10 Jogos de estratégia com materiais simples para fazer com as crianças


Raciocínio, concentração, análise de cenário e capacidade de mudar de opinião para alcançar um objetivo. Esses são temas que parecem “coisas de adulto”, não é mesmo? Mas não é bem assim! Todas essas referências estão ligadas a habilidades que seu filho também vai precisar para a vida escolar e, claro, para a vida adulta também. Neste post de hoje, 10 Jogos de estratégia com materiais simples para fazer com as crianças, reunimos brincadeiras para desenvolver essas habilidades com seus filhos de um jeito leve e divertido. 

Aliás, você tem duas opções! Pode ler o post ou assistir este vídeo aqui que a Pat Camargo gravou:

1 – Grande engarrafamento

Esse é um jogo comum na Ásia (Índia, Japão e China) e como o nome do post indica, é uma das nossas ideias de jogos de estratégia com materiais simples. Clique aqui para ver o post que explica direitinho como jogar. Aliás, enquanto você lê, peça para as crianças separarem papel sulfite tamanho A4,  lápis, régua, e 6 botões (ou similar), sendo 3 de cada cor.  Só precisa desses materiais para começar a diversão.

2 – Torre de Hanói

A torre de Hanoi é um dos jogos de estratégia que pode contribuir com o desenvolvimento da memória, do planejamento e da solução de problemas. Neste post aqui, a Pat Camargo mostra como brincar e como montar o jogo, usando materiais simples como canudo, bandeja de isopor, papelão e guache.

3 – Cidade Dorme

Esse é um jogo de estratégia parecido com o Detetive, mas tem um jeito mais moderno de brincar.  Aqui neste post , a Pat Camargo mostra o passo a passo para você jogar com as crianças pequenas e grandes. Aliás, ao invés de ensinar as regras, aproveite e brinque junto com elas. Essa é mais uma opção divertida dos nossos 10 jogos de estratégia com materiais simples para fazer com as crianças!

 

4 – Pong Hau

Essa é uma opção dos nossos jogos de estratégia e raciocínio bem simples de fazer e portátil.  Dá para levar na bolsa e brincar onde quiser. O nome do jogo é Pong hau k’i, mas a Pat Camargo resolveu chamá-lo Jogo Chinês, neste post aqui  em que ela explica o passo a passo para montar o jogo e brincar!

5 – Can U escape

Sabe aqueles jogos de estratégia em que os participantes têm um tempo determinado para revolver vários enigmas e se livrar de uma sala fechada? Aqui, na capital paulista, tem até casas que se especializaram neste jogo. Mas a Pat Camargo, que sempre promove jogos em família, resolveu trazer a diversão do Can U Escape para dentro de casa e brincar com as crianças. Então. clique aqui para ver o passo a passo da brincadeira e divirta-se com as crianças!

6 – Jogo dos Pontinhos

7 – Jogo da Velha

Como a Pat Camargo explica neste post aqui, o Jogo da velha é uma brincadeira para dentro e fora de casa que estimula a velocidade de raciocínio. Então, podemos incluí-lo facilmente na nossa lista de jogos de estratégia com materiais simples para fazer com as crianças. Mas o que a Pat mostra não é apenas aquele formato tradicional da brincadeira. Tem outras formas, inovadoras e muito divertidas de brincar também. Clique aqui para ver =)

8 – Damas e xadrez com botões

No vídeo a Pat Camargo destaca logo e cara: não precisa comprar o jogo! Afinal, dá para jogar damas e xadrez – usando materiais simples como o papelão para montar o tabuleiro e sementes e botões para serem usados como as peças de cada jogador. Aliás, esses são excelentes jogos de estratégia com  muitos benefícios como, por exemplo, o desenvolvimento de raciocínio, pensamento estratégico e matemático do jogo. Sem contar a noção espacial, a concentração e a capacidade de entender seu oponente. Bóra jogar?

 

9 – Jogo da Raposa e Gansos

Nesse jogo a raposa precisa comer os gansos e, por outro lado, os gansos também precisam cercar a raposa. Um excelente jogo de estratégia que pode ser feito com materiais simples como cartolina, canetinha, fita adesiva preta e régua. Para a peça que será a raposa você pode escolher um botão grande ou até uma tampa maior como as de amaciante, por exemplo. Já para os gansos, podem ser botões ou tampinhas menores. Dá até para usar pedrinhas! Clique aqui e confira o passo a passo neste post da Folha de São Paulo.

10 – Batalha Naval

A ideia desse jogo de estratégia aqui é uma batalha naval diferente da tradicional. Pela imagem pode parecer difícil, mas não é. Aliás, esse jogo envolve também ter noção espacial para acertar aonde está a armada adversária.  E tudo com materiais simples como, por exemplo, folha de papel sulfite, caneta vermelha e caneta preta. Bóra jogar? Clique aqui para ver o passo a passo neste post que a Patricia Marinho escreveu.

 

Gostou das nossas dicas de jogos de estratégia? Então, quer mais uma dica de brincadeira que é super legal para desenvolver o raciocínio das crianças?! Clique aqui ou na imagem para baixar um PDF gratuito com várias Pegadinhas de Raciocínio e divirta-se com as crianças =)

+ Seja o primeiro a comentar

Comente

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.