10 formas divertidas de brincar de circo


Respeitável público, um bom circo faz um bem danado para a gente. Tanto crianças, quanto adultos. E brincar de circo trás este gostinho de saudade prá gente e de aprendizado de cultura para as crianças. A arte circense data de pelo menos 4000 anos atrás, com contorcionistas chineses. Egito, Europa deste a Idade Média e finalmente as Américas e o Brasil já se encantaram com malabares, acrobatas, mágicos e palhaços.

Então, separamos 10 brincadeiras e brinquedos caseiros super legais para você aproveitar um final de semana circense com as crianças. O então, salve este post porque pode ser muito legal também fazer uma festa de aniversário com brincadeiras inspiradas no circo.

Aplausos!

1. Homem forte

Figura que fazia parte dos antigos espetáculos de circo, o “homem mais forte do mundo” hoje deu lugar a acrobatas. Mas este brinquedo que o blog Pink Stripey Socks mostra é uma graça de fazer e brincar.

2. Pé de lata

Pode ser na hora dos palhaços ou como mini-perna de pau, mas o pé-de-lata é um brinquedo caseiro simples de fazer e que garante um lindo espetáculo da garotada.

3. Monociclista de papel

Além de ser um fofo, este monociclista do artesão Joel Henriques é simples de fazer. E o boneco pode se tornar um urso, uma bailiarina, um palhaço ou o que a imaginação de vocês quiser.

4. Teatro de sombras de circo

Nós mostramos neste post aqui no link como criar um teatro de sombras. Para se transformar num circo, que tal se inspirar nos bonecos de palito abaixo?

5. Jogo de Latas

O post está em russo, mas as fotos do Lizion são bem explicativas sobre como montar este jogo de latas com bolas feitas de bexiga e grãos. O toque circense está na decoração suuuper colorida e vibrante!.

6. Equilíbrio de papel na cabeça

Para brincar de equilibrista é preciso muito pouco. Basta uma folha de papel…

7. Equilíbrio de Lego

…ou um palito de picolé e blocos de montar tipo Lego. E vamos abrir as cortinas para a brincadeira de equilíbrio!

8. Circo de papel

No site da Made By Joel você encontra, além do passo a passo para montar este circo de papel, todos os imprimíveis para brincar já com seus filhos. Pura imaginação para os pequenos e os maiores também.

9. Show de mágica

Sempre foi o número que eu mais espero num espetáculo circense: o show de mágica. Eu acho a arte do ilusionismo fantástica. Tanto que já devo ter dado kits de mágica para quase todos os amigos dos meus filhos nestes anos todos de festas de aniversário! Neste post, eu trago alguns truques que meu filho mais velho conseguia fazer com 5 anos.

10. Boneco equilibrista

Olha, este foi o garimpo mais difícil deste post. Eu sempre vi por aí a montagem deste boneco equilibrista. Na verdade, o que eu vi é aquele que anda mesmo na corda bamba, como o da foto.

Mas não encontrei em lugar nenhum um “como fazer”, a partir de materiais que possamos encontrar no Brasil. Então, optei por mostrar este outro equilibrista aqui, que é muito legal também.

Extra: Outro boneco de equilíbrio

E na busca, achei este outro boneco fofo equilibrista. No post do professor Arvind Gupta tem o passo a passo, os moldes do boneco e um link para um vídeo dele no Youtube, mostrando como fazê-lo. Mais completo impossível.

Aliás, muito interessante o canal do Youtube deste professor e criador de brinquedos, o indiano Arvind Gupta. Com trinta anos de profissão, ele cria muitas coisas legais a partir de sucata. Vale conferir o canal, que tem uma produção simples, mas ótimas ideias.

Então, como o show não pode parar, te convido a fazer parte do incrível público do Tempojunto, inscrevendo-se gratuitamente na nossa Newsletter. Ela é semanal, então não tem uma avalanche de e-mails e cada edição traz várias dicas de brincadeiras, brinquedos e formas de passar um tempo junto incrível com seus filhos.

+ Seja o primeiro a comentar

Comente

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.