Como aproveitar os elementos da natureza num brinquedo criativo


Os elementos da natureza são materiais que proporcionam muitas possibilidades de criatividade das crianças. Há, inclusive, toda uma filosofia educacional chamada Reggio Emilia que trabalha com o aprendizado a partir das experiências das crianças e usa bastante o contato com a natureza.

Aqui no Tempojunto, já fizemos vários posts em que a natureza é a base para as mais diversas criações dos nossos filhos.

Por exemplo, temos o Bracelete de super-poderes, a Sopa de Fadas, o Desenho de Rostos, entre muitos outros.

Vara de pesca e laço com os elementos da natureza

Desta vez, minha filha caçula, a Potcho, que na época estava com sete anos, encontrou um caniço de bambu no bosque que há em perto de casa.

Então, ela resolveu inventar uma vara de pesca. Ela encontrou um longo fio de uma folha de palmeira.

Entretanto, ela tinha um problema: como prender a folha no caniço de bambu?

Ora, eu poderia ajudar, simplesmente amarrando um no outro. Em lugar disso, deixei que ela encontrasse seu caminho; sua própria resposta.

O criativo nasce da liberdade em testar

Ela buscou outros elementos da natureza. Testou alguns. Não deram certo. Até que ela veio com esta saída:

Bem, a flor que ela pegou no chão se encaixou direitinho na ponta oca do bambu. E o fundo da flor conseguiu segurar uma das pontas do fio de palmeira. Estava pronta a varinha de pesca!

Porém, depois de brincar, a Potcho resolveu unir as pontas da palmeira na flor e montou um laço. “Assim, eu posso montar meu cavalo sem que ele se machuque”, me explicou.

Cavalo imaginário também com elementos da natureza

Eu não fiz uma foto, mas, ela acabou brincando usando o caniço de bambu como o corpo de um cavalinho e onde estava o laço, ela imaginou a cabeça do cavalo.

Momentos assim, são puro exercício de criatividade que permitimos aos nossos filhos. Quando não damos respostas prontas e respeitamos que haja tentativas e erros, estamos, também, estimulando o pensamento criativo. Pensamento, este, tão importante nos dias atuais.

Por falar nisso, temos uma Semana da Criatividade, totalmente gratuita e online que apresenta as relações criativas com as crianças. Além de trazer dicas práticas como esta para você ser um incentivador da criatividade das crianças. As inscrições estão no banner abaixo.

+ Leave a Comment

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.