10 brincadeiras para conciliar o home office e as férias dos filhos


As crianças estão em férias da escola e você está trabalhando home office. Elas querem sua atenção, querem brincar e você tem a sua agenda de reuniões, trabalhos para entregar e mais a rotina da casa. Como fazer? Parece até assustador, não é mesmo? Será que tem jeito de passar por tudo isso de um jeito mais leve para você e para as crianças? Tem sim! Nós te ajudamos com 10 brincadeiras para conciliar o home office e as férias dos filhos. Afinal, a brincadeira serve também para aliviar o estresse dos adultos, além de promover momentos incríveis de afeto e vínculo com as crianças.

Então, bóra aproveitar para organizar a rotina e incluir nossas dicas de brincadeiras rapidinhas que cabem em qualquer agenda? Ah! Antes de começar com as dicas, aproveite e assista ao vídeo Como brincar na rotina. Nesse video, a Patricia Marinho e a Patricia Camargo dão dicas para aqueles vários momentos da rotina em que, podemos nem perceber, mas são ótimos para incluir uma brincadeira.

Pronto! Agora, vamos para as dicas. Para o post, selecionamos apenas 10, mas no nosso canal do Youtube temos a série “Dicionário de Brincadeiras Rapidinhas – com brincadeiras de A a Z”. Clique aqui e aproveite para segui a gente nessa série. Bóra, brincar?

01 – Charadinhas

Essa é uma brincadeira que você pode deixar na manga, para brincar naquele intervalo entre uma reunião e outra ou mesmo almoçando juntos. Como assim deixar pronta? Então, quando a gente diz que vai te ajudar a colocar o brincar na rotina, é isso mesmo que fazemos 🙂Nós temos aqui um PDF gratuito e prontinho com charadas e pegadinhas para você brincar com seus filhos. Além do PDF, tem também um post aqui com mais ideias para você brincar naqueles 5, 10 ou 15 minutinhos que tem disponível. 

Quer um exemplo do que tem por lá? Então, quantos quadrados há na imagem? Tem a resposta aqui no post.

02 – Gigante caminhando

Gente, se tem brincadeira mais simples que é essa eu não sei, mas Gigante caminhando é fácil demais! Sabe aquele momento que seus filhos te chamam, querendo sua atenção? Então, vá até eles dando passos diferentes e ensine as crianças a fazer isso também para andar pela casa, pegar aquele copo de água na cozinha, para aquela horinha do banho. Para entender como é e aprender a música, é só clicar aqui ou no vídeo abaixo. Uma ideia bem divertida para te ajudar a conciliar o home office e as férias dos filhos.

03 – História maluca

Essa brincadeira é ideal para três ou mais participantes. Leva um pouco mais de tempo do que as duas primeiras ideias do nosso post 10 brincadeiras para conciliar o home office e as férias dos filhos, mas é super divertida e vai acabar virando uma tradição em família! A Patricia Marinho fez com suas filhas e as amigas e deixou um vídeo gravado aqui com o passo a passo de como brincar de história maluca. Faça aí na sua casa e depois coloca aqui nos comentário como ficou a história de vocês.

04 – Jogos de dados

Se você tem dados em casa, aproveite e já deixa na sua mesa de trabalho. Assim, quando as crianças estiverem por perto e você com uns minutos entre um trabalho e outro, pode jogar com elas. Tem várias maneiras de jogar e até por isso nós temos aqui no site o post .Jogos de dados: diversão rápida para crianças grandes. Um exemplo de jogo é o “36”. Ficou curiosa? Então, clique aqui para aprender essa e outras brincadeiras com dados. Assim, você consegue conciliar o home office e as férias dos filhos com mais leveza.

05 – Kirigami

A palavra kirigami vem das palavras japonesas “kiru”, que significa “cortar” e “gami” que significa “papel”. Ou seja, é a arte de cortar papel dobrado. Cortar com as mãos ou tesoura, bem diferente do origami, em que dobra-se o papel sem cortá-lo. Pela foto, você pode achar que é algo que dá trabalho, mas não dá. Tem tudo explicado aqui neste post aqui e essa é uma brincadeira que dá para fazer em 5 minutinhos. 

06 – Brincar com música

Será que dá para trabalhar ouvindo música? Tem muita gente que gosta e, aliás, até prefere colocar aquele som no fundo enquanto desenvolve seus trabalhos. A música tem o poder de encher sua casa com alegria e tem muitos benefícios para as crianças. Então, que tal aprender algumas brincadeiras com música para você fazer com as crianças? Neste vídeo aqui 10 brincadeiras com música para fazer em casa com seus filhos tem ideias simples que você pode fazer rapidinho na sua casa.

07 – Objeto que sumiu ou Jogo dos sete erros humano

Para fazer essa brincadeira você pode usar até a sua mesa de trabalho. Como a Patricia Marinho explica no vídeo – brincadeira com O –   e também neste post aqui, chame as crianças para que observem o que tem na sua mesa, estante ou em algum cômodo da casa. Depois, peça para elas fecharem os olhos e tire um dos objetos. A ideia é que elas adivinhem o que você tirou. Viu como é simples? Dá para fazer no seu tempo, com 5, 10 ou mais minutos. 

08 – Leitura labial

Essa é aquela ideia que a gente nem imagina que pode se transformar em uma brincadeira super divertida. Por isso, tem o Tempojunto  🙂 para te ajudar a tornar as coisas simples em brincantes! Então, clique aqui e veja quantas brincadeiras você pode fazer com a leitura labial. Ah! Além de ser fácil, também é mais uma das 10 brincadeiras para conciliar o home office e as férias dos filhos que dá para fazer com cinco minutinhos livre na agenda.

09 – Dedão escondido

Essa brincadeira é muito legal para fazer com os bebês. Eles vão amar esse esconde-esconde e você ainda ajuda a desenvolver algumas habilidades importantes como a Patricia Camargo mostra neste post aqui. A Pat fez essa brincadeira com a Luisa, de 1 ano e 8 meses, e a foto já adianta a fofura e a alegria dela em brincar.

10 –   Esguicho com as mãos

Essa brincadeira é muito comum para fazer na piscina. mas que tal alegrar momentos da rotina como, por exemplo, a hora de lavar a louça ou a hora de escovar os dentes? Isso mesmo! Neste video aqui a Patricia Camargo mostra direitinho como fazer o esguicho com as mãos. Então, aproveite o momento de escovação e surpreenda as crianças com essa brincadeira. Sem medo de molhar, tá? É água que refresca, diverte e depois seca, mas a memória de uma brincadeira com a mamãe ou com o papai  fica para sempre. 

Gostou das nossas 10 brincadeiras para conciliar o home office e as férias dos filhos? Então, não esqueça de pedir o seu PDF com as charadinhas e pegadinhas para você se divertir com as crianças. Basta clicar aqui ou na imagem, cadastrar seu e-mail e assim receberá mais brincadeiras gratuitamente!

+ Seja o primeiro a comentar

Comente

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.