Como criar jogos de 1 minuto para fazer em casa com os filhos


Jogos de 1 minuto são aqueles rapidinhos, simples de organizar, mas que têm uma pitada grande de diversão. Destas que a gente ri à beça com as crianças e cria bons momentos juntos.

Em geral, a gente costuma aqui no site trazer sugestões de brincadeiras já prontas para você fazer em casa com seus filhos.

Porém, neste post, eu trouxe um pouco mais. Para quem não sabe, sou brinquedista e há mas de 20 anos trabalho inventando e adaptando brincadeiras para as mais variadas situações.

Então, no post de hoje, vou trazer dicas para você mesmo conseguir bolar na sua casa, com o que você tem disponível, jogos de 1 minuto para fazer com as crianças.

Jogos de 1 minuto trazem o inusitado

Mas calma! Se você prefere ter as dicas de brincadeiras direto, assiste este vídeo aqui embaixo, que dou 10 jogos rapidinhos para você brincar agora aí na sua casa.

Ora, vamos às dicas:

Veja com olhos de criança

Para começar a criar um jogo, procure olhar para os objetos da sua casa com olhar de criança. Isso quer dizer que você precisa esquecer o “para quê” serve um móvel ou um objeto. E pensar nas possibilidades brincantes dele.

Dá para subir sem perigo? Para passar por baixo? Dá para equilibrar? Dá para esconder?

Encontre a diversão

E se você pensar que uma boa piada faz a gente rir por dias, cada vez que for recontada, você pode encontrar uma função para um objeto simples – como um copo descartável – mais divertida.

Posso equilibrar o copo? Dá para rasgá-lo com os pés? Consigo dar um tapinha nele para fazer piruetas?

Desta forma, explore a diversão no objeto para fazer seus jogos de 1 minuto.

O tempo se divide em partes

Por fim, pensar em uma brincadeira que possa ser interrompida a qualquer instante é o principal ingrediente desta criação.

Ou seja, pense em brincadeiras que se resolvam facilmente. Como uma corrida em redor da mesa. Ou que acabem de forma simples (quem fala o abecedário mais rápido).

Mantenha simples, e a brincadeira rapidinha estará pronta.

Dica extra para o sucesso dos jogos de 1 minuto

Então, minha última dica: um componente de competição ou de cooperação sempre adiciona um “quê” a mais nas brincadeiras rapidinhas de sucesso.

Antes de terminar, gostaria de dizer para quem está procurando ideias do que fazer com os filhos, que temos um PDF gratuito perfeito: 30 brincadeiras para tirar os filhos das telas. Todas as atividades podem ser feitas dentro de casa. Clique aqui para baixar o seu agora mesmo.

2 Comments

Comente

+ Leave a Comment

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.