Como estimular a criatividade infantil com caixas de papelão


Em meio aos nossos posts sobre a Semana da Criatividade do Tempojunto, pensei em trazer para vocês uma dica bem concreta de como estimular a criatividade infantil: usando caixas de papelão!

O que não falta aqui no Tempojunto são ideias de como transformar caixas de papelão em brinquedos. Para começar, recomendo o post 25 brincadeiras com caixas de papelão.

Como estimular a criatividade infantil

Mas aí você olha para um post como esse e pensa “mas eu não tenho habilidade para fazer essas coisas, Patrícia”! Aí entra um ponto muito importante: não é porque você não consegue que o seu filho não vai conseguir.

Uma parte importante da ação dos adultos no desenvolvimento da criatividade na infância não é fazer as coisas para os filhos, mas sim criar as condições para que ele consiga fazer algo, com o seu empurrão.

Crianças são exploradoras e inventoras por natureza, basta que a gente os estimule.

Tenha caixas de papelão vazias em casa.

Eu sempre tenho duas ou três caixas de papelão vazias em casa. Exatamente para a Gabi ter material para inventar algo quando dá vontade. Tenho caixas de papelão e outros materiais importantes que a gente chama de peças soltas.

E aí, como funciona?

A Gabi diz que quer criar alguma coisa e eu lembro dos materiais disponíveis.  Ela sempre começa explorando os materiais, sem uma finalidade pré-definida. Nesse caso, ela resolveu olhar as caixas pelo lado de dentro.

materiais não estruturados_caixas de papelão

Daí para ficar com a cabeça dentro da caixa foi um pulo.

materiais não estruturados_caixa de papelão

Com isso veio a frase: “Já sei! Isso pode ser um capacete!”. Veja be, não importa que é quadrado. Ou que fica largo na cabeça. Na imaginação das crianças, uma caixa É um capacete. E devemos estimular essa imaginação.

Seguindo as instruções da Gabi (veja bem, a liderança é sempre da criança!), eu usei um estilete para fazer uma abertura frontal na caixa.

materiais não estruturados_caixa de papelão

Daí ela assumiu o trabalho de decoração do “capacete”.

O resultado foi esse aqui!

Outra forma de estimular a criatividade infantil é fazer a proposta de um tema. Por exemplo, dei para a Gabi o desafio de fazer um castelo com sucata. Olha o que ela criou:

Como estimular a criatividade infantil: aprenda mais!

A gente tem muitas outras dicas para dar para você. É assunto que não cabe em um vídeo ou um post. Se você tiver interesse, inscreva-se na nossa Semana da Criatividade. É um evento online e gratuito, com quatro aulas para você. Clique aqui para saber mais e se inscrever.

+ Seja o primeiro a comentar

Comente

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.