10 brincadeiras de pura diversão


Não sabemos quando você vai ler este post com as nossas 10 brincadeiras de pura diversão, mas hoje – 28 de maio,  data em que publicamos, é o Dia Mundial do Brincar. Só por isso, por saber que o Brincar tem uma data que é celebrada no mundo inteiro, já dá para perceber a importância do brincar, não é? Para nós, é ainda mais especial, pois nosso propósito é ajudar os pais a desenvolver o potencial dos filhos por meio da brincadeira. Todos os dias nós divulgamos conteúdos mostrando a importância do brincar para o desenvolvimento das crianças e damos soluções práticas, dicas simples mesmo, para que as famílias brinquem mais.

Então, para celebrar a data, nada melhor do brincadeiras de pura diversão! Pura diversão para as crianças, para você e para toda a família. Brincar traz leveza para o dia a dia, estreita vínculos e cria memórias felizes da infância! Se brincar já e até receitado pelos pediatras, aproveite o hoje, agora mesmo, e vá se divertir com as crianças.

Bóra chamar as crianças de 0 a mais de 100 anos e brincar muuuuuito?!

01 – Caça ao Tesouro

Entre as nossas brincadeiras de pura diversão, vamos começar com a mais pedida: a caça ao tesouro! Se você já nos conhece faz tempo, sabe que temos até uma coleção de pistas prontinha para as crianças brincarem. E foi usando a nossa coleção que a Patricia Camargo inventou a Caça ao Tesouro com Barbante! Ficou curiosa? É só clicar aqui para ver todo o passo a passo, mas como temos outra ideias de caça ao tesouro além dessa, depois da foto tem links para mais post com a brincadeira.

Mais ideias de Caça ao Tesouro: 

Caça ao tesouro sensorial: uma brincadeira para combater o tédio em casa

10 maneiras de brincar de caça ao tesouro

Caça ao tesouro de fotos na escuridão

Como fazer uma Caça ao Tesouro para divertir as crianças

02 – Gincana de estímulos

Difícil encontrar alguém que não ama uma gincana! Essa é aquela brincadeira que é pura diversão para crianças e adultos. Temos várias ideias de gincanas publicadas no site (clique aqui para ver), mas vamos destacar a gincana de estímulos. A Patricia Camargo nos mostrou neste post aqui uma mega sugestão de atividades para movimentar vários aspectos das crianças, além de garantir diversão e boas risadas. Tem várias para brincar de gincana de estímulos e, como ela destaca no post, não precisa fazer todas de uma vez. Mas, faça! As crianças vão amar. 

brincadeiras de pura diversão

03 – Guerra de bolas de papel

Entre as nossas 10 brincadeiras de pura diversão essa é uma daquelas ideias super legais para fazer dentro de casa. Usando um material simples como folha de jornal, ou de revista, ou papel de desenho usado, dá para criar uma brincadeira bem animada. Além do papel, você vai precisar de fita crepe para marcar o campo no chão e não precisa ser um espaço muito grande. A guerra de bolas de papel também pode ser feita tranquilamente ser feita em um espaço pequeno. Só não esqueça de tirar de perto das crianças objetos e móveis que possam machucar.

Para começar, você chama as crianças para prepararem as bolas, daí é só amassar o papel e deixar no formato de bolinhas. Feito isso, cada participante deve ficar no seu campo, se for mais de duas crianças, é só dividir em times. Com as crianças posicionadas, a um sinal, cada jogador lança uma bola de papel no campo adversário e as crianças têm que pegar as bolinhas lançadas e não deixar cair no chão.  Ganha o time que tiver mais bolinhas recolhidas!

04 –   Pintura no box do banheiro

Não, não pense se faz bagunça ou não. Pense na diversão, nas risadas, nas lembranças. Sobre a “sujeira” depois é só lavar o azulejo que sai. Dito isso, deixe as crianças fazerem essa brincadeira que é pura diversão. Dá uma olhada neste post aqui e veja como foi a experiência da Patricia Camargo quando seus filhos fizeram essa brincadeira. Aliás, fizeram e fazem, tá? Porque não tem idade para pintar no box do banheiro e nem se divertir. 

brincadeiras de pura diversão

05 – Brincadeiras com as mãos

Em 2018, o tema da Semana Mundial do Brincar foi Brincar de Corpo e Alma e a Patricia Camargo escreveu o post 10 brincadeiras para fazer só com o corpo como parte das comemorações da semana. Além das brincadeiras que ela mostrou no post, uma outra ideia que é pura diversão e nem precisa de brinquedos é brincar com as mãos. Vamos destacar a brincadeira “Babalu”, mas depois do vídeo tem mais dicas. Temos quase uma playlist de brincadeiras com as mãos no nosso canal no Youtube.

Mais ideias de brincadeiras com as mãos: 

Brincadeiras de bate-mão / Jogos de bate-mão: “Porrinha”

Brincadeiras de bate- mãos / Jogos de bate-mão: “Popeye”

06 – Faz de conta

Brincar de faz de conta é muito importante para as crianças e a maneira com elas brincam e inventam suas histórias é uma das coisas mais lindas da infância. Esse tipo de brincadeira, em geral, começa por volta dos 2 anos e essa capacidade de inventar os mundos e viver outras realidades é fundamental para a criança se desenvolver. Hoje, vamos mostrar esse faz de conta da Gabi, filha mais nova da Patricia Marinho, brincando de arqueóloga. Aliás, esse é um jeito divertido de conhecer as profissões. Clique aqui para ver o post e, depois da imagem, tem outras dicas de posts de faz de conta para você e as crianças aproveitarem mais essa entre as nossas brincadeiras de pura diversão.

brincar de faz de conta_gabi_arqueóloga

Mais ideias de brincar de faz de conta: 

Brincar de faz de conta com brinquedos: 5 exemplos

Como estimular o brincar de faz de conta

10 ideias criativas para brincar de faz de conta

Brincar de faz de conta e o desenvolvimento geral das crianças

Quando começa a brincadeira de faz de conta?

10 ideias para estimular a brincadeira de faz de conta

07 – Charadinhas e piadas

Tenho certeza que você, mesmo já adulto, ainda se lembra das brincadeiras de charadinhas da infância. Sabe aquelas que começa com “o que é, o que é”?  Então, essa brincadeira super simples, que passa de geração para geração, é sempre divertida  e não poderia faltar entre as nossas 10 brincadeiras de pura diversão.

Aliás, como a Patricia Camargo nos mostra neste post aqui, essa é uma ótima brincadeira para noites de jogos em família ou até para brincar enquanto fazem as refeições. E, sem esquecer, é uma brincadeira que as crianças maiores até adolescentes gostam e se divertem. Uma ótima maneira de tirar eles das telas, não é?

08 – Pintar com os pés

Olha, você já viu por aqui a brincadeira de pintar no box do banheiro e já superou essa coisa de bagunça, né? Então, temos outra sugestão de brincadeira de pura diversão, com tinta =) Assim, como o azulejo é fácil de limpar, o piso da cozinha, da varanda e do quintal também são. Além disso, a ideia é brincar usando um papel embaixo dos pés. Tantas palavras só para te convencer que a brincadeira é muito legal, daquelas do tipo “inesquecível” rsrs. Para ver direitinho como fazer é só clicar aqui e ler o post que a Patricia Camargo escreveu.

09 – Casinhas e cabaninhas

Essa semana publicamos um  reels no Instagram ensinando 5 maneiras criativas de fazer cabaninhas com lençol. Também publicamos um post aqui no site com 7 formas de brincar de casinha de boneca.  Afinal, o tema da Semana Mundial do Brincar deste ano é “Casinhas das infâncias” e queríamos trazer novas ideias para vocês.  Além disso, brincar de casinha ou cabaninha é tão a cara da infância, não é?

Aproveite que você está lendo este post e, hoje mesmo, independente do dia da semana, chame as crianças e brinque de casinha ou monte uma cabaninha na sala para elas dormirem. Se couber, durma você também. Temos certeza que daqui uns anos, e para sempre, elas vão lembrar deste momento tão lindo e feliz com você.  

10 – Jogos de 1 minuto

Apesar do nome “jogos de um minuto” não pense que pelo “tempo” não são divertidos ou legais! Aliás, a gente sempre dá dicas para os pais que não tem tempo para brincar e essa é uma ótima ideia. São atividades tão rapidinhas que tudo que você precisa é de 1 minutinho para brincar e ser muito divertido.  Seja quando você chega em casa no final do dia ou se você está em casa e pode aproveitar aquele intervalo do café, dar este tempinho para seu filho e brincar vai ajudar a melhorar sua rotina em sua casa. Como sempre mostramos por aqui, são ideias simples para você brincar hoje mesmo. Dá uma olhada no vídeo TOP 10 Jogos divertidos DE UM MINUTO para brincar com seu filho e já escolhe o que vai fazer.

Gostou das nossas 10 brincadeiras de pura diversão?  Viu como pode ser simples fazer brincadeiras surpreendentes para as crianças! Ah, aproveite e já clique aqui para pedir a nossa Coleção de Pistas. Assim, você já tem o que precisa para fazer a Caça ao Tesouro. É só clicar aqui,  fazer gratuitamente seu cadastro, e você receberá as pistas no seu e-mail. Então, você poderá baixar, imprimir e usar para fazer mais essa brincadeira junto com as crianças. Bóra?

+ Seja o primeiro a comentar

Comente

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.