7 passos para você lidar com o cansaço da rotina em casa


Lidar com o cansaço deve ser a ajuda que a gente mais escuta quando falamos com mães e pais sobre o dia a dia com seus filhos. Especialmente neste período de isolamento social, crianças estudando em casa e a pandemia do Covid-19.

Filhos significam muitas alegrias, amor, orgulho. Mas também tem a parte do trabalho duro e constante (como todo trabalho bem feito, não é verdade?).

Ao estarmos sempre mentalmente em estado de alerta em boa parte do tempo pelos filhos. Ou nas atividades físicas que temos com eles. Ou ainda no processo de educação dia a dia. Tudo isso, gera mesmo cansaço.

Por isso, resolvi escrever estes 7 passos infalíveis para você lidar com seu cansaço no dia a dia com as crianças.

Estratégias e bons hábitos para lidar com o cansaço

Vamos fazer aqui uma ressalva para os pais que têm filhos bebês, até 2 anos. Neste caso, faz parte estar cansado porque o bebê exige demais mesmo neste período. E há a falta de sono, horários trocados que contribuem para esta sensação.

Porém, este é um estado que tende a ficar mais tranquilo, conforme eles crescem e adquirem autonomia.

Mas há estratégias que podemos aproveitar para dar um alívio nos momentos que bate mais cansaço. Para renovar as energias e não deixar que a situação se transforme em estresse e brigas com os filhos.

1 – Respirar

Parece bobagem, mas não é. O ato de inspirar e expirar faz com que os batimentos cardíacos retomem uma frequência de circulação do sangue e ajudamos na oxigenação do cérebro. Isso contribui para termos mais energia.

2 – Relembrar valores

O cansaço pode vir de muita informação que a gente recebe diariamente com modelos, às vezes intangíveis, que temos que ter. Por isso, quando o cansaço chegar procure relembrar os seus valores; os valores da sua família. Considere o porquê de estar fazendo tudo isso. Veja o crescimento dos seus filhos e o que realmente importa, para escolher o que te cansa mentalmente – e eliminar.

3 – Ter um álbum de “coisas boas” ou um “pote de bons momentos”

Que tal criar um álbum ou uma agenda, onde vocês colocam fotos, lembranças de momentos gostosos em família? Pode ser também uma caixa ou pote onde vocês guardam bilhetinhos escritos com estes bons momentos. No momento de lidar com o cansaço, abra este álbum, folheie a agenda, leiam os bilhetinhos.

Relembrar das coisas boas que geramos nas coisas simples, dá uma nova energia e alivia o cansaço.

4 – Use o cantinho da calma para descansar

Uma das coisas que sempre indicamos nos textos do site é termos em casa um “Cantinho da Calma“. Ele é uma das formas para reduzirmos a raiva ou o estresse do momento.

Porém, este cantinho também pode ser um lugar para recuperar as energias durante o dia. Coloque um despertador e fique ali por 15 minutos, sem fazer nada. Estas pequenas pausas, descansam muito durante o dia.

5 – Compartilhe tarefas para todos

Ao tratar a família como um time, uma equipe, criamos uma relação de respeito. Respeito conosco, que não somos os únicos responsáveis pela manutenção da casa. Respeito com nossos filhos, porque eles recebem mais autonomia e se sentem pertencentes à casa onde moram. Claro que, juntamente como as novas tarefas também precisa vir o direito de opinar sobre decisões em família.

Respeito com a casa, que está sendo nosso abrigo.

Além do respeito ao adulto que seu filho vai se tornar e que precisa saber como cuidar de si e do ambiente em que vive.

Trabalhar junto em casa alivia um pouco o cansaço das tarefas domésticas.

E as crianças podem ajudar já a partir de 3 anos de idade. Nós temos uma lista que separa o que as crianças já podem fazer na casa, por idade. Você pode baixá-la aqui neste link.

Para lidar com o cansaço você precisa parar, ver, ouvir e fazer escolhas

6 – Adotar uma atitude brincante

A brincadeira é uma forma de deixarmos o dia a dia mais alegre e, portanto, menos cansativo. E podemos adotar o bom humor e as atividades lúdicas durante a rotina doméstica. Para saber mais sobre Atitude Brincante, veja este post.

Coloque uma música para arrumar a casa; dobrem a roupa passada contando piadas ou usando brincadeiras verbais; inventem uma dança para tirar o pó; amarrem panos de limpeza nas meias e façam uma patinação para tirar migalhas do chão. Estes são todos exemplos de Atitude Brincante que te ajudam a lidar com o cansaço.

Temos um curso para colocar a Atitude Brincante em prática. Veja na nossa Lojinha.

7 – Peça ajuda

No momento que escrevo este post, estamos em um momento da sociedade cansada. Este é um cansaço agudo. Ele tende a passar com a estabilização da pandemia. Entretanto, se você perceber que o seu cansaço está crônico, nossa dica é usar a regra do inglês, que traduzido colocamos em quatro palavras: PARE / OLHE / OUÇA / ESCOLHA

PARE – Interrompa os processos que estão negativos. O mundo não vai acabar se você parar tudo por um período.

OLHE – Observe seu cotidiano, reconheça o que está acontecendo e entenda o panorama à sua volta da forma mais isenta possível. Sem reações ou julgamentos.

OUÇA – Escute-se. Reconheça quem você é; seus valores; suas fortalezas e limitações. Ouça o que é importante para você e sua família. Que atitudes, que ações realmente valem à pena para a felicidade.

ESCOLHA – Alguma coisa vai precisar mudar para você romper o ciclo e lidar com o cansaço. O que será mudado é a última etapa deste processo antes de agir.

+ Seja o primeiro a comentar

Comente

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.