Que tal jogar Uno com as crianças?


Você sabia que português é o único idioma do mundo que trata jogar e brincar como coisas distintas. Em inglês, por exemplo, tudo é play. Eu confesso que prefiro mistura dos dois termos e fazer de atividades como jogar Uno uma forma de brincar com as crianças.

Eu não lembro de ter jogado Uno na minha infância. Nem sei se já existia. Hoje, em qualquer loja de brinquedos que você entrar vai ter uma prateleira com diferentes tipos de Uno. Tem baralho de tudo quanto é tipo de personagem. E se tem tanto jogo disponível é porque as pessoas compram. Eu sou uma delas porque a Carol ama jogar Uno!

O que os jogos ensinam

Já que a Carol ama, eu aproveito para jogar junto e assim vivenciar o tanto de coisa que a criança aprende enquanto faz uma atividade estruturada como um jogo de cartas ou tabuleiro:

  • ter paciência para esperar a sua vez e respeitar as regras do jogo
  • pensamento estratégico para encontrar a melhor forma de vencer o jogo
  • habilidades sociais, na medida em que aprende a se relacionar com os outros
  • habilidades emocionais, quando consegue saber ganhar e, o mais importante, saber perder

Fora o tanto que jogar junto é divertido! Se você tiver família grande ou tiver o hábito de receber os amigos das crianças em casa, a farra fica melhor ainda.

Para você que acredita que não tem criatividade para ter ideias do que brincar, mas gosta de fazer atividades com os filhos, recorrer aos jogos de tabuleiro, de baralho ou de dados é uma forma ótima de manter contato lúdico com as criança, principalmente depois que elas crescem. Com a vantagem que dá para jogar em qualquer lugar!

Se você tem uma criança maior do que 7 anos em casa e ainda não tem Uno em casa, vai correndo comprar o seu baralho!

Curtiu este post? Você sabia que pode receber nossas dicas direto no seu e-mail? É só fazer parte da nossa lista. Além das ideias da semana, as novidades do Tempojunto chegam primeiro por lá. É só clicar e se inscrever.

+ Seja o primeiro a comentar

Comente

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.