Porque amamos estas brincadeiras para melhorar o sono do seu filho


Dormir é fundamental para todos os seres humanos. Mas nem sempre é fácil ter um sono de qualidade, quando nossos filhos não dormem direito. Por isso, você vai ler neste post dicas e brincadeiras para melhorar o sono do seu filho. E o seu também.

Podemos dizer que cada criança é uma criança. É verdade. Entretanto, mesmo diferentes, o que precisamos é que todas tenham horas de sono suficientes para descansarem, terem uma boa saúde e crescerem (sim, porque é no sono que crescemos).

Depois de ler e estudar sobre o assunto, acompanhar várias discussões em fóruns e redes sociais, eu resumi em somente 2 aspectos que você pode fazer para ajudar seu filho a dormir melhor. E independentemente da idade, de recém-nascidos a crianças mais velhas. E do jeito natural de cada criança.

Estou falando de criar uma rotina, incluindo brincadeiras para melhorar o sono; e de prestar atenção às associações do sono que você faz com seu filho.

Ambiente e brincadeiras para a rotina do sono

Os especialistas concordam que estabelecer uma rotina é muito importante para desenvolver bons hábitos de sono do seu bebê, ou mesmo quando seu filho está mais crescidinho.

A rotina começa com o ambiente. Procure fazer no mesmo quarto onde seu filho dorme, um lugar aconchegante. Neste espaço podem acontecer brincadeiras mais tranquilas e momentos especiais para antes de dormir, como contar histórias.

Se seu filho é bebê, você pode aproveitar e conhecer nosso e-book Área de Brincar. Ele tem um roteiro completo, com dicas e sugestões para montar um espaço para seu bebê brincar, inclusive antes de dormir, com você. O e-book é gratuito. Clique e baixe para consultar.

Interação e limite para dormir

A segunda etapa da rotina, depois do ambiente, são as brincadeiras para melhorar o sono. Elas precisam ser mais tranquilas e que promovam a concentração. Pode se um jogo de montar, um quebra-cabeças. Pode ser uma massagem ou contação de histórias.

Se possível, com a luz mais baixa para “avisar” ao cérebro da criança que é hora de acalmar. Neste ponto, um detalhe: televisão, celular ou eletrônicos são estimulantes. Então, procure evitar qualquer deles ao menos 30 minutos antes de dormir. Funciona para a criança pequena e até o adolescente.

Neste post tem 10 sugestões de atividades que acalmam para você se inspirar. E aproveite também coisas das quais seu filho gosta.

Sempre estabeleça um fim para as brincadeiras antes de dormir. Mesmo que seu filho peça “só mais um pouquinho”, ele vai entender que aquele momento gostoso acabou, mas terá mais no dia seguinte.

Caso seu filho seja um bebê ainda, te indico este outro post, com mais dicas para criar um ritual de sono, com outras brincadeiras.

À medida que seu filho cresce, você pode variar a rotina de sono. Um papo sem muito compromisso ou preocupações; ver as estrelas; desenhar. Se seu filho for mais velho, ele pode querer mais privacidade para ler sozinho, ouvir música ou escrever no diário. Mesmo assim, pare para dizer boa noite e fazer um aconchego. A rotina final com você ainda é importante e mantém o vínculo.

Se você prefere ver em vídeo nossas sugestões, aqui tem um com o resumo de dicas para criar uma rotina de dormir, com brincadeiras.

O que seu filho pensa sobre dormir?

A hora de dormir é um momento difícil para o bebê e para a criança pequena. No caso do bebê, ele ainda está se organizando com a nova vida. Tudo é diferente, inclusive os “horários dos adultos”. Por isso, ele precisa de tempo para constituir um horário mais regulado de sono.

Para a criança pequena, é um momento de separação dos pais, o que dá um medinho.

O outro aspecto comum a todas as pessoas com relação a um bom sono, são as associações que fazemos com o dormir. Explico.

Nosso ciclo normal de sono inclui pequenos instantes em que acordamos. São tão rápidos, que não lembramos deles ao acordar. Se você, adulto, está dormindo e seu travesseiro cai. Ao dar esta acordadinha, você vai se incomodar e acabará despertando. Acontece igual se esfria durante a noite. Na acordadinha, você tem consciência do frio e, pronto! Despertou.

O mesmo acontece com seu filho. Se ele associa o sono com seu colo, ou com a cadeirinha do carro, ao dar a acordadinha e se ver no berço, ele vai despertar. Se ele associa o dormir com a chupeta e ele dá a acordadinha e não encontra facilmente a chupeta, ele vai despertar.

Este nosso vídeo explica melhor o que acontece.

Nem toda criança desperta totalmente. Nem toda criança se incomoda. Mas você saber disso, com certeza ajudará a criar associações ao sono que sejam tranquilas para seu bebê, seu filho e para você também.

As brincadeiras para melhorar o sono do seu filho são ótimas ferramentas para criar uma rotina gostosa e fazer com que todos tenham uma boa noite!

+ Seja o primeiro a comentar

Comente

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.