#LivreParaDescobrir no quintal.


Estamos no quarto post da série especial que criamos, em parceria com OMO, para a Semana Mundial do Brincar  que vai de 22 a 28 de Maio. Depois de mostrar como deixar seu filho livre para descobrir a casa, incluindo lugares diferentes dentro dela, e a pracinha, hoje vamos mostrar como encantar o quintal ou a área livre que você tem no seu prédio.

1. Pipa

Eu falo sobre brincar de pipa e bate uma saudaaaade. Isso porque eu fui criança de rua, daquela que passava o dia inteiro com os amigos brincando de taco, queimada, elástico e pique.

Soltar pipas era uma brincadeira superdivertida, mas confesso que brincávamos menos do que poderíamos porque ela estava na lista das coisas difíceis de fazer. A Patcamargo resolveu esse problema fazendo um post que ensina 3 maneiras diferentes de se construir uma pipa, usando os materiais de casa. Tudo simples, rápido e fácil.

Livre para descobrir _pipa

2. Circuito

Outra dica maravilhosa para deixar a criança livre para descobrir o quintal é fazer um circuito. Você desce com os mais diferentes materiais, como bolas, vassouras e caixas, aproveita o que estiver disponível no lugar e, junto com as crianças, monta um circuito de atividades que viram um desafio.
A Patcamargo fez essa atividade com os filhos e conta tudo no post Uma brincadeira de circuito para se movimentar ao ar livre. Lá você tem inspirações que vão ser o ponto de partida para a sua versão de circuito. Mas, lembre-se, é para as crianças participarem também da montagem da brincadeira. Você pode se surpreender com as tarefas que elas vão inventar!

Circuito de atividades - henrique pulando o obstáculo

3. Pintura diferente

Já que estamos falando de encantar os lugares, que tal aproveitar o espaço do quintal e fazer uma pintura diferente?
Nossa primeira dica é fazer uma tela com papel kraft colado no chão e depois embalar os pés das crianças com plástico bolha para deixá-las brincar de fazer carimbo com os pés.

Pintura com plástico bolha nos pés pra divertir a garotada - pintura com o pé

A gente já fez e foi uma delícia!

Outra alternativa, mais simples, é pegar um copo com água e um pincel e mostrar para as crianças que elas podem brincar de pintura com água! A Gabi amaaaaaa fazer isso! Elas podem pintar o que quiserem porque depois seca e elas podem pintar tudo de novo!

Semana mundial do brincar - quintal - pintura com água

4. Pique

No meu tempo, quando a gente falava de brincar de pique, vinham na cabeça umas 3 ou no máximo 4 alternativas: pique-pega, pique-alto, pique-cola. Pois você sabia que existem inúmeras maneiras diferentes de brincar de pique?
Neste post, a Carol e sua amiga Stella ensinam 4 variações da brincadeira de pique: pega-pega pregador, pega-pega gelo e o pega-pega americano. Você pode se inspirar no post, ou fazer que nem a Patcamargo que toda hora inventa jeitos diferentes de brincar de pique com as crianças.

Brincadeiras perfeitas para crianças agitadas e cheias de energia - pat correndo atras do henrique

5. Que lugar é este?

Está difícil fazer a criança se livrar das telas? Transforme-as num aliado! Uma brincadeira superbacana de se fazer é mostrar que elas podem usar a máquina fotográfica que vem no celular como uma lente para o mundo.
Por exemplo, lá no quintal da minha mãe, fiz uma gincana com meus sobrinhos em que um grupo tinha que tirar foto de detalhes do quintal.

Semana mundial do brincar - quintal - montagem de elementos do quintal

O desafio para o outro grupo foi descobrir aonde essas fotos foram tiradas. Posso falar? Foi um barato!

Este post e os outros que você vai ver nesta Semana têm o apoio de OMO. Amanhã, para terminar a série, vamos falar de lugares diferentes, como o carro e e o restaurante.

A gente sempre defendeu que brincar e se sujar fazem parte de uma infância saudável, e, por isso, a causa da marca tem tudo a ver com o Tempojunto. Além disso, #LivreParaDescobrir o mundo, a vida e as coisas por meio da brincadeira é o que tem de melhor para as crianças, não acha?

+ Seja o primeiro a comentar

Comente

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.