10 atividades para gastar a energia das crianças


Por causa da pandemia, muitas crianças estão passando muito mais tempo dentro de casa. Seja no dia a dia  ou nos feriados, pais e filhos não colocam “o nariz para fora” e tem muita energia para ser gasta. Então, como fazer para entreter os filhos em fazê-los gastar toda essa energia acumulada? Bom, vamos te ajudar com 10 atividades para gastar a energia das crianças, priorizando o brincar dentro de casa. Afinal, estamos em plena pandemia e essa é a nossa realidade no momento. Em muitas cidades, os parques estão abertos e é sempre muito bom levar as crianças para brincar ao ar livre. Se você pode, leve seu filho para brincar no parque ou na praça. Mas, para brincar em casa, dê uma olhada nas nossas sugestões, por que ao gastar energia a gente evita até aquele estresse ou a falta de paciência deles e a nossa também.

01 – Corrida do Pinguim

Sabe aquela frase: “Não tenho nada para fazer!”. Então, acho que todas as mães e pais já ouviram, não é mesmo? Em geral, a frase vem acompanhada das crianças pulando pelos sofás, querendo correr pela casa. Normal! Elas estão cheias de energia e querem gastá-la. Essa brincadeira aqui, que a Patricia Marinho fez com a Gabi, sua filha mais nova, é ótima para esse momentos e você só vai precisar de uma bexiga. Bem divertida a nossa primeira ideia das 10 atividades para gastar a energia das crianças!

02 – Hóquei de bexiga

A Patricia Camargo fez essa brincadeira aqui com os seus filhos e publicou o post como sugestão para uma festa entre amigos. Mas, mesmo em casa, só você e seus filhos, dá para brincar no corredor, na varanda ou no quintal. Aproveite as bexigas que sobraram depois da Corrida do Pinguim e vá brincar com eles. Como precisa montar o taco, a brincadeira pode começar por aí mesmo. Você separa os materiais, reúne as crianças e bóra brincar. 

03 – Gincana de roupas

Nossa terceira ideia entre as 10 atividades para gastar a energia das crianças, temos essa brincadeira é de uma simplicidade surpreendente. Além disso, é super divertida e não precisa de nenhum material “extra”. Você usa as roupas do armário mesmo. Para entender diretinho como brincar, é só clicar aqui. A Patricia Camargo fez com seus filhos e eles se divertiram muito. Alías, como a Patcamargo destacou no post essa gincana ainda é uma excelente forma brincante de ensinar as crianças pequenas a se vestirem sozinhas. 

04 –  Guerra de jornal

Olha a carinha de felicidade das crianças na foto! Neste post aqui, a Patcamargo mostra uma turminha se divertindo na sala. Como ela explica, em tempos antes da pandemia, além dos seu três filhos, ela adorava receber os amigos deles da escola para brincar em casa.  E a Guerra de Jornal é uma das brincadeiras que eles faziam. Mas, em tempos de pandemia, você pode fazer a mesma brincadeira na sua casa, com crianças de idades diferentes e com os adultos junto, que tal? Para dar uma olhada nas dicas da Patcamargo, é só clicar aqui,

05 – Gincana para estimular os sentidos

Que material versátil, não é mesmo? Neste post aqui, a Patricia Camargo nos mostra duas atividades para gastar a energia das crianças usando bexiga. São ideias simples que você pode fazer rapidinho na sua casa. Aliás, além de gastar energia, as brincadeiras sugeridas pela Patcamargo ainda trabalham a coordenação olho-mão e motora grossa. Dá uma olhada aqui em como fazer a gincana e separe as bexigas para você encher junto com as crianças.

06 – Circuito

A brincadeira de Circuito é uma das nossas atividades para gastar a energia das crianças que você pode repetir sempre e de várias formas. Neste post aqui, a Patricia Marinho reuniu circuitos de atividades para crianças de todas as idades, incluindo até mesmo bebês que já começas a engatinhar. O legal é que além de se movimentar e desenvolver a coordenação motora, o circuito de atividades também desenvolve a linguagem e o raciocínio lógico, já que trabalhamos a distinção de em cima, embaixo e dentro. Clique aqui para ver as nossas ideias para o Circuito.

07 – Corrida de barcos com sopro

Como a Patricia Camargo mostra neste post aqui, a Corrida de Barcos com Sopro é uma ótima brincadeira para fazer em espaços pequenos. Precisa de poucos materiais e as crianças se divertem muito. As filhas da Patcamargo até inventaram uma competição para ver quem fazia o barquinho chegar primeiro. Como a gente sempre ressalta por aqui, aproveite brinque junto com as crianças. Brincar também é ótimo para os adultos relaxarem e se divertirem.

08 – Aula de movimento para os brinquedos

Como a Patricia Marinho comenta no post Aula de movimento para os brinquedos, não é porque a gente precisa ficar em casa que não podemos colocar as crianças para se mexer. Afinal, nossas casas também podem funcionar como estímulo para o movimento.  Na “Aula” a Gabi, filha mais nova da Patricia, resolveu ensinar sua boneca Violeta a virar cambalhota e a rolar, formando um circuito super divertido. Clique aqui para ver e se inspirar.

09 – Basquete de balde

Outra brincadeira que não precisa de um espaço grande para acontecer é o Basquete de balde. Aliás, pode ser um balde ou um cesto de lixo mesmo. Além desse material, você vai precisar apenas de meias enroladas, um baralho e bolinhas que quicam. Ficou curioso sobre por qual motivo tem um baralho no meio dessa brincadeira de basquete? Então, clique aqui para ver a nossa nona brincadeira entre as 10 atividades para gastar a energia das crianças.

10 – Foguete de bexiga

Essa é outra brincadeira que já começa na montagem! É bem simples e muito fácil fazer, mas não se engane! Simplicidade não quer dizer que não seja super divertida e surpreendente. Quanto maior a distância, maior o desafio, mas é claro que você pode fazer em um espaço menor. Clique aqui para ver como montar e, para te ajudar, tem até um vídeo.

Gostou das nossas 10 atividades para gastar a energia das crianças? Se você quiser ainda mais ideias, daquelas que resolvem algumas das preocupações de mães e pais, temos aqui mais 30 brincadeiras para tirar o seu filho do celular. Clique aqui ou na imagem cadastre seu e-mail e receba gratuitamente um PDF com as nossas 30 ideias.

+ Seja o primeiro a comentar

Comente

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.