. Não comprei uma peça de roupa para mim nesta viajem, mas voltei cheia de itens de arte para o meu armário de materiais. Na minha lista de compras eu inclui artigos de uma linha bem bacana chamada My First Crayola. Eu comprei o giz de cera em forma de ovo, ideal para ser segurado pelas pequenas mãos dos bebês a partir de um ano (dá para fazer com giz de cera normal, viu?). Descobri depois que a Livraria Cultura tem para vender estes ovos no site deles também.

A atividade começou com uma observação atenta do material, como sempre acontece quando se vê diante de algo novo.

Quando o bebê pode começar a desenhar - gabi tira o ovo da embalagem

Logo na primeira experiência a Gabi entendeu como usava e saiu rabiscando tudo.

Quando o bebê pode começar a desenhar - gabi com os ovos azul e amarelo

Foi interessante perceber que ela usou as duas mãos indistintamente. É normal. Faz parte do processo de descobertas dela.

Obviamente o chão não foi poupado dos rabiscos, até porque eu coloquei um papel pequeno no chão. Faz parte!

Quando o bebê pode começar a desenhar - risco no chão giz de cera

O importante é que a Gabi se divertiu muito.

Quando o bebê pode começar a desenhar - gabi se divertindo com os ovosE eu ganhei uma obra de arte 🙂

Quando o bebê pode começar a desenhar - obra de arte da gabi

Se você tem um bebê em casa, principalmente se for o primeiro filho, provavelmente se preocupa em como montar uma área de brincar para ele. A gente preparou um ebook especial com dicas de como montar uma área de brincar e quais brinquedos ter e porquê. Aprende também como usar o berço como espaço de brincar e como colocar os brinquedos à disposição das crianças para manter o interesse semfazer da casa um caos.Clique aqui para  receber o seu. É grátis!

Ebook area de brincar_1

post_link_parceiros

 

Se você gostou dessa dica e não quer perder nenhuma novidade do Tempojunto, faça parte do nosso grupo da newsletter. É gratuito e você recebe nossas atualizações semanalmente em seu e-mail.

6 Comments

Comente
    • 2
      Patrícia Marinho

      Gabrielle, a criança pode usar o giz de cera para desenhar, com supervisão próxima o tempo todo para evitar que o giz vá a boca, ok?

  1. 3
    Perla

    Amei o seu post, minha nenê está com um ano e sete meses e comecei a dar giz de cera agora, mas tenho que ficar sempre de olho pra não colocar na boca. Ela amou a novidade e estou buscando outras alternativas de arte pra bebês, mas aqui no Brasil não há tantos materiais assim. Achei maravilhosa a ideia de giz de cera em forma de ovo, já anotei a dica. Interessantíssimo também o livro que você indicou. Bjs!!!

    • 4
      Patrícia Marinho

      Oi Perla!
      Obrigada pelo comentário e pelos elogios. Sem dúvida temos que tomar muito cuidado durante a fase oral e é realmente uma pena que a oferta de produtos daqui não chegue aos pés do que encontramos lá fora, mas a gente improvisa, né?
      Volte sempre!
      beijos,
      Patrícia

  2. 5
    Danielle

    Patty, comprei o giz de cera para o Ricardinho ele tem 1 ano e 3 meses só que o que ele curte mesmo para rabiscar é a caneta! Comigo ele não coloca na boca mas quando ficou com o meu marido ontem ele colocou a tampa da caneta na boca!! Devo tirar a caneta dele?
    Adorei o post!! Obrigada!!

    • 6
      Patricia Camargo

      Oi Danielle, tudo bem? Então, a gente fala sempre nos nossos posts de dicas para bebês, como é importante ficarmos juntos com as crianças quando estão brincando com algo que podem colocar na boca, no ouvido, no nariz. Sei que no caso dos bebês pode ser quase tudo (rsrsrs). Em lugar de tirar a caneta dele, que tal deixar sem tampa? E ficar junto dele enquanto ele desenha. Assim, tanto você quanto seu marido aproveitam o momento para explicar ao Ricardo que a caneta não é para comer 😉

+ Leave a Comment

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.