10 maneiras de brincar com bexiga


Tem material mais simples e versátil de ter em casa para brincar com as crianças do que uma bexiga (ou balão)? Minhas duas filhas amam e dá para fazer um monte de coisas. É por isso que, para inspirar você para o final de semana de tempo junto com as crianças, resolvi fazer o post 10 maneiras de brincar com bexiga.

1. Foguete de bexiga

Essa foi uma das primeiras brincadeiras “diferentes” que fiz desde que descobri o Pinterest e comecei a pesquisar ideias para me divertir com as meninas. Gosto tanto que foi uma das dicas do blog que foi parar livro Tempojunto, da Editora Matrix, que tem 100 ideias de brincadeiras incríveis para fazer com os filhos em qualquer lugar, sendo 50 inéditas aqui no blog.

Neste caso, você precisa de bexiga, fita crepe, canudo e barbante. Olha só que brincadeira divertida sai desse material:

2. Tênis de bexiga

Outra que eu fiz há tempos, e que faz sucesso com as meninas até hoje, agora já envolvendo a Gabi, é o tênis de bexiga. Você pega um prato de papelão e um palito de picolé e faz a raquete. Depois é só encher a bexiga e começar a jogar!

Pratos descartáveis viram raquetes para um tenis de bexiga - patricia jogando

3. Pintura com bexiga

A Patcamargo improvisou total e pegou uma bexiga e a tinta que tinha em casa para fazer uma arte diferente: pintura com bexiga. Que tal experimentar?

Bexiga e tinta

4. Bexigas pelo ar

Outra que a Patcamargo fez e que é muito legal é a brincadeira que envolve um lençol velho e bexigas cheias. Cada pessoa segura em lado e depois todos sacodem o lençol. Mas não pode deixar a bexiga cair. Quer experimentar?

3 brincadeiras ao ar livre com lençol e bolas e peixinhos.jpg - jogando bola

5. Passa Bexiga

O “Passa Bexiga” é uma ótima atividade para estimular a coordenação. São necessários pelo menos 3 participantes. O desafio é passar a bexiga de um participante para o outro, sem deixar cair. Na ida, por cima da cabeça. Na volta, por baixo. A Patcamargo conta tudo neste post aqui.

Passa Bexiga para estimular a coordenação - passando a bola por cima da cabeça com concentração

6. Guerra de bexiga

Você pode também usar a bexiga para encher de água e fazer várias brincadeiras diferentes com um grupo de crianças como a Guerra de bexiga ou Batata Quente.

Guerra de balão de água - Bacia de munição

7. Hockey de Bexiga

E que tal essa ideia do Creativeconnectionsforkids.com, de aproveitar uma caixa de papelão vazia e um rolo de papel toalha para fazer o taco e o gol do jogo de hockey? As bexigas são as bolas. Se os participantes colocarem meias, estarão todos patinando para jogar! O post original você encontra aqui.

10 maneiras de brincar com bexiga - hockey d ebexiga

8. Bolinha de amassar ou fantoche?

Se você encher uma bexiga com farinha e depois fechar com um nó, consegue ter uma bolinha com uma textura incrível. Sem decoração, serve para brincar de apertar. Funciona para adultos e crianças. Com alguns desenhos e “acessórios” vira um boneco! Ideia do Laughingkidslearn.com que você pode ver com mais detalhes neste post.

10 maneiras de brincar com bexiga - bola de apertar

9. Fazer um tambor

Você corta a bexiga, cobre uma lata e está pronto o seu tambor, uma das ideias do post 15 ideias criativas para fazer instrumentos musicais com as crianças.

15 ideias criativas para fazer instrumentos musicais com crianças - tambor de lata e bexiga

10. Simplesmente encher a bexiga e brincar!

brincadeiras para fazer no quarto do hote - bexiga

Não sei se você já sabe, mas aqui tem brincadeira nova diariamente. Para você não perder nada, faça parte da nossa lista da Newsletter e receba por e-mail tudo que postamos no Tempojunto.

24 Comments

Comente
  1. 1
    samara

    Boa noite!
    Amo seu sait, e tem sido de muito valia, pois sou pedagoga e no momento trabalho vomvuma criança com TDAH e preciso muito de suas idéias

  2. 11
    Elaine Cristina dos Santos

    Adorei !!!!!! Obrigada por compartilhar…. vou fazer na escola …bjos e parabens pela qualidade das postagens !!!!!!!

  3. 21
    Iana

    Olá! Adorei as dicas. ;) Outra dica legal é amarrar uma bexiga no pé de cada criança e ela tem que tentar estourar a bexiga das outras e impedir que estourem a dela. Quem terminar com a bexiga no pé vence a brincadeira. :)

+ Leave a Comment

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.