Experimento alternativo para quem gosta de fazer slime


É impressionante perceber como fazer slime virou uma atividade que faz sucesso com as crianças. Já vi oficinas nos mais diversos lugares e está sempre muito cheio. Aqui em casa, as meninas também adoram, sem precisar recorrer ao bórax. Tanto que eu já testei várias receitas na internet.

Se você nunca ouviu falar de slime ou quer começar sabendo como faz um, leia primeiro o post Como fazer geleca sem bórax. Lá eu ensino a mesma receita que eu fiz no programa É de Casa da Rede Globo. Você vai pode dizer que sabe como fazer slime de um jeito bem legal.

Se você não resistiu e comprou algum tipo de amoeba ou geleca pronta, pode aproveitar o post Slime é um material super versátil para criar brincadeiras. Nele mostramos jeitos diferentes e divertidos de brincar.

Agora, se você já está familiarizado com o que é o Slime e quer oferecer alternativas para esta atividade, então bóra conhecer a nossa fábrica de geleca.

Como montar um experimento divertido para quem gosta de fazer slime

A base deste experimento é uma brincadeira sensorial que fiz com a Gabi e mostrei no post Brincadeira sensorial para crianças de todas as idades.

Você vai precisar de:
. Amido de Milho (Maisena)
. Água
. Corante de alimentos (ou tinta guache)
. Potes de diferentes tamanhos
. Colheres

Sente a Gabi toda curiosa com os materiais. Afinal, o meu convite para ela foi “Vamos fazer uma fábrica de geleca?”. Não tem como resistir.

O truque está na surpresa que as crianças têm quando experimentam misturar água e amido de milho

Realmente a textura da mistura é sensacional. É dura de pegar e depois derrete entre os dedos.

Na fábrica de geleca, fazemos várias misturas, com diferentes cores, simultaneamente, para fazer mais observações. O primeiro passo é colocar o amido de milho em diferentes potes. E já fazer perguntas. Será que a quantidade de água colocada interfere no resultado?

O que acontece com a cor?

É possível misturar?

Como fica a mistura

Viu quanta coisa interessante de testar e observar?

Vamos combinar é uma atividade com alto nível de bagunça, mas eu prometo que vale a pena!

Se você gostou dessa atividade e quer ter mais ideias de como distrair os filhos, experimento baixar nossa lista de 30 atividades para tirar as crianças das telas

 

 

2 Comments

Comente

+ Leave a Comment

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.