Brincadeiras para crianças de 6 anos: TOP 10!


Como já é tradição aqui no Tempojunto, vou aproveitar o final do ano para fazer uma retrospectiva das atividades mais legais que eu fiz com a Gabi em 2020. No post de hoje vocês vão ver Top 10 Brincadeiras para crianças de 6 anos. Mesmo em um ano de pandemia, conseguimos nos divertir bastante!

1. Faz de conta escolinha

Os 6 anos são marcados pelo início da escolarização formal. É nessa idade que a criança entra na educação infantil. Mas não é porque ela saiu da educação infantil que a brincadeira tem que diminuir. Muito pelo contrário. O melhor jeito de aprender e ainda estimular habilidades como a criatividade é brincando. Por isso, uma dica de brincadeira de faz de conta muito boa para esta idade é a “Escolinha”. A criança “ensina” para os brinquedos e você tem a chance de observar a relação dela com a escola!

2. Teia de letras / Soma na teia

Por falar em aprender brincando, fizemos duas versões de uma brincadeira de movimento que também funciona para ajudar o letramento e o aprendizado da matemática. Na Teia de Letras, as crianças procuram as letras do nome. No Soma na Teia, as crianças procuram as cartas que, juntas, somam 10.

3. Soma das cartas

As adições simples de unidades são as primeiras contas que as crianças aprendem a fazer. Que tal aproveitar o baralho para fazer um jogo de adição?

4. Amarelinha de sílabas

Um jeito diferente de brincar de amarelinha! Aqui as crianças pulam nas sílabas e precisam formar palavras com a sílaba onde a pedrinha cair.

5. Travessia com jornal

Agora um desafio de movimento para tirar as crianças do sofá. Entregue para ela duas folhas de jornal e diga que precisa atravessar a sala, sem pisar fora do jornal, usando apenas as duas folhas. Como resolver esse desafio?

6. Cadê a Pedra

Essa é uma brincadeira para desenvolver o foco e a atenção das crianças. Você esconde a pedra em um dos três copos. Depois mistura os e copos e a criança precisa adivinhar em qual deles está a pedra.

7. Bichos flutuantes

Bóra fazer um experimento? Neste caso, o desafio é fazer um boneco de papel que flutua na água! O truque está no tamanho das patas e no jeito de colocar o bichinho na água.

8. Futebol de bexiga

Siiiim! Futebol de bexiga! Justamente por ser uma bola bem levinha, fica muito divertido!

9.Pote na cabeça

Vamos ver quem consegue fazer essa! É o jogo do pote na cabeça. Prenda um pote de plástico em uma tiara e coloque na cabeça. Faça bolinhas de papel amassado e veja quem consegue acertar o pote.

10. Alvo na escada

Um jeito diferente de brincar de acerte o alvo. Desta vez, cada degrau tem uma pontuação e ganha quem fizer mais pontos.

Se você gostou da nossa lista de brincadeiras para crianças de 6 anos e gostaria de mais inspirações, baixe a nossa lista com 30 brincadeiras para tirar as crianças das telas. É grátis!

A gente também tem uma playlist chamada Tempojunto lista 10 no nosso canal do Youtube. São vídeos com 10 brincadeiras divertidas para cada faixa etária. Confira o vídeo com ideias para crianças de 6 a 7 anos.

Título da Capa: Melhores brincadeiras para crianças de 6 anos

2 Comments

Comente

+ Leave a Comment

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.