Até brincar fica mais fácil com um pouco de organização


Então você está sentado na sala, quando uma voz fininha, meiga e conhecida te fala: “Vamos brincar?”. Imediatamente sua mente encontra o vazio e você pensa: “Tá, mas brincar do quê?”

Brincar é muito divertido e não precisa ser uma agonia, se for minimamente planejado. Com organização, brincar fica mais fácil. É dá para fazer isto sim, quer tentar?

Você pode começar separando uma folha para cada filho. Coloque nela os gostos, preferências deles, o que estão aprendendo na escola. Todos os dias, pense nas mais diversas brincadeiras: as que você brincou, as que você ouviu falar, das que você tenha pesquisado em internet ou livros. Com o tempo, você terá um pequeno banco de dados.

Até brincar fica mais fácil com um pouco de organização - pat e as crianças na casinha

No final de semana, comece a planejar as atividades que irá propor aos pequenos. Separe uma para cada dia. Se possível, procure incluir uma atividade mais física (correr, pular, jogar bola); uma que envolva coordenação fina; uma com quebra-cabeça ou blocos de montar; um experimento (plantar um feijão, ou tentar misturar água e óleo); uma atividade mais artística (pintura, música e até dança) e algo para a família toda jogar.

Pintura com plástico bolha nos pés pra divertir a garotada - pintura com o pé e plástico bolha

Quebra cabeças é diversão e desenvolvimento para o cérebro - quebra cabeças leao

Com isso, você já conseguirá programar possíveis materiais que irá precisar. Quem sabe recuperar aquele brinquedo que as crianças esqueceram, mas que ainda pode render bons momentos juntos.

E sabe o que pode ser bem legal? Você pode fazer um mistério todos os dias com a brincadeira que irá propor. Tenho certeza que da próxima vez que ouvir um “vamos brincar?”, sua resposta será um sonoro “sim!”.

Este post foi originariamente publicado no blog do Instituto Pensi do Hospital Infantil Sabará. Uma vez por mês, falaremos mais sobre o dia a dia da brincadeira e como a vida da gente com os nossos filhos mudou com isso. Se você não quer perder nada, faça parte da nossa lista de Newsletter. Semanalmente novidades no seu e-mail.

1 comment

Comente

+ Leave a Comment

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.