Como estimular a criatividade dos filhos: 10 dicas TOP!


Ajudar você a saber como estimular a criatividade das crianças é um dos nossos objetivos aqui no Tempojunto. Afinal, a criatividade é uma das competências mais importantes no século XXI! Todo mundo nasce com potencial criativo, mas este só vai se desenvolver se for estimulado. Adivinha qual é o melhor período para estimular a criatividade? A infância! É por isso que hoje temos um post com 10 dicas para estimular a criatividade dos filhos.

Se esse é um assunto que te interessa, aproveito para já fazer o convite para você se inscrever na nossa Semana da Criatividade. É um evento online, gratuito, que aprofunda ainda mais o que vamos falar aqui.

1. Mais tempo livre, menos telas.

Quando a criança tem uma agenda cheia de atividades estruturadas, por mais lúdicas que sejam, ela sempre tem objetivos e metas a atingir. O excesso de atividades e tarefas provocam estresse e isso afeta a criatividade. Por isso, garanta que o dia do seu filho tem sempre um tempo livre para brincar. O tempo livre permite que as crianças usem a imaginação.

Agora, o tempo livre não deve ser ocupados por telas. As telas são passivas e com roteiros que as crianças precisam seguir. Isso não significa que não possa haver tempo de tela nunca. Mas sim que é preciso equilíbrio. Falamos mais no vídeo Tecnologia e criança: isso combina?

2. Permita que os filhos fracassem.

As pesquisas mostram que quando a gente fracassa, aprende mais do que quando é bem sucedido. E que o medo de fracassar impede a gente de ousar, de ser criativo. Uma dica importante é aprender a elogiar o seu filho e valorizar o esforço, o processo, mais do que o resultado.

No vídeo abaixo a gente dá 7 dicas para saber como elogiar seu filho.

3. Incentive a brincadeira de faz de conta.

É nesse tipo de brincadeira que a criança explora e exercita possibilidades. Você precisa dar tempo, fantasias, adereços e ideias para brincar. As pesquisas mostram que as crianças que mais brincaram de faz-de-conta são mais criativas.

Se a criança falar “Hoje eu viajar para Revânia, que é onde moram meus amigos imaginários”, pergunte para ela: “você me leva com você?”. ”Como é a Revânia”. Se o seu filho gosta de super heróis, invente poderes novos para ele.

Eu vou muito para a Revânia e é sempre maravilhoso!.

Capa do post "Os mundos imaginários das Crianças"

4. Ofereça oportunidades para criar e inventar

A arte é uma forma de expressar a criatividade que alimenta a imaginação. Usar matérias de artes dá um senso de liberdade ao mesmo tempo em que estimula o foco e a concentração. E ainda desenvolve a coordenação motora fina e a coordenação olho mão. E mais, com a arte a criança realiza alguma coisa (uma obra) e ela tem o prazer de dominar um material.

Tenha em casa materiais não estruturados (papelão, sucata), materiais de artes e peças soltas (botões, palitos). Para aprender o que ter em casa, leia o post Vamos incrementar o armário de materiais?

5. Não limite a criança.

É comum que os pais freiem seus filhos para evitar bagunça ou danos ao piso, às paredes, aos móveis. Lembre-se que a criança é um morador da casa e precisar ter a chance de usá-la. Cuidado com o excesso de não!

6. Não imponha uma forma de fazer.

Na hora de brincar, deixe a criança precisa liderar o processo. O seu papel é facilitar, criar as condições para que a brincadeira aconteça, sem impor um jeito certo e errado de cumprir uma atividade.

7. Enriqueça o repertório da criança

Apresente o mundo para seus filhos! Museus, natureza, teatro, música… Vá a lugares que estimulem a imaginação. Conheça as 10 dicas do post Como fazer da visita a museus e exposições um momento brincante e embarque nessa jornada com as crianças.

8. Incentive seus gostos.

Pare e pense: você sabe do que o seu filho gosta? Leia o post Como entender melhor seu filho em 7 passos simples e incentive os gostos da criança.

9. Fuja da rotina. Vá para o lado de fora

A natureza inspira a criança a pensar, questionar, construir hipóteses e resolver problemas. Elas brincam com a areia, transformam gravetos em espadas ou simplesmente olham para cima para ver o céu. Para inspirar você e encontrar formas divertidas de aproveitar o lado de fora, leia o post Explorar a natureza para brincar e estimular a criatividade. Lá tem 10 dicas de brincadeiras super interessantes.

Capa do post Explorar a natureza para brincar e estimular a criatividade

10. Não exija que seus filhos façam mais do que eles conseguem.

Se você pede para a criança desenhar figuras de pessoas quando ela ainda está na fase de rabiscos, tudo o que vai acontecer é que ela vai ficar frustrada e desistir. Entenda o estágio de desenvolvimento do seu filho e brinque de acordo com isso!

Como isso nós completamos nossas dicas.

Vamos adorar ter a oportunidade de explorar esse assunto com você na nossa Semana da Criatividade. Clique agora para se cadastrar e assistir nossas 4 aulas online gratuitamente.

+ Seja o primeiro a comentar

Comente

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.