Brincar de mensagem secreta com tinta de raspadinha


Em casa eu gosto muito de brincar de detetive e de descobertas com meus filhos. A gente vive inventando formas de criar mensagem secreta, códigos que só a gente entende ou brincadeiras de espião, como o Can U Escape Caseiro. Dá uma olhada nos links para conhecer todas as nossas aventuras!

Hoje a dica é brincar de mensagem secreta, criando tinta de raspadinha em casa. Além de detetive, também dá para usar a mesma técnica para escrever cartões bem criativos para quem você quiser.

A ideia que eu fiz veio da Érika Bueno, uma das educadoras da escola dos meus filhos. Eu recebi cartões de Dia das Mães com as mensagens fofas.

Caça ao tesouro ou ao mistério

Para criar sua mensagem secreta, você vai precisar dos seguintes materiais:

Papel para escrever a mensagem. Pode ser sulfite ou mais grosso, para um cartão.

Tinta guache (eu recomendo mais escura. Tintas claras, como branco rosa e amarelo, precisam de muitas demãos para esconder a mensagem).

Detergente líquido.

Papel adesivo transparente ou fita adesiva transparente larga.

A primeira etapa é escrever a mensagem no papel. Vocês podem deixar ainda mais divertida a brincadeira fazendo mensagens que tem sentido diferente se cobrirem uma parte dela.

Por exemplo:

Ou fazer várias mensagens curtinhas para serem desvendadas numa caça ao tesouro, ou caça ao mistério.

Aliás, se você gosta de Caças ao Tesouro, que podem facilmente se transformar em uma caçada ao mistério, digna de detetives, vai curtir estas outras pistas que fizemos para você. É só baixar e brincar!

Simplicidade na tinta de raspadinha

Depois de escrita a mensagem, corte um pedaço do papel adesivo transparente no mesmo tamanho da mensagem e cole-o sobre o papel. Vai ficar assim:

Agora é o momento de fazer a tinta de raspadinha para nossa mensagem secreta. Você vai usar 2 partes de tinta para 1 parte de detergente líquido.

Misture bem e pronto. Simples e rápido.

O próximo passo é pintar com a tinta sobre as partes da mensagem que você quer encobrir. Ou a mensagem toda, se for o caso.

É preciso esperar a tinta secar bem, por cerca de 30 a 40 minutos, antes de passar uma segunda demão. Repita o processo, até cobrir toda a mensagem.

Como eu disse, se você usar uma cor de guache escura, vai precisar de menos camadas de tinta.

Então, é só entregar a mensagem e explicar as instruções: raspar a parte coberta com uma moeda ou até a unha.

Eu amei descobrir minhas mensagens

Bóra brincar de mensagem secreta com tinta de raspadinha?

+ Seja o primeiro a comentar

Comente

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.