Brincadeiras de antigamente para aconchegar os filhos


Sim, eu sei que a foto de capa deste post não é exatamente uma das brincadeiras de antigamente para “aconchegar” que a gente imagina.

Mas eu estou falando de outro tipo de aconchego dos filhos. Aquele que vem do fato de brincar de uma coisa que os pais brincavam quando criança ou que os avós brincavam. Um aconchego de continuar com uma tradição ou cultura familiar.

Eu, por exemplo, acho o máximo quando ensinei meus filhos a fazer bonecas de espiga de milho secas ou animais de chuchu e palitos. Era uma das coisas que eu brincava muito com meus primos, no interior de São Paulo, na casa dos meus avós.

Semana Mundial do Brincar fala das brincadeiras de antigamente

Em casa, brincar tem muito a ver com movimento. Olha minha mãe, na época com 70 anos mostrando como se pula corda:

Então, sempre em maio, acontece a Semana Mundial do Brincar, organizado pela Aliança pela Infância, que celebra e nos lembra da importância de preservarmos o direito ao brincar das crianças no mundo.

Neste ano, o tema escolhido foi “Casinhas da infância”. O brincar de casinha, de cabana, de castelo de areia, neste ano que que as crianças precisaram brincar dentro de casa.

“Com este mote, esperamos ver a inspiração emergir e a memória vir à tona, trazendo uma diversidade de manifestações culturais e artísticas, seja pelas características regionais das infâncias deste vasto Brasil ou pelo legado transmitido de geração em geração, dos brinquedos e brincadeiras passadas de pais para filhos.

Um brincar que reflete a cultura das infâncias porque é ancestral, não se ensina, mas se carrega nas cantigas e histórias, nos objetos da casa, nos brinquedos inventados, na poesia distraída do cotidiano”, explica a Aliança pela Infância.

Qual é o seu antigamente?

Por isso, nós aqui no Tempojunto fizemos tanto textos sobre brincar de casinha, quanto construir cabanas.

Eu te convido, então, a lembrar das suas brincadeiras antigas, aquela que você mais gostava e ensinar para seu filho. Pião? Esconde-esconde? Escolhinha? Pac-man?

Tenho certeza que seu filho vai sentir todo o aconchego que uma brincadeira de família tem e vocês construirão juntos boas lembranças!

+ Seja o primeiro a comentar

Comente

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.