10 atividades de arte com rolo de papel higiênico


Nós amamos arte e temos até uma categoria aqui no site dedicada a brincadeiras e atividades sobre esse tema. Mas, além de arte, amamos também quando é possível usar materiais simples e baratos para brincar! Então, imagina a nossa alegria em escrever este post com o 10 atividades de arte com rolo de papel higiênico! Afinal, esse é um material que todos temos em casa e que, muitas vezes, vai para o lixo.

Enfim, se você ainda não guarda os rolinhos, junte alguns e já deixe separados para curtir as nossas atividades de arte com rolo de papel higiênico. Temos as 10 ideias deste post e muitas outras  aqui no site também.

01 – Carro, alienígena e abelha

Poderíamos escolher um, mas colocamos os três – carro, alienígena e abelha, pois assim mostramos como é divertido juntar as crianças para fazer arte. Como a Patricia Marinho nos mostra neste post, é só deixar alguns materiais à disposição. O rolo de papel higiênico dá vida a várias criações e, como você vai ver, atividades de arte também são uma ótima de diversão para as crianças mais velhas.

02 – Carimbo

Quando a Gabi, filha mais nova da Patricia Marinho, fez essa atividade de arte, ela tinha um ano e nove meses. Isso nos mostra que brincadeiras e atividades de arte podem ser feitas desde cedo. São divertidas, simples e, mesmo que façam alguma lambança, precisamos lembrar que é aquela bagunça boa que deixa a criança com sorriso no rosto. Então, clique aqui e confira a nossa segunda sugestão de atividades de arte com rolo de papel higiênico.

03 – Pintura: fogos de artifício com rolo de papel higiênico

Tenho certeza que esta atividade de arte com rolo de papel higiênico que a  Patricia Camargo fez vai te surpreender. A ideia é usar o rolinho como pincel e, junto com mais alguns materiais, você deixa as crianças livres para criar e se soltar a imaginação. Para ver direitinho como fazer, é só clicar aqui.

04 – Casinha

Quer jeito melhor de estimular a imaginação dos seus filhos do que incentivá-los a fazer arte criando o seu próprio brinquedo? Neste post aqui, a Patricia Marinho nos mostra como a Gabi fez uma casinha de material reciclado, usando rolo de papel higiênico. Como a Patricia explica, o adulto pode ajudar, se necessário, mas a ideia é deixar a criança por a mão na massa.

05 – Bracelete

Durante um passeio para explorar um parque, a Patricia Marinho teve a ideia de de fazer uma combinação maravilhosa: natureza e imaginação. E por que não dizer que tem uma atividade de arte também? Olha que lindo o bracelete que a Gabi fez usando rolinho de papel higiênico! Esse é outro exemplo de que, se você deixar os materiais à disposição, rolinhos, cola, canetinha, tinta guache e o que mais tiver em casa, as crianças podem explorar livremente e criar bichinhos, casinhas e até braceletes com super poderes. Que tal?

06 – Escultura

Nós temos um post aqui no site com 10 ideias criativas para fazer arte com esculturas. Entre elas, temos uma sugestão do site Artcampla que é uma ótima oportunidade de apresentar as crianças grandes artistas como Juan Miró. Nascido na Espanha, Miró foi um dos maiores artistas do surrealismo e era pintor, escultor e ceramicista. E a arte dele, sempre tão colorida e “diferente” chama muito a atenção das crianças. Ah! Mas cadê a atividade de arte com rolo de papel higiênico? Clique aqui e confira no post a ideia de como unir o rolinho a tintas coloridas, deixando as crianças soltarem a imaginação!

07 – Máscaras africanas

A cultura africana é riquíssima e tem muito a nos ensinar. As máscara, por exemplo, muitas vezes reconhecidas como objetos artísticos, são, na verdade, mais do adereços. Como nos explica o site , Toda Matéria, elas são “símbolos ritualísticos que têm o poder de aproximar as pessoas da espiritualidade”. Então, ao propor essa atividade de arte para as crianças, aproveite para contar para elas o que as máscaras significam, sua história e origem. Você pode usar a informações deste site aqui ou, se as crianças forem maiores, pesquise junto com elas usando o Google, por exemplo. Nós encontramos a ideia das máscaras no site dzieciakiwdomu, que é polonês. Mas, como sempre falamos por aqui, para quem não entender a língua, tem o Google tradutor para nos ajudar.

08 –  Maracas

Nós já vimos que é possível brincar e fazer atividades de arte como meio para aprender sobre outras culturas. Então, que tal aproveitar para fazer essas lindas maracas e explicar para as crianças a origem e uso deste importante instrumento para a cultura dos indígenas brasileiros? A pronúncia correta é maracás, com a sílaba tônica no “cás” e neste site aqui você pode encontrar mais informações para compartilhar com as crianças. Normalmente, esse instrumento é feito com cabaça – uma fruta de casca dura, mas nossa ideia aqui é usar os rolinhos de papel higiênico. Com esse material, nossa sugestão é a que vimos no site francês  Jouonsensemble.

09 – Marionete

O teatro de marionetes é tão antigo que, em alguns sites, afirma-se que essa forma de arte surgiu há mais de 3.000 anos. Então, além de brincar com as crianças montando as marionetes, você ainda pode contar histórias usando os personagens que vocês criaram. Neste post aqui, a Patricia Camargo nos ensina como montar marionetes usando os rolinhos de papel higiênico e outros materiais tão simples quanto esse. 

10 – Fantoche

Você sabe qual é a diferença entre marionete e fantoche? Bom, os dois são usados no teatro de bonecos, mas as marionetes são bonecos controlados por cordas presas nos seus braços, pernas e cabeça. Já os fantoches são os bonecos construídos como luvas e controlados pela mão. Um exemplo de fantoche é essa linda girafa que a Patricia Camargo criou com seus filhos. Para essa atividade de arte ela usou rolo de papel higiênico e rolo de papel toalha que é o dobro do tamanho. Bem simples de fazer, é só clicar aqui para aprender e criar com as crianças.

Gostou do nosso post com as 10 atividades de arte com rolo de papel higiênico? Bom, a gente tem muitas outras fontes de inspiração para você! Que tal baixar o nosso pdf com 10 atividades de artes para fazer com as crianças. É um material riquíssimo, cheio de convites para criar! Clique aqui para receber o material gratuitamente no seu e-mail.

+ Seja o primeiro a comentar

Comente

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.