Brincadeiras para antes que eles cresçam


By patcamargo

Entrei numa onda de meus filhos estão crescendo. Talvez porque o Pocoyo completou 8 anos e saiu da Primeira Infância. E mais ou menos nesta mesma época eu li um livro que falava das “X” coisas para fazer com seus filhos antes que eles cresçam. É moda agora escrever livros com esta quase ameaça: 1000 lugares para conhecer antes de morrer; 567 restaurantes para experimentar antes dos 50 anos; 200 obras de arte para apreciar antes de entrar na faculdade, e assim por diante.

Mesmo achando que colocar um prazo para viver isto ou aquilo é somente mais uma forma de se estressar com a vida desnecessariamente, as listas compiladas que este tipo de leitura faz são legais para termos uma noção do que existe de legal e interessante, neste imenso mar de coisas e informação que virou o mundo globalizado.

Então, modestamente, fiz uma listinha de 10 tipos de brincadeiras que acho legal você fazer um dia com seus filhos. Só não se preocupe tanto com o “quando” irá fazer. Brincar não tem prazo final de validade. Planeje-se “para” fazer e a diversão acontecerá naturalmente.

1 – Brinque com alguma coisa sensorial

Pode ser um quadro sensorial, caso seu filho seja um bebê; uma experiência de degustação de alimentos, para os pequenos; uma brincadeira com espuma ou maisena para os maiores. Vale brincar com os pés, em lugar das mãos. Desperte os sentidos dos seus filhos.

Uma brincadeira para experimentar novos sabores - provando

2 – Espirre água

Sim, temos que economizar água. Mas o planeta não vai ficar emburrado, caso você aproveite aquela água que escorre enquanto você espera o chuveiro esquentar, por exemplo. Então, brinque de esguicho, de guerra de bexiga d’água ou simplesmente de fazer espirro de água na pia do banheiro.

Guerra de balão de água - batata quente

3 – Faça um brinquedo caseiro juntos

São inúmeras opções. Desde mais complexas, como a girafa de rolo de papel, a cidade do equilíbrio; até os bonecos de rolo de papel higiênico, o pára-quedas e uma raquete de prato descartável. Temos uma seção inteirinha de Brinquedos Caseiros no blog. Você pode até buscar pelo tipo de material que tem em casa e garanto que algum brinquedo caseiro vai aparecer.

E criar um brinquedo junto com seu filho por si já é uma brincadeira deliciosa para fazerem juntos.

Circuito ao ar livre para celebrar um dia de alegria com as criancas_para-quedas

4 – Crie uma gincana

Pode ser uma gincana entre os irmãos, com os amigos ou unindo a família toda. Ao menos uma vez vale à pena reunir brincadeiras em seqüência e criar um momento de diversão competitiva.

Mais uma gincana de estimulos com jornal e bexiga - henrique e sofia jogando bexiga

5 – Jogo de tabuleiro

Escolha o seu preferido de infância. Seja um clássico, como Banco Imobiliário, dominó, ou um mais moderno, como os que existem hoje em dia, incluindo o video game (mas é para jogar em família, ok?). Você também pode criar seu próprio jogo em casa com as crianças, escolhendo um tema, desenhando um tabuleiro e estabelecendo regras. E faça deste momento, um tempo especial com todos juntos brincando. Há jogos que podem reunir tanto as crianças mais novas, quanto os adultos no mesmo nível, como os jogos com dados.
Em casa, após o jantar alguns dias da semana são de jogos em família. Já virou tradição, porque eu sempre fiz questão de promover esta reunião das crianças comigo e com meu marido, mesmo em jogos curtinhos. E agora, eles mesmos pedem para jogarmos antes de dormir.

Jogo de tabuleiro

6 – Correr e correr até cansar

Eu sou fã de uma brincadeira mais agitada, tipo pega-pega, polícia e ladrão. Mas mesmo se você não curte tanto correr atrás das crianças, ao menos uma vez você precisa experimentar. Pode ser uma brincadeira de pique com regras. Mas também pode ser simplesmente correr solto pelo parque, numa estradinha de terra sem movimento, na praça. Daquelas corridas que tiram o fôlego e a gente fica arfando no final.
A descarga de adrenalina e depois a sensação de “ufa!” é muito gostosa.

10 atividades que estimulam a prática de esporte - pique pega

7 – Pregar uma peça em alguém

Eu vou falara mais disso no post que escreverei só para contar esta traquinagem que fizemos em casa, eu e meus filhos. De vez em quando, uma boa molecagem faz um bem danado! E quando eu digo “boa”, quero dizer nos dois sentidos: que seja bem feita e que seja sem malícia, sem maldade e sem grandes conseqüências. Dar um susto no papai, contar uma história de mentiroso bem escabrosa para a vovó, comer doce escondido na geladeira, desenhar no tampo embaixo da mesa de jantar, ligar pro primo e fazer “tu,tu,tu”, quando ele atender. No blog tem uma pegadinha destas no post sobre a mistura química de bala e refrigerante para criar uma explosão.

E a foto abaixo é de uma aranha de garrafa pet que as crianças fizeram e quiseram colocar na porta para assustar o pai, quando ele chegasse em casa. No primeiro dia, não aconteceu nada. No segundo, ele estava esperto. Mas no terceiro….ah, no terceiro ele tomou o susto com a aranha caindo na cabeça.

Brincadeiras para antes que eles cresçam - aranha de garrafa pet

8 – Pintar as mãos, pés, rosto, o corpo todo

A Potcho, minha filha mais nova, é particularmente profícua neste tipo de brincadeira. Quase sempre que ela começa a pintar, seja no papel, no vidro ou em qualquer outro lugar, em minutos ela já está pintando também braços, pernas, o pé e por aí vai. Ela é meu extremo, mas todos gostam de vez em quando de brincar com tinta no rosto, canetinha na unha, ou corante de alimentos na pele.

Usando produtos que atóxicos e testando antes na pele dos seus filhos, dá para se divertir à beça e é uma lembrança de um tempo super feliz entre vocês.

Brincadeiras para antes que eles cresçam - henrique e pat com a cara pintada

9 – Acampar

Pode ser montando uma cabana embaixo da mesa de jantar, ou montando colchões na sala. Quem nunca curtiu brincar de escoteiro?

Cabana de lencol no quintal para divertir as criancas_AMARRANDO-LENCO-NO-GALHO

10 – Criar fotos divertidas

Eu uso a tecnologia a meu favor. E acho que uma das coisas que deveria estar na sua lista de brincadeiras para fazer com seus filhos é aproveitar o que os eletrônicos podem nos proporcionar de bom. A regra número 1 é estar junto. É disso que falamos sempre por aqui: tempo junto com os filhos. Você pode criar uma história em vídeo, filmar uma peça de teatro, fazer um programa de rádio ou fotografar coisas diferentes, por exemplo.

Eu gosto de usar os recursos de efeitos do computador ou celular para fazermos fotos engraçadas juntos! A gente se diverte um bocado e o tempo passa voando! Depois eu apago, para a gente começar de novo.

Brincadeiras para antes que eles cresçam - foto divertida

E tem muitas outras coisas que eu acho que você deveria ter na sua lista de coisas para fazer com os filhos: brincar na chuva, criar uma história juntos, ler muito, brincar de coisas “antigas” são apenas algumas outras sugestões. Escolha suas preferências, faça uma listinha, deixe na carteira. De quando em vez, dá uma olhadinha e programe este tempo junto com seus filhos que certamente ficará na memória.

E se você quiser mais inspirações, dicas de brincadeiras e sugestões para passar momentos incríveis com seus filhos, segue a gente aqui no blog. Ou inscreva-se gratuitamente na nossa Newsletter e receba semanalmente, pro e-mail todas as novidades do Tempojunto.

3 Comments

Comente

+ Leave a Comment

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.