
Brincadeira simples e rápida para distrair as crianças
Brincadeira simples e rápida é o que a gente mais tenta propor aqui no Tempojunto. Não só porque todos temos problemas de falta de tempo, mas porque elas funcionam! As crianças amam ser apresentadas a novas propostas de vez em quando. Eu e a Patcamargo certamente não servimos como referência porque brincar virou nosso trabalho, mas é impressionante ver como nossos filhos nos procuram com olhinhos brilhando para saber o que preparamos para eles num determinado dia.
As 1001 utilidades da fita crepe
Nem sempre a gente tem dinheiro (e disponibilidade) para encher a casa de materiais de atividades ou brinquedos. Mas tem algumas coisas simples que podem fazer a maior diferença. A fita crepe é um exemplo. Tem um monte de atividades legais para fazer com ela, como o jogo do caminho que fiz para a Gabi, por exemplo.
Para a dica de brincadeira de hoje, vou continuar usando fita crepe e adicionais mais dois materiais: pompom (pode ser bola de algodão ou bola de papel) e canudo.
O seu trabalho na brincadeira e fazer dois quadrados com a fita crepe no chão, um dentro do outro.
A brincadeira consiste em usar o canudo para soprar o pompom para dentro do quadrado.
Eu fiz a brincadeira quando estava no quarto de um hotel, durante as férias, e pensei primeiro na Gabi. Mas, acabei com mais um exemplo de atividade que reúne irmãos de idades diferentes, já que a Carol rapidamente se animou para brincar também.
A ideia de ter um quadrado dentro do outro é justamente para tornar a brincadeira mais interessante para os mais velhos. Assim o quadrado no chão vira um alvo e cada uma de suas seções vale uma pontuação diferente. Você também pode pensar em outras regras, como ter que acertar o quadrado do centro com uma soprada só, ou ver que consegue chegar no centro com menos sopros.
Devo confessar que não demorou muito para a Gabi abandonar o canudo (ainda foi difícil para ela soprá-lo com força para empurrar o pompom). Mas quem disso que isso foi um problema? Ela inventou, sozinha, outras maneiras de brincar!
No final, sabe o que ela disse que o quadrado no chão era? Uma piscina de bolinhas! Olha ela se preparando para pular!
E se você não tem pompom em casa, aqui tem um vídeo nosso que ensina como fazer um só com lã e tesoura.
Se você gostou desta atividade, aproveite para se inscrever na nossa lista de email. Você vai receber toda semana nossa newsletter com tudo, tudo que publicamos aqui no blog e ainda algumas informações exclusivas!
Adorei
Que bom!
Excelente!!! Quanta ideia maravilhosa!!!
Obrigada! Aproveite.
Adorei as brincadeiras.
Adorei as brincadeiras. Dá para passar aos pequeninos agora por conta do isolamento.
Isso mesmo, Ana. Bora tornar este tempo mais divertido e leve.