Brincadeira simples e rápida para distrair as crianças


Brincadeira simples e rápida é o que a gente mais tenta propor aqui no Tempojunto. Não só porque todos temos problemas de falta de tempo, mas porque elas funcionam! As crianças amam ser apresentadas a novas propostas de vez em quando. Eu e a Patcamargo certamente não servimos como referência porque brincar virou nosso trabalho, mas é impressionante ver como nossos filhos nos procuram com olhinhos brilhando para saber o que preparamos para eles num determinado dia.

As 1001 utilidades da fita crepe

Nem sempre a gente tem dinheiro (e disponibilidade) para encher a casa de materiais de atividades ou brinquedos. Mas tem algumas coisas simples que podem fazer a maior diferença. A fita crepe é um exemplo. Tem um monte de atividades legais para fazer com ela, como o jogo do caminho que fiz para a Gabi, por exemplo.

Jogo de movimento para crianças pequenas - Gabi andando nas fitas

Para a dica de brincadeira de hoje, vou continuar usando fita crepe e adicionais mais dois materiais: pompom (pode ser bola de algodão ou bola de papel) e canudo.

O seu trabalho na brincadeira e fazer dois quadrados com a fita crepe no chão, um dentro do outro.

brincadeira rapida pra distrair as criancas - materiais

A brincadeira consiste em usar o canudo para soprar o pompom para dentro do quadrado.

brincadeira rapida pra distrair as criancas - gabi soprando

Eu fiz a brincadeira quando estava no quarto de um hotel, durante as férias, e pensei primeiro na Gabi. Mas, acabei com mais um exemplo de atividade que reúne irmãos de idades diferentes, já que a Carol rapidamente se animou para brincar também.

brincadeira rapida pra distrair as criancas - carol e gabi brincando

A ideia de ter um quadrado dentro do outro é justamente para tornar a brincadeira mais interessante para os mais velhos. Assim o quadrado no chão vira um alvo e cada uma de suas seções vale uma pontuação diferente. Você também pode pensar em outras regras, como ter que acertar o quadrado do centro com uma soprada só, ou ver que consegue chegar no centro com menos sopros.

Devo confessar que não demorou muito para a Gabi abandonar o canudo (ainda foi difícil para ela soprá-lo com força para empurrar o pompom). Mas quem disso que isso foi um problema? Ela inventou, sozinha, outras maneiras de brincar!

Brincadeira simples e rapida pra distrair as criancas - gabi brincando de outras formas

No final, sabe o que ela disse que o quadrado no chão era? Uma piscina de bolinhas! Olha ela se preparando para pular!

brincadeira rapida pra distrair as criancas - gabi pulando

E se você não tem pompom em casa, aqui tem um vídeo nosso que ensina como fazer um só com lã e tesoura.

Se você gostou desta atividade, aproveite para se inscrever na nossa lista de email. Você vai receber toda semana nossa newsletter com tudo, tudo que publicamos aqui no blog e ainda algumas informações exclusivas!

4 Comments

Comente

+ Leave a Comment

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.