7 formas de brincar de casinha de boneca


Quando você era criança, brincava de casinha? Essa é uma das brincadeiras mais “brincadas” no faz de conta e, por ser um assunto tão importante, é o tema da Semana Mundial do Brincar de 2021. Para celebrar a semana, separamos aqui 7 formas de brincar de casinha de boneca, mas vamos logo avisando: se engana quem ainda acha que brincar de casinha é coisa de menina. Brincar de faz de conta faz de conta das casinhas – o castelo de areia, o esconde-esconde, a cabana de lençol, a casa na árvore – enfim, tudo o que pode acontecer nos diversos espaços em que as crianças se sentem livres para brincar é para todos. E os meninos têm todo o direito de brincar de casinha, de cabana e do que eles quiserem.

Nós falamos sobre o tema e demos dicas aqui neste vídeo 10 maneiras de brincar de CASINHA DE BONECA e CABANINHAS. No vídeo, a Patricia Marinho e a Patrica Camargo explicam o simbolismo da casinha e do brincar de casinha. Clique aqui ou no vídeo para assistir:

Assistiu? Bom, antes de começar com as nossas 7 formas de brincar de casinha de boneca, aproveite para brincar junto com as crianças e conte para elas como você brincava. Os filhos gostam de saber como foi a infância dos pais e tem curiosidade! Agora, bóra para as brincadeiras?

 01 – Casinha de rolo de papel

Se tem um material que amamos são os rolinhos de papel! Seja aquele que vem com o papel higiênico ou de alumínio, guarde alguns na sua casa porque eles têm mil utilidades! Agora, queremos te mostrar como usar o material para casinhas. Isso mesmo! Neste post aqui, a Patricia Marinho explica todos os detalhes para montar essa linda casinha que virou a moradia da Pepa.

02 – Casinha de caixa de sapato

Neste post aqui, a Patricia Marinho mostra uma casinha que foi criada pela Gabi, sua filha mais nova. Essa forma de brincar de casinha diferente surgiu porque ela viu a Carol, a irmã mais velha, criando uma maquete para a escola e quis fazer igual. A Gabi decidiu que queria transformar uma caixa de sapato num quarto para as bonecas. E ficou linda a casinha dela! Clique aqui para ver e já chame as crianças (não esqueça, se puder brinque junto).

03 – Casinha para jogar

Como assim, casinha para jogar? Os filhos a Patricia Camargo inventaram uma brincadeira: Jogo do acerte a bola na casinha do porquinho. Para fazer as casinhas eles usaram apenas caixas de papelão. Além do jogo ser divertido, fica claro que para as crianças uma caixa de papelão nunca será apenas uma caixa, não é? Clique aqui para ver como eles montaram a casinha do porquinho e aproveite para brincar com as crianças com mais essa ideia entre as nossas 7 formas de brincar de casinha de boneca, ops, de porquinhos.

04 –   Casinha de origami 

O origami é a arte milenar japonesa de fazer dobraduras em papel. Quem realmente é craque no assunto, consegue transformar uma folha de papel em coisas incríveis. Mas, hoje, a ideia é criar essa linda casinha. Bem simples de fazer, tem todo o passo a passo aqui neste post que a Patricia Camargo escreveu. Ah! Para enfeitar, as crianças podem pegar giz de cera para colorir a casinha, com fez uma das filhas da Pat.

05 – Castelo de caixa

Um castelo não deixa de ser uma casinha ou uma brincadeira de faz de conta, não é? Por isso, queremos te mostrar este post aqui, que é um convite para você chamar as crianças e juntos criarem um lindo castelo. Aliás, se você tiver espaço em casa, além dos rolinhos, guarde também caixas de papel!

05 – Casinha de sucata

Além do castelo, dá uma olhada nesta linda casinha que a Patricia Camargo fez com os filhos usando duas caixas grandes, uma de geladeira e a outra de ventilador, aqueles com pedestal. Ficou uma casona rsrs. Como a Pat tinha outros materiais em casa como papel de presente (com estampa de tijolinhos), pedaços de tecidos e outros materiais, as crianças aproveitaram para decorar.

Olha que graça as crianças brincando na casinha!

06 – Cidade de casinhas de papel

Entre as nossas 7 formas de brincar de casinha de boneca já mostramos casinhas de caixa de sapato, com rolinho de papel, com caixa de geladeira e até origami. Agora, chegou a vez de fazer não apenas uma casinha, mas uma cidade! O post com todo o passo a passo para construir essa cidade está aqui, mas, antes de clicar para ver, dá uma olhada na foto abaixo. Você consegue ver como a Gabi, filha mais nova da Patricia Marinho, está concentrada em criar a sua cidade? Além de concentrada tem um sorrisinho muito fofo! Brincar de casinhas, além de divertido, cria lindas memórias.

07 – Casinha pronta

Nossa última ideia entre as 7 formas de brincar de casinha de boneca é usando os brinquedos “prontos”. Claro que criar a casinha é divertido, mas você também pode proporcionar o faz de conta para as crianças usando as casinhas, castelos, fortes e fortalezas dos heróis que estão prontos e as crianças já tem. O que queremos ressaltar aqui é que você pode incrementar a brincadeira. Deixe as crianças misturarem elementos! A casinha pode ter a boneca, carrinho, panelinha, bichinho, celular de brinquedo e tudo o que a imaginação delas permitir. Olha a casinha “supercompleta” que os filhos da Patricia Camargo montaram!

 

 

E aí, gostou das nossas ideias de hoje? Sabe que brincar de casinha é uma ótima opção para brincar naqueles momentos de tédio das crianças ou quando elas não querem sair das telas. Aliás, se você quiser ainda mais ideias para se divertir em casa com as crianças em casa (sem telas), você também pode baixar o nosso PDF com 30 brincadeiras para tirar as crianças das telas. É uma lista que você pode imprimir, recortar e deixar sempre à mão!

1 comment

Comente

+ Leave a Comment

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.