Brincadeiras de natal com a família: 4 ideias


Dia 24 de dezembro está chegando e hoje eu quero dar 4 ideias de brincadeiras de natal com a família. Para quem segue o Tempojunto, não é novidade que adoramos falar sobre tradições em família. Temos um post em especial que vale super a pena ler: As tradições de Natal do Tempojunto. Nele nós falamos sobre como a brincadeira pode ajudar a fazer da noite de natal um evento que ficará para sempre na memória de todos na família.

Aqui na minha casa temos até uma comissão para escolher e montar as brincadeiras. Já apresentei várias delas no post Como fazer um natal divertido – dicas para toda a família.

E também no post Brincadeiras para o Natal – 5 ideias muito divertidas.

Mais 4 ideias de brincadeiras de natal com a família.

1. Caixas de sinos

Nessa brincadeira, você pegar de 4 a 6 caixas de presentes e coloca quantidades diferentes de guizos em cada uma delas. Numere as caixas.

Os participantes da brincadeira precisam sacudir as caixas para descobrir qual delas faz mais ou menos barulho.

A ideia é que os participantes coloquem as caixas na ordem certa, da que tem menos guizos para a que tem mais guizos.

O time vencedor disse que a sequência certa era 2, 3, 1 e 4. E eles estavam certos!

2. Quem sou?

Essa é muito legal. Uma pessoa fica responsável por organizar uma lista de palavras que remetam ao Natal.

Essas palavras são coladas na testa dos participantes sem que eles vejam.

Depois, os participantes precisam fazer perguntas, cujas respostas são sim ou não, até descobrir qual é a palavra que está na testa. Por exemplo: “Sou um objeto?”, “Sou um sentimento?”, “Sou um animal?”.

Aqui deu para fazer até com a parte da família que mora longe graças ao São Facetime rsrsrsrs.

3. Mímica de Natal

Nesse caso, a brincadeira é conhecida. O gostoso é só permitir mímica de filmes de natal! Você faz a lista de filmes e divide a família em dois times. Um participante de cada time tira o papel como nome do filme e faz a mímica para o resto do time adivinhar. Dá para incluir a família que mora longe também!

4. Desafio da árvore de natal

A ideia aqui é ver quem consegue fazer uma árvore de natal mais rápido considerando o material disponível: massinha, palito de picolé e palito de churrasco.

Divida a família em dois grupos e veja quem consegue ganhar. O legal é acompanhar as diferentes estratégias que cada um usa para montar a sua árvore!

O time das meninas fez assim:

Já os meninos fizeram assim:

Duas soluções completamente diferentes!

Caso você queira fazer alguma atividade no natal, mas não consiga programar, experimente baixar e imprimir o nosso jogo de memória com tema de natal! As cartas servem para o jogo da memória, mas também podem ser usadas para a brincadeira do “Quem sou” ou para a mímica!

Título da Capa: 4 brincadeiras um natal em família

+ Seja o primeiro a comentar

Comente

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.