Como fazer um auto retrato com as crianças


A gente vive falando que as brincadeiras são ótimas para desenvolver as habilidades socioemocionais das crianças. Em atividades que você menos espera, como fazer um auto retrato com as crianças, você não apenas estimula a criatividade como ajuda seu filho a definir sua identidade. Quem ele é e quais são as diferenças em relação ao outro?

Os muitos benefícios de brincar de fazer arte

Quem acompanha o Tempojunto sabe que sou apaixonada por fazer atividades de artes com as crianças. Elas ajudam a estimular a imaginação, desenvolver a coordenação motora fina, encontrar soluções inovadoras, reutilizar materiais e muito mais. Desenhando ou pintando a criança consegue expressar o que muitas vezes é difícil dizer. E mais, elas têm ajuda para desenvolver paciência, atenção, foco e até conhecer melhor a si próprios. O post sobre uso do desenho para ensinar emoções é um exemplo.

É por conta disso que vivo pesquisando maneiras criativas de fazer arte com as meninas. Uma das fontes que eu mais gosto é o site Artful Parent. Eles têm um repertório incrível de atividades para fazer com as crianças. Foi de lá que tirei a ideia de hoje.

Como fazer um auto retrato com as crianças.

Você vai precisar de um espelho grande e de um giz ou caneta de vidro. A atividade consiste em ficar diante do espelho e desenhar em cima do seu rosto.

Eu comecei para a Gabi entender como era.

Rapidamente ela se interessou pela proposta e começou a fazer o dela.

Lógico que, com 4 anos de idade, ela não tem coordenação motora fina desenvolvida o suficiente para realmente conseguir seguir os traços do seu próprio rosto no espelho. Mas repare como na foto ela está se olhando atentamente.

Eu fui conversando com ela enquanto desenhava e o papo foi em torno do que ela tem de mais marcante: os cabelos cacheados. Ela adora os cabelos dela e um dos motivo para isso é compartilhar essa característica comigo. Outra coisa, segundo a Gabi, são “os olhos grandes, mamãe”.

Esse foi o meu desenho.

Esse foi o da Gabi.

Ela gostou tanto que resolveu fazer um novo desenho “para caprichar mais no cabelo”.

O interessante nesse dia foi que a Carol viu a gente tão envolvida na proposta que resolveu se juntar a nós e fazer o seu auto retrato também.

Como a Carol é mais velha e gosta de desenhar, acabou colocando algumas técnicas, como a dividir o rosto em linhas, para ter uma melhor noção de proporção. Isso já foi ela incrementando a atividade!

O resultado da arte dela ficou super boa!

Tanto que resolvi tirar uma foto tentando mostrar o desenho sobreposto à imagem da Carol refletida no espelho. Foi difícil achar o ângulo, mas dá para entender.

Fala se não é uma maneira incrível de fazer crianças de diferentes idades se auto conhecerem? Fora que eu amo atividades que conseguem reunir minhas duas filhas mesmo com os 7 anos e meio de diferença entre elas.

Se você gostou deste post e não quer perder nossas próximas sugestões, cadastre-se na nossa lista para receber a nossa newsletter semanal por email. É grátis.

 

 

1 comentário

Deixe sua opinião
  1. 1
    ana cecilia

    meninas, que caneta vcs usaram no espelho? pensei em usar hidrocor normal, pois
    a que tenho q risca em vidro não sai…

+ Deixe seu comentário

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.