Brincadeiras divertidas para a coordenação motora das crianças


Quando dizemos que a brincadeira é a atividade mais completa que seu filho pode fazer, queremos dizer isto mesmo: a mais completa, em todos os aspectos. O brincar estimula as áreas cognitivas das crianças, as sensoriais, ajuda no desenvolvimento emocional e social. Além dos benefícios físicos que uma boa brincadeira ao ar livre traz.

Em geral, a coordenação motora grossa, que trabalha com os grandes membros do corpo, como braços e pernas, é muito focada na primeiríssima infância (dos 0 aos 3 anos). Normal, já que é nesta fase que aprendemos a segurar o pescoço, sentar, ficar de bruços, engatinhar e andar. Todas atividades que dependem dos nossos grandes músculos bem estimulados com atividades de coordenação motora das crianças. E quando elas crescem, a gente se esquece disso, porque em geral, nossos filhos iniciam alguma atividade esportiva, mesmo na escola e deixamos de focar neste aspecto. Pois é justamente nesta fase, a partir dos 6 ou 7 anos, que um “bichinho” quer se aproximar dos nossos filhos. A preguiça. Ou melhor, a comodidade de ficar sentado o dia todo. Sentado na escola, sentado na hora do intervalo ou recreio; sentado na TV, sentado para jogar games; sentado, inclusive para atividades importantes, como ler, aprender música ou um instrumento, pintar, entre outras. E a gente se acostuma e ficar sentado passa a ser nossa posição principal na juventude e idade adulta.

Por isso, eu acho fundamental termos sempre na manga dicas de brincadeiras legais, que as crianças podem ser convidadas a participar pelo menos uma vez por dia. Tirar o bumbum do sofá é uma questão de incentivo e de propormos coisas diferentes para variar.

Reuni algumas brincadeiras que estimulam a coordenação motora grossa das crianças acima de 5 anos. E você pode ir até os 12 anos “sem medo de ser feliz” brincando assim.

Bola na parede

Brincadeira simples com bola para um momento ao ar livre - bola na mao

Uma bola e qualquer parede são suficientes. Fora de casa é ainda melhor, mas dá para fazer dentro também, quando o vizinho não estiver em casa kkkk.

Subir no trepa-trepa

Como estimular o equilibrio e seguranca das criancas com brincadeiras ao ar livre - larissa em cima do trepa trepa

Pode ser também no brinquedão, no escorregador ou em qualquer brinquedo não eletrônico que exija força das pernas.

Campeonato de bexiga

Voa balaozinho - dudu e carol brincando

Bater na bexiga para mantê-la no ar, sem cair no chão é um ótimo exercício para braços e pernas. Do lado de fora, com aquela brisa de fim de tarde, é ainda mais desafiador.

Pega-pega ou Pique-pega

10 atividades que estimulam a prática de esporte - pique pega

Nem precisa ser o tradicional. Um polícia e ladrão já funciona para deixar a brincadeira mais divertida. Mas no post que fizemos, tem outras versões do pega-pega bem criativas. Além disso, você mesmo pode criar regras diferentes e adicionar personagens para incrementar a brincadeira.

Subir em árvores

Espaços livres em parques e praças podem ser aproveitados para brincar - larissa na arvore

Quem nunca teve vontade? Pode ser meio desajeitado no começo, mas subir e descer de árvores é uma delícia e uma conquista! Experimente ir a um parque, praça e incentive uma subida na árvore, nem que seja por poucos segundos.

Gincana com Parkour

Parkour é um esporte radical em que o competidor precisa chegar de um ponto a outro do circuito, superando obstáculos típicos de uma cidade: muros, calçadas, escadas, bancos. É preciso saltar, correr, se equilibrar e rolar. Mas aqui a proposta é outra, somente inspirada no Parkour. Que tal percorrer uma calçada, correndo de mãos dadas com seu filho e ultrapassando os obstáculos do caminho? Uma pequena elevação, um degrau, um buraco no chão, uma tampa de bueiro. Não é tão difícil encontrar obstáculos como estes nas vias urbanas. Transforme em brincadeira! Ou crie você mesmo alguns obstáculos para que eles possam saltar, rolar e se equilibrar.

 

Brincadeiras divertidas para a coordenação motora das crianças - henrique no brinquedo de corda

Se você tiver colchões na sua casa, pode até fazer um como este que o Pocoyo ultrapassou numa apresentação esportiva.

Brincadeiras divertidas para a coordenação motora das crianças - amigo do henrique dando cambalhota

Bom, essa foi a nossa sugestão de atividade de hoje. Espero que você tenha gostado. Se sim, aproveite para se inscrever na nossa lista de email. Você vai receber toda semana nossa newsletter com tudo, tudo que publicamos aqui no blog e ainda algumas informações exclusivas!

+ Seja o primeiro a comentar

Comente

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.