Jogo da velha que vai treinar a agilidade e raciocínio das crianças


Gosto sempre de buscar versões diferentes de brincadeiras que conhecemos. Acho que a gente consegue proporcionar para as crianças tanto a continuidade da cultura, por meio das brincadeiras antigas, quanto dar um toque de novidade. Este jogo da velha é um exemplo disso. Uma brincadeira que vai treinar agilidade e o raciocínio das crianças.

Aliás, se você gosta de Jogo da Velha (eu amo!), já tem um post com outras quatro versões do jogo.

A gente sabe que jogos são ótimas brincadeiras que promovem concentração, desenvolvimento de habilidades sociais, comunicação, aprender a lidar com frustrações, raciocínio, entre outras habilidades. Entretanto, os jogos de tabuleiro raramente trabalham a agilidade.

Agilidade e raciocínio das crianças num jogo só

Por este motivo, eu gostei tanto quando vi este Jogo da Velha, que mistura também a habilidade de virar um copo de papel, dando agilidade ao jogo.

Para fazer a brincadeira, você vai precisar de fita crepe e copos de papel descartável. Não dá para fazer com copos de plástico, vidro ou acrílico, ok?

A primeira coisa a fazer é escolher uma superfície para montar o tabuleiro do Jogo da Velha com a fita crepe. Como vamos usar os copos como peças do jogo, precisamos de um espaço um pouco maior, como uma mesa.

Habildade para jogar

A agilidade e o raciocínio das crianças são estimulados porque para jogar esta Velha, os participantes precisam colocar o copo de boca para baixo na ponta da mesa e, com um tapinha, virá-lo de bica para cima.

Somente quem conseguir virar o copo é que pode colocá-lo no tabuleiro.

Olha aqui a gente fazendo:

A brincadeira fica muuuito divertida e permite que várias crianças joguem juntas, formando times que se revezam na tentativa de virar o copo. Super dica para uma festa de aniversário, festa de fim de ano com as crianças e os amigos ou uma boa gincana!

Eu pensei nesta brincadeira para fazer com meu filho mais velho, o Pocoyo, de 9 anos. Por conta da necessidade de habilidade para virar os copos. Mas sabe que minhas filhas de 7 anos e uma amiga, também de 7 anos, brincaram muito?

Olha elas aqui jogando comigo.

E um dos resultados da nossa velha.

Mais variações ainda

Depois de jogarmos alguma vezes, as meninas decidiram ampliar ainda mais o jogo da velha. Além de virar o copo, elas precisavam empilhá-los em uma pirâmide. Depois, é que poderiam tirar os copos da pirâmide (normalmente) para colocar no tabuleiro. Se alguém derrubasse a pirâmide, o time perdia.

Fala se não tem muita agilidade e raciocínio das crianças neste Jogo da Velha diferente?

Se você é como eu e gosta de brincadeiras e brinquedos diferentes, vai gostar deste helicóptero de papelão, que voa de verdade. Ele é bem fácil de montar e neste link, você baixa o molde do Tempojunto para recortar num papel cartão.

+ Seja o primeiro a comentar

Comente

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.