
#LivreParaDescobrir no quintal.
Estamos no quarto post da série especial que criamos, em parceria com OMO, para a Semana Mundial do Brincar que vai de 22 a 28 de Maio. Depois de mostrar como deixar seu filho livre para descobrir a casa, incluindo lugares diferentes dentro dela, e a pracinha, hoje vamos mostrar como encantar o quintal ou a área livre que você tem no seu prédio.
1. Pipa
Eu falo sobre brincar de pipa e bate uma saudaaaade. Isso porque eu fui criança de rua, daquela que passava o dia inteiro com os amigos brincando de taco, queimada, elástico e pique.
Soltar pipas era uma brincadeira superdivertida, mas confesso que brincávamos menos do que poderíamos porque ela estava na lista das coisas difíceis de fazer. A Patcamargo resolveu esse problema fazendo um post que ensina 3 maneiras diferentes de se construir uma pipa, usando os materiais de casa. Tudo simples, rápido e fácil.
2. Circuito
Outra dica maravilhosa para deixar a criança livre para descobrir o quintal é fazer um circuito. Você desce com os mais diferentes materiais, como bolas, vassouras e caixas, aproveita o que estiver disponível no lugar e, junto com as crianças, monta um circuito de atividades que viram um desafio.
A Patcamargo fez essa atividade com os filhos e conta tudo no post Uma brincadeira de circuito para se movimentar ao ar livre. Lá você tem inspirações que vão ser o ponto de partida para a sua versão de circuito. Mas, lembre-se, é para as crianças participarem também da montagem da brincadeira. Você pode se surpreender com as tarefas que elas vão inventar!
3. Pintura diferente
Já que estamos falando de encantar os lugares, que tal aproveitar o espaço do quintal e fazer uma pintura diferente?
Nossa primeira dica é fazer uma tela com papel kraft colado no chão e depois embalar os pés das crianças com plástico bolha para deixá-las brincar de fazer carimbo com os pés.
A gente já fez e foi uma delícia!
Outra alternativa, mais simples, é pegar um copo com água e um pincel e mostrar para as crianças que elas podem brincar de pintura com água! A Gabi amaaaaaa fazer isso! Elas podem pintar o que quiserem porque depois seca e elas podem pintar tudo de novo!
4. Pique
No meu tempo, quando a gente falava de brincar de pique, vinham na cabeça umas 3 ou no máximo 4 alternativas: pique-pega, pique-alto, pique-cola. Pois você sabia que existem inúmeras maneiras diferentes de brincar de pique?
Neste post, a Carol e sua amiga Stella ensinam 4 variações da brincadeira de pique: pega-pega pregador, pega-pega gelo e o pega-pega americano. Você pode se inspirar no post, ou fazer que nem a Patcamargo que toda hora inventa jeitos diferentes de brincar de pique com as crianças.
5. Que lugar é este?
Está difícil fazer a criança se livrar das telas? Transforme-as num aliado! Uma brincadeira superbacana de se fazer é mostrar que elas podem usar a máquina fotográfica que vem no celular como uma lente para o mundo.
Por exemplo, lá no quintal da minha mãe, fiz uma gincana com meus sobrinhos em que um grupo tinha que tirar foto de detalhes do quintal.
O desafio para o outro grupo foi descobrir aonde essas fotos foram tiradas. Posso falar? Foi um barato!
Este post e os outros que você vai ver nesta Semana têm o apoio de OMO. Amanhã, para terminar a série, vamos falar de lugares diferentes, como o carro e e o restaurante.
A gente sempre defendeu que brincar e se sujar fazem parte de uma infância saudável, e, por isso, a causa da marca tem tudo a ver com o Tempojunto. Além disso, #LivreParaDescobrir o mundo, a vida e as coisas por meio da brincadeira é o que tem de melhor para as crianças, não acha?
+ Seja o primeiro a comentar
Comente