Como lidar com o cansaço com filhos. Brincadeiras para quando bate o cansaço


Recebemos muitos comentários nas redes sociais do Tempojunto falando sobre um dos vilões da nossa relação com os filhos. Cansados demais? O lidar com o cansaço é realmente um exercício diário de todos nós que temos filhos.

Tem um post aqui no blog e um vídeo no nosso canal do Youtube que fala mais sobre lidar com o cansaço no dia a dia, com dicas bem práticas.

Mas para completar, não poderia faltar uma lista de brincadeiras! Sim, porque existem brincadeiras para quando bate o cansaço na gente e as crianças estão querendo brincar.

Lidar com o cansaço sendo promotor da brincadeira

Esta for aí acima, traz algumas sugestões de posts de brincadeiras feitas em silêncio, que duram poucos minutos ou que as crianças podem brincar sozinhas (calma, os links deles todos estão aqui abaixo).

O que a gente precisa lembrar é que não precisamos ser recreadores dos nossos filhos. Nosso papel é brincar, sim, com eles. Mas isso também pode acontecer quando promovemos a brincadeira e deixamos nossos filhos brincarem, sem a nossa participação direta.

Como assim?

Por exemplo, em lugar de correr no pega-pega, faça uma gincana em que seu filho é quem precisa correr pela casa, trazendo objetos com características que você define.

Esteja presente, mas não precisa brincar

Ou você pode brincar de esconde-esconde no lugar. Isso mesmo, você procura seu filho sem que você precise sair do lugar que está sentado.

Ao oferecer materiais diferentes para seu filho brincar. Ou quando você permite que ele brinque em um lugar diferente da casa, você só precisa estar presente, incentivando a brincadeira, prestando atenção no seu filho brincando. Não precisa brincar junto.

Desta forma, você lida com o cansaço, passa um tempo de qualidade com seu filho e para ele terá sido incrível brincar “com você”.

Sem celular, com atenção

Talvez você esteja pensando que já faz isso no dia a dia. Mas seu filho sempre quer brincar mais ainda, certo?

Então, vai a dica para você pensar: estamos falando aqui de cansaço físico e mental do adulto. A cura para isso é descansar o corpo fisicamente, descansar a mente e se divertir – sorrir, ter um momento de prazer. Em nenhum momento eu disse que o celular ou a televisão devem estar nesta conta. Sua mente não descansa na frente da tela – comprovado por especialistas.

E eu duvido que você realmente acredite que tem coisa melhor que ficar paradinho, quietinho, observando seu filho brincar. Mas olhando de verdade para ele. Se interessando pelo que ele está fazendo.

Veja mais alguns posts com dicas de brincadeiras para quando bate o cansaço.

Brinquedos para brincar em silêncio

Ideias para seu filho brincar sozinho

Brincadeiras silenciosas

+ Seja o primeiro a comentar

Comente

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.