10 brincadeiras legais para fazer em casa


Depois de mais um ano de pandemia, você não tem a sensação de que não tem mais o quê brincar ou que fazer para divertir as crianças em casa? Calma, você não está sozinha! No fundo, sabemos que tem muitas outras atividades ou brincadeiras que ainda não fizemos ou podemos repetir. Porém, o cansaço mental é tão grande que parece que a memória, as ideias… Tudo trava. Por isso, hoje vamos falar sobre 10 brincadeiras legais para fazer em casa para te dar aquela forcinha. Mas, não esqueça que aqui no Tempojunto temos mais de 1.700 posts, separados por categorias como idade, em casa, no carro, para datas especiais etc. etc. etc. Tem repertório para todas as idades e todo o tipo de situação e só você fazer uma busca na lupinha da página que você encontrará o que precisa.

Mas, antes de brincar, uma outra ajudinha para você: um vídeo com 7 maneiras de reduzir o CANSAÇO MENTAL. Aproveita e assista enquanto as crianças brincam =)

01 –  Complete o desenho

Essa brincadeira é muito boa e vai te dar aquele tempinho para assistir ao vídeo acima enquanto as crianças brincam. Basta papel, lápis de cor ou giz de cera, além de adesivos ou recortes de revistas que você já promove uma brincadeira tranquila e divertida para a criançada. Uma boa opção para irmãos de idades diferentes. E, sem dúvida, uma ótima opção para brincar em família. Afinal, o brincar não tem idade e ajuda muito os adultos a relaxar. Bóra ver como fazer? É só clicar aqui para começar a fazer a nossa primeira ideia entre as 10 brincadeiras legais para fazer em casa!

10 brincadeiras legais para fazer em casa complete o desenho

02 – Cofre de atividades: um antídoto contra o tédio

O cofre de atividades é aquele “coringa” que vai te ajudar nesses momentos em que as crianças não sabem mais de o quê brincar e nem você. Fazer o cofre já é algo divertido e pode virar um ritual na sua casa. Todo sábado ou domingo é dia de sortear o que vão fazer, que tal? Para ver direitinho como fazer o cofre é só clicar aqui. Aliás, as brincadeiras deste post aqui já podem fazer parte do cofre e você também tem as 25 brincadeiras que ensinamos no post do cofre. Essa nossa segunda ideia, entre as 10 brincadeiras legais para fazer em casa, vale por mil, não é?

03 – Foguete de bexigas e canudo

Com poucos materiais você consegue fazer uma brincadeira bem divertida para surpreender as crianças, mesmo sem sair de casa. O foguete de bexiga é uma dessas brincadeiras que você monta rapidinho e pode virar até uma gincana! Dá um olhada neste post aqui que a Patricia Marinho e veja o passo a passo. Ah! Tem até um vídeo para te mostrar a brincadeira. Nossa terceira entre as 10 brincadeiras legais para fazer em casa que também pode ir para o Cofre de atividades.

10 brincadeiras legais para fazer em casa foguete de bexiga

04 – Jogo dos 7 erros humano

Quando você era criança, brincava com aquelas revistinhas que tinham Jogos dos Sete Erros? Pois bem, aqui não precisa da revista, apesar do princípio ser o mesmo. Ficou curiosa? É uma brincadeira bem simples, superdivertida, que a Patricia Marinho nos mostra neste post aqui. Aliás, neste post a Patricia os mostra vários jogos para fazer em família, e todos dentro de casa. Mais opções para vocês se divertirem, sem precisar sair. 

10 brincadeiras legais para fazer em casa sete erros humano

05 – Acerte o copo

Manhê, não tem nada para fazer! Ah, aposto que você já ouviu essa frase algumas vezes, não é? Então, pegue alguns copos – que podem ser coloridos ou não – caneta ou lápis, papel e alguns grãos e bóra colocar a criançada para brincar! Para entender direitinho como brincar é só clicar aqui. Lembre-se que brincar junto com as crianças também pode ser muito bom para você. Relaxa, traz boas risadas e ainda cria aquelas lindas memórias em família. Vai brincar, vai!!

06 – Balão de bexiga

Já brincaram com  o foguete e ainda sobraram bexigas? Então, chame as crianças e montem esses lindos balões de bexiga. Como a Patricia Camargo nos mostra neste post aqui, montar o balão já é uma diversão e depois ainda dá para brincar de levar os bonequinhos para passear pela casa.

07 – Pegadinhas de raciocínio

Quem não ama quando a brincadeira começa com “o que é, o que é”? Uma brincadeira bem simples que pode ser feita até quando você tem pouco ou está naquele momento “jogados no sofá”, meio com preguiça, não é? Neste post aqui, a Patricia Camargo nos mostra várias ideias de brincadeira com perguntas e pegadinhas de raciocínio que vão divertir você e as crianças.

08 – Futebol de canudo

Futebol dentro de casa nem sempre é uma opção que agrada aos adultos. Faz aquela baguncinha pela casa, aquela correria… Se você não se importa, tudo bem. Mas, se você se importa com a bagunça, tudo bem também. Não tem certo ou errado. O importante é brincar. Então, esse futebol aqui é para todos. Não faz bagunça, mas garante uma boa diversão para a criançada. Aliás, é um bom teste de fôlego também! Clique aqui para aprender como brincar com futebol de canudo. Nossa oitava sugestão entre as 10 brincadeiras legais para fazer em casa.

09 – Passe a bolinha

Pelas brincadeiras que publicamos neste post, dá para ver que tem várias ideias para se divertir dentro de casa sem precisar de muito agito, materiais ou bagunça, não é? Mas, se você precisa de dicas de atividades para gastar a energia das crianças, dentro de casa, é só clicar aqui.

Nesta nossa penúltima sugestão vamos te mostrar como dois rolos de papel – daqueles tubos que vem em papel toalha ou alumínio, e uma bolinha pequena, dá para se divertir muito. Clique aqui para ver o passo a passo que a Patricia Marinho escreveu no post do Jogo Passe a Bolinha.

10 – Jogar dados

Aqui no site temos alguns posts com jogos de dados. Todos simples e divertidos e, alguns, melhores para as crianças maiores. Neste post aqui, escrito pela Patricia Marinho ela nos mostra o jogo que se chama“Morto”. Então, depois de ler o post, separe lápis, papel, 5 dados e, se possível, um copo para jogar os dados (mas isso é desejável, não imprescindível). E boa diversão!

E aí, curtiu as nossas 10 brincadeiras legais para fazer em casa? Não é legal ter sempre à mão várias ideias para brincar, mesmo sem poder sair de casa? Se voc^quiser ainda mais ideias para se divertir em casa com as crianças, você também pode baixar o nosso PDF com 30 brincadeiras para tirar as crianças das telas. É uma lista que você pode imprimir, recortar e deixar no cofre que mostramos na nossa segunda sugestão aqui do post. Assim, seu cofre ficará cheio de brincadeiras simples e divertidas!

 

+ Seja o primeiro a comentar

Comente

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.