Atividades para ensinar o traçado das letras


Fazer atividades para ensinar o traçado das letras é um pré-requisito do processo de alfabetização. Aprender a ler e escrever é um processo composto de várias etapas que vão além do conteúdo ensinado pela escola. Várias coisas que fazemos em casa, começando por conversar e contar histórias para as crianças, ajudam nesse processo.

Se você se interessa pelo assunto, vale a pena ver o nosso vídeo Como se desenvolve a linguagem das crianças.

Eu já fiz um post chamado Como ensinar o traçado das letras, que descreve o início da etapa que vamos descrever hoje. Quando as crianças já são capazes de reconhecer as letras e têm coordenação motora fina boa o bastante para segurar lápis e pincéis com firmeza, podemos passar para uma nova etapa que vamos chamar aqui de Desafio da Camada de Letras.

Artes e escrita numa única brincadeira

O desafio consiste em propor para a criança diferentes maneiras de fazer o traçado das letras. Nesse momento, estamos falando de letras bastão. Vai ser uma atividade ótima para estimular a coordenação motora fina da crianças.

Você vai precisar de:

. papel sulfite
. cola branca
. lápis
. caneta iluminadora
. barbante
. tesoura

O primeiro passo é pedir para seu filho usar o lápis escrever uma palavra no papel, usando letra bastão. Muito provavelmente, se ela estiver na fase de alfabetização, a palavra escolhida vai ser o próprio nome. Isso é bom porque ela já está mais acostumada com o traçado dessas letras, o que deixa o desafio um pouco mais fácil.

Em seguida, vem a “segunda camada” de letras. A criança precisa cobrir o traçado feito a lápis com uma caneta marcadora.

Fica assim:

A terceira camada vai ser feita com cola branca.

Olha o resultado!

A quarta e última camada, consiste em cobrir as letras com um barbante (ou outro fio de que você tenha em casa)

Está pronto o desafio

Tcharã! E aqui temos o resultado do trabalho da Gabi no Desafio das Camadas de Letras. Não ficou show? Se você faz em casa esse e outros tipos de atividades para ensinar o traçado das letras, a alfabetização vai acontecendo aos poucos, de forma natural!

Para se inspirar e ver outras atividades nessa linha, é só clicar aqui.

Se você gostou deste post e não quer perder nossas próximas sugestões, cadastre-se na nossa lista para receber a nossa newsletter semanal por email. É grátis.

1 comment

Comente

+ Leave a Comment

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.