
Colocar o dominó em pé: variação do jogo tradicional que trabalha foco dos pequenos
Sempre que brinco com crianças pequenas gosto de aproveitar brinquedos de formas diferentes. O jogo tradicional do dominó é um destes. Aliás, quanto tempo mesmo faz que você não joga uma boa partida de dominó?
No caso da brincadeira de hoje, a Júlia, que estava com 4 anos na época, tinha dominós na casa dela.
Porém, em lugar de jogarmos tradicionalmente, eu preferi propor um novo desafio: colocar duas peças do dominó em pé, apoiadas somente uma na outra.
É preciso muita concentração e foco da criança para conseguir um feito destes. Você pode começar com peças de dominós normais: como são mais grossas, fica mais simples colocá-las em pé.
Um Jogo tradicional pode ser remodelado
Na casa da Júlia, o dominó era daquela peça um pouco mais fina. Por isso, pedi para a mãe dela, a Danusa, mostrar primeiro como fazer.
E veio a vez da Júlia. E…ela conseguiu tão rápido, que eu nem estava pronta para fotografar o feito!
Então, precisei pedir para ela repetir.
Outros jogos adaptados
E lá foi ela. E conseguiu! Ela ficou super feliz. Especialmente porque percebeu o rosto de espanto e orgulho. Tanto meu, quanto da mãe dela.
Mas pode ser que na sua casa, seu filhos não acertem da primeira vez. Super normal. A brincadeira exige também paciência e persistência das crianças.
Então, bóra fazer várias construções com dominós!
Se seu filho for mais velho, proponha um castelo de cartas. Outro objeto de jogo tradicional usado de maneira diferente.
Ou mude uma regra, como o Xadrez de Minuto que eu inventei.
+ Seja o primeiro a comentar
Comente