Brincadeira legal para estimular o raciocínio lógico


Hoje vou mostrar para vocês uma brincadeira legal que eu fiz com a Gabi para divertir e estimular o raciocínio lógico: o Desafio da Sequência. Trata-se de um jogo rapidinho de montar e que é muito bom para ajudar a criança a brincar sozinha.

Como fazer o Desafio da Sequência

Você vai precisar de fita crepe e objetos 3 cores diferentes. Podem ser blocos de montar, copos descartáveis, botões, o que você tiver em casa. Sendo que para cada participante são necessárias:
. 4 peças da cor 1
. 4 peças da cor 2
. 3 peças da cor 3

Brincadeira legal para estimular o raciocínio logico

Use a fita crepe montar um grid de 3 linhas e 3 colunas como mostra a foto abaixo:

Brincadeira legal para estimular o raciocínio lógico - GRID
Em seguida, separe 3 peças coloridas, uma de cada cor para definir qual é a sequência desejada. Essas três peças ficarão do lado de fora do grid, cada uma alinhada com uma coluna. As demais peças você distribui de forma aleatória no grid, sempre deixando de  um quadrado vazio.

brincadeira legal para estimular o raciocínio

O objetivo vai ser mexer as mexer as peças, uma de cada vez, usando o quadrado vazio, até que as peças de cada cor estejam na coluna correta.

Brincadeira legal para estimular o raciocínio lógico

Sendo que, cada peça só pode ser movimentada na vertical ou na horizontal. Movimento diagonal não é permitido!

Outras formas de brincar para deixar a brincadeira mais legal

Se tiver muito fácil, você pode fazer um grid maior, de 5 linhas por 5 colunas, ou ainda transformar o desafio num jogo de duplas.  Nesse caso, você vai precisar montar 2 grids, um de frente para o outro, e os participantes vão concorrer para saber quem monta a sequência mais rápido.

Dá uma olhada na versão para duplas que eu publiquei no instagram @tempojunto:

 

E aí, curtiu a brincadeira? Não é legal? Se você gosta de atividades de raciocínio lógico, super recomendo baixar o nosso PDF de brincadeiras de pegadinha de raciocínio as crianças amam!

2 Comments

Comente

+ Leave a Comment

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.