7 habilidades que seu filho precisa para o futuro e desenvolve brincando


Habilidades para a vida. Quando você pensa no futuro do seu filho, o que vem na sua cabeça? Em geral, pensamos em crianças realizadas e felizes. É assim com você?

Sabe que as habilidades que as crianças precisam para isso podem ser aprendidas com você, em casa, no dia a dia e brincando?

O Fórum Mundial de Economia apresentou as habilidades e competências que crianças e jovens precisarão para conseguirem ser bem sucedidos em qualquer área e ir bem na escola e no mercado de trabalho neste século.

São habilidades importantes para a educação de crianças que vivem num mundo globalizado, interagindo com diferentes culturas e aspectos humanos.

O futuro realmente no brincar do seu filho

E estas habilidades não têm a ver com conhecimento formal, com estar em boas escolas ou com a posição social da família. Tem a ver com vivências sociais e emocionais que são desenvolvidas desde o nascimento no tripé de estímulos + afeto + redução de estresse.

1 – Nomear os sentimentos

Quando você mostra ao seu filho que sentimento ele está sentindo e dá nome a eles, a criança percebe que estes sentimentos são legítimos e vai conseguir lidar com eles mais facilmente.

2 – Reconhecer os sentimentos dos outros

Ao conhecer os sentimentos, podemos ajudar nosso filho a perceber que as outras crianças têm os mesmos sentimentos. Isso ajuda a entender melhor o outro e respeitar.

3 – Gostar de aprender

A criança nasce querendo conhecer e aprender sobre tudo. Ela precisa disso até para sobreviver. Mas com o tempo, ela recebe tantos “nãos” para suas tentativas de descobertas e aprender se torna chato e pesado, que ela perde o gosto por aprender coisas novas.

Brincadeiras para cada habilidade

Então, todas estas habilidades das quais estamos falando, estão refletida nas brincadeiras. Fizemos um post com 10 exemplos de brincadeiras que se encaixam nestas habilidades para você ter alguns exemplos concretos.

4 – Empoderamento e autonomia

A criança, em diferentes níveis, por conta da idade ou do temperamento, gosta de se sentir capaz de fazer as coisas sozinho. Às vezes nós não permitimos, por sermos pais helicópteros.

5 – Gentileza e trabalho em equipe

E com três filhos com idades próximas, o trabalho em equipe no dia a dia da casa precisa funcionar. Mesmo com cada um tendo um temperamento e uma forma diferente de querer resolver alguma coisa.
Por isso, é importante ensinar a ver o outro, reconhecer os sentimentos do outro e saber trabalhar junto com tudo isso. Difícil?

6 – Criatividade

As crianças nascem com um enorme potencial para desenvolver a criatividade. Mas se não for estimulado, este potencial diminui com o passar dos anos. E criatividade é uma das habilidades essenciais para a vida.

7 – Solução de problemas

Um dia minha filha mais nova construiu uma casinha para os bonecos de Lego dela. E queria que na entrada da casinha houvesse uma lanterna para iluminar a porta. Ela tinha uma lanterna de um chaveiro que eu havia dado a ela. Dá uma olhada na foto, qual foi a solução que ela inventou para prender a lanterna no telhado da casinha.

Eu certamente não teria feito isso. No dia a dia da brincadeira, as crianças se deparam com problemas o tempo todo. Quando você se afasta e não vem com uma solução pronta de primeira, você possibilita que ela exercite a solução de problemas.

E estas são as nossas 7 habilidades que seu filho desenvolve pela brincadeira e são muito importantes para o futuro dele como adulto.

Se você gosta deste tema e quer saber como ser mais participativo na vida do seu filho, sem que tudo seja um estresse, conheça nosso curso Pausa para Brincar. Ele traz mais conceitos sobre como ser presente na vida do seu filho. E estimulá-lo para o crescimento saudável.

1 comment

Comente

+ Leave a Comment

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.