#LivreParaDescobrir em lugares diferentes da casa


A nossa parceria com OMO para a Semana Mundial do Brincar continua! O tema da semana é “O brincar que encanta o lugar”, e tudo o que queremos é servir de inspiração para que vocês deixem seus filhos livres para descobrir lugares novos, todos os dias. Já falamos sobre brincar em casa e no parque ou na pracinha. Hoje vamos voltar para dentro de casa, mas de um jeito diferente.

Um novo olhar sobre a sua casa

Às vezes a gente reclama que as crianças passam tempo demais diante das telas. Mas vamos combinar que as telas são cada vez mais interessantes com seus programas e aplicativos. Pois se a gente quer que as crianças brinquem livremente, a gente precisa deixar tempo na agenda para isso e também oferecer estímulos para elas brincarem.

Tudo começa com uma casa brincante. A gente dá esse nome para a casa em que a criança tem liberdade de explorar e na qual existem materiais divertidos para as experimentações dos pequenos. Isso não significa fazer da casa um playground que vive bagunçado, mas sim um ambiente em que ela possa ser criança sem estresse, sem que isso esteja limitado a um quartinho de brincar.

Quer ver como você pode brincar mesmo em lugares diferentes da casa?

1. Armadilha de raio laser de crepom

Por um acaso você tem um corredor? Então pode fazer esta atividade de criar uma armadilha de raio laser de papel crepom. Basta cortar tiras de papel e colar na parede com fita-crepe. Pode usar fitas ou barbantes no lugar da fita-crepe também. Depois é deixar a criança livre para descobrir modos diferentes de passar pelas fitas.

10 brincadeiras fora da rotina para fazer no feriado - Corredor diferente de papel crepom

Um amigo da minha filha resolveu incrementar a brincadeira pendurando bonecos no que virou a teia do Homem-Aranha. E os seus filhos? O que será que conseguem fazer com um corredor assim?

2. Pintura feliz

Quer ver uma criança feliz? Deixa-a brincar de pintar sem se preocupar com a bagunça. Sabe um jeito bacana de fazer isso? Transformando lugares da casa em telas. Pode ser o vidro da varanda, por exemplo.

Semana mundial do brincar - lugares inusitados - varanda

A porta do box e as paredes de azulejo do banheiro também servem!

3. Águas coloridas

Por falar em cores e em banheiro, uma brincadeira maravilhosa para fazer com as crianças menores é a atividade das águas coloridas.

Você pega potes de diferentes tamanhos e utensílios variados, como colheres, copinhos e xícaras, e leva para a sua banheira ou seu box. Depois, enche alguns dos recipientes de água e coloca corante de alimentos em alguns deles. Com isso você cria a água colorida.

E aí é só deixar a criança livre para descobrir o que fazer com esses potes. Vai ser um tal de jogar água para lá e para cá que não vai ter fim!

Uma atividade com água colorida que vai fazer a alegria dos pequenos - gabi transferindo agua colorida de um pote pro outro

 

Eu recomendo usar corante das cores primárias (azul, vermelho e amarelo), porque a brincadeira ganha um lado mágico quando a criança vê as novas cores que se formam quando ela mistura as águas de diferentes cores num único pote.

4. Para lá e para cá

Acabei de falar que a criança gosta de ficar passando a água de um pote para o outro, né? Pois então, essa atividade de passar uma coisa para lá e para cá, essa transferência de objetos, é uma excelente brincadeira de exploração que as crianças pequenas podem fazer em diferentes lugares da casa.

Por exemplo, enquanto você está lidando com a roupa da família, a criança pode brincar de passar os pregadores de roupa de um cesto para um balde.

incluir a criança na rotina da casa - gabi segurando pregadores

Ou, se a criança está no cadeirão esperando a comida ficar pronta, pode brincar de passar grãos de um pote para outro (sempre com supervisão para que ela não corra o risco de engasgar com os grãos ou colocá-los no nariz).

Como aproveitar o cotidiano para brincar com seus filhos pequenos - Gabi devolvendo os grãos do pote de café

Viu como dá para brincar na cozinha e na área de serviço, mesmo com crianças pequenas?

5. Pintura com folhas

Você viu o post de ontem sobre brincadeiras na pracinha? Então, lá a gente falou sobre coletar folhas e flores para fazer atividade. Se você trouxe alguma das folhas para casa, pode fazer outra brincadeira, que é convidar a criança para criar usando as folhas.

O lugar diferente da casa vai ser o que você escolher. Você pode forrar o chão do seu quarto, da cozinha ou mesmo da sala. Use um lençol velho para ser o seu forro oficial (assim você não precisa se preocupar com a sujeira).

Depois coloque uma folha de papel kraft no chão, deixe umas tintas por perto, convide as crianças para pintar com as folhas. Elas não vão resistir à esse convite diferentão.

Semana mundial do brincar - lugares inusitados - folha com tinta

Este post e os outros que você vai ver nesta Semana têm o apoio de OMO. Amanhã vamos falar sobre brincar no quintal. A gente sempre defendeu que brincar e se sujar fazem parte de uma infância saudável, e, por isso, a causa da marca tem tudo a ver com o Tempojunto. Além disso, #LivreParaDescobrir o mundo, a vida e as coisas por meio da brincadeira é o que tem de melhor para as crianças, não acha?

6 Comments

Comente

+ Leave a Comment

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.