10 Top brincadeiras para crianças de 9 e 10 anos


Quem acompanha o Tempojunto sabe que acreditamos que o brincar não tem idade. Afinal, brincar é para todos de 0 a 100 anos! Aqui, no site tem mais de 1500 posts com dicas de brincadeiras e as crianças mais velhas também tem espaço, claro! Pesando neles, nos “mais velhos”, chegou a vez das 10 Top brincadeiras para crianças de 9 e 10 anos.

Aproveite  e chame as crianças para ler o post com você e assim já podem escolher as brincadeiras para hoje, para o fim de semana, para qualquer hora! Bóra brincar?

1 – Pintura com Pollock

Primeiro, você conhece Pollock? Ele é um artista que desenvolveu uma técnica de pintura que chama ‘dripping’ (gotejamento), na qual você, basicamente, respinga a tinta sobre as telas e deixa os pingos escorrerem formando traços, criando pinturas lindas e diferentes.

Então, imagine uma criança com uma caixa em que ela pinga várias tintas coloridas no fundo, no papelão, e pega uma bolinha e deixa ela correr solta passando pelos pingos. Isso é Pollock! E é tão diferente que as crianças nessa idade amam. Veja os detalhes neste post aqui e libere o artista que tem nas crianças!

 

2 – Figuras de papel recortado

Se tem papel e tem tesoura, tem brincadeira! E essa brincadeira foi ensinada neste post aqui pela mãe da Patricia Marinho, a Dona Helianna, que ensinou a Carol, filha da Pati a criar lindos bonecos e outras figuras só com papel e tesoura. Tem até vídeo no post e fica bem fácil para ensinar as crianças e brincar com elas.

3 – ABC na rua

Sabe aquela brincadeira para qualquer hora? Para aquele trânsito entre um compromisso e outro que pode deixar as crianças entediadas e agitadas, ou seja, ingredientes para aquela receita que resulta em um estresse? Então, o ABC na Rua cai como uma luva para trazer leveza e muitas risadas para esses e outros momentos. É bem simples.

Primeiro, você pede para a criança olhar pela janela, ou no ambiente do supermercado, consultório. Depois, ela precisa procurar objetos que comecem com a letra A, depois B, depois C e assim sucessivamente até o Z. O alfabeto inteiro!

4 – Erupção colorida

Tem arte, tem linguagem e também tem brincadeira com experimentos! Nessa idade, de 9 e 10 anos, as crianças amam brincar com ciências e a Erupção colorida é uma brincadeira muito simples, mas surpreendente.

Com materiais básicos, que você pode ter em casa, essa brincadeira ensina as crianças sobre reações químicas. Para ver todo o passo a passo e a lista de materiais é só clicar aqui.

5 – Lançador de bolinha de papel

Crianças gostam de um agito e o lançador de bolinha de papel é uma dessas brincadeiras que diverte e coloca a criançada para correr e gastar energia. Para fazer você precisará de materiais bem simples como copo descartável, tesoura, bexiga e jornal velho. Inclusive, nessa idade, de 9 e 10 anos, você pode até chamá-los para criarem o brinquedo juntos. Dá uma olhada neste vídeo aqui em que a Patricia Marinho explica direitinho como fazer.

6 – Balangandã

Essa brincadeira que ensina é a Carol, filha mais velha da Patricia Marinho. Tem passo a passo, lista de materiais e, melhor, tem diversão! Clique aqui e coloque o vídeo para as crianças aprenderem com a Carol como fazer brincar com um Balangandã.

Ah! Essa é uma brincadeira bem legal se tem um grupo de crianças em casa, aquele dia em que os amigos ficam juntos. Mas, se só tem você e uma criança, brinque com ela, aproveite esse tempo junto e crie o seu balangandã também. Aproveite!

7 – Jogo dos sete erros humano

Primeiro, se você pensou naquele jogo tradicional que vem com dois desenhos para comparar, errou! Aqui, o Jogo dos Sete Erros Humano é mais dinâmico e mais divertido para crianças maiores. Então, é só escolher um cômodo da casa, de preferência que tenha vários objetos ou enfeites. Aqui neste post, a Patricia Marinho brinca com a família usando como base a estante da sala.

Começa assim, você pede para a criança observar o lugar por um minuto e pede para ela sair do ambiente. Depois você muda 7 objetos de lugar e pede para a criança voltar. Pronto, agora ela precisa descobrir quais foram os objetos trocados.

8 – Brincadeira de mão

Então, sabe aquele momento em que não tem nenhum brinquedo à mão? Ops, tem a mão! Sim, brincar pode ser só com o corpo e não precisa de mais nada. Bate o pé, bate as mãos, corre, pula. E a ideia aqui é brincar com as mãos como fazemos no Babalu, Gol de dedos, Bate na mão! Neste post aqui tem 10 opções de brincadeiras com as mãos e todas super divertidas! Ensine, relembre sua infância e divirta-se com as crianças.

 

9 – Pega pega

Essa todo mundo sabe. Sim, mas você já percebeu que aqui o tradicional vem de um jeito diferente também, não é? Então, o Pega pega aqui é com pregador. Isso mesmo! Aliás, tem vídeo que a Carol explica esse tipo de pega pega, mas também esse post aqui com mais maneiras diferentes de brincar de pique.

Agora, é só chamar as crianças, separar os pregadores, pedir para elas preparem o fôlego e bóra brincar!

10 – Desenho do cachorrinho

No vídeo que a Patricia Marinho gravou mostrando essas brincadeiras, na décima ela faz uma observação muito importante: deixe a criança trazer propostas para você, deixe que ela te ensine brincadeiras que ela aprendeu na escola, com os amigos, os primos. E brinque, aproveite esse momento para ouvir e curtir com ela a sugestão que ela trouxe.

Então, vamos aprender com a Carol, que ensinou para a Patricia, e que agora vai ensinar você, que vai ensinar as crianças a brincar do Desenho do Cachorrinho? Simples, divertido e só precisa de papel e lápis. Clique aqui para ver o post e o vídeo da Carol com todos os detalhes.

Para você não perder nenhuma dica do Tempojunto, que tal fazer parte da nossa Newsletter? Ao se inscrever – gratuitamente – você recebe semanalmente um e-mail com nossas dicas de brincadeiras. Então, clique aqui e faça parte da nossa lista.

+ Seja o primeiro a comentar

Comente

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.