Arte contemporânea para crianças pequenas é um exercício de brincar


Antes de escrever este post, preciso esclarecer que arte moderna e arte contemporânea é algo que gosto e desgosto, dependendo da obra. Talvez seja com todo mundo assim. Mas eu aprendi que “gosto” é uma forma de ver a vida e por isso, cada um pode ter o seu, inclusive meus filhos.

Em outras palavras, seria uma bobagem minha privar meus filhos de brincar de arte em suas mais variadas formas de expressão. E a escola deles acaba me ajudando, já que lá eles estudam trabalhos de artistas como Iole de Freitas, Tomie Ohtake, Beatriz Milhazes, ou Vik Muniz.

Produção Livre

Muitas vezes eu percebo que o processo da arte contemporânea pode se tornar uma brincadeira bem bacana. Então, já propus para meus filhos, hoje com 8, 7 e 6 anos, brincar de fazer arte a partir de um artista específico, como esta que brincamos de Nino Cais.

Mas dia destes fiquei observando a brincadeira da minha caçula, a Potcho. Usando materiais livres – no caso bolas e um bambolê – ela foi organizando e desorganizando segundo sua própria lógica artística.

Primeiro por cores, depois tamanhos. Em seguida, conforme seu modo de entender a utilidade de cada bola, ela passou um tempão brincando, discutindo com si mesma e criando.

Finalmente, eu achei que estava tudo pronto.

Arte contemporânea e seus significados

Mas a Potcho me surpreendeu, dispensando o bambolê, deitando no meio do círculo de bolas e me chamando: “Agora sim, mamãe, pode fazer a foto que minha arte terminou”. Eu nem precisei perguntar o que ela queria dizer com a obra que havia criado. “Parece o lugar onde eu estava antes de nascer. Colorido, redondinho, aconchegante e eu fico direitinho aqui”.

Talvez para qualquer outra pessoa, esta foi só mais uma brincadeira sem um sentido, destas que as crianças fazem e a gente não presta muita atenção. Mas eu valorizei tanto o tempo que minha filha ficou concentrada, brincando, pensando, organizando algo que para ela tinha muito significado a ponto de chamar de arte!

Se você é novo por aqui e quer acompanhar os posts de brincadeiras e atividades para as crianças que postamos todos os dias por aqui, inscreva-se na nossa Newsletter. Além das novidades do Tempojunto, você receberá semanalmente um e-mail com os posts publicados aqui e em nossas redes.

1 comment

Comente

+ Leave a Comment

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.