Ideias criativas para brincar com elementos da natureza


Já parou para pensar o quanto brincar com elementos da natureza é uma fonte de inspiração para as crianças? Na natureza não tem brinquedo pronto. A criança precisa interagir com o meio ambiente para brincar. Esse é o berço da criatividade.

Brincar com a natureza tem uma série de vantagens. Se quiser saber mais sobre o assunto, recomendo ler o manual Benefícios da Natureza no Desenvolvimento de Crianças e Adolescentes.

Hoje vou focar na criatividade.

Para definir o que é criatividade, eu gosto de usar a definição do Sire Ken Robinson: “criatividade é o processo de gerar uma ideia original que tenha valor.”

Ele usa a palavra processo porque criatividade não é algo que aparece de repente, como uma inspiração que surge do nada.

O pensamento criativo passa por várias fases:

  1. Explorar materiais e possibilidades
  2. Fazer novas conexões para ter ideias
  3. Ter paciência e persistência para viabilizar a ideia

A natureza é um prato cheio para essas possibilidades, começando pela exploração. O que tem de coisa observar explorar nos parques, não está no gibi!

O que conseguimos criar quando exploramos a natureza?

A riqueza dos materiais é a base para as novas conexões.

Eu passei dias na casa da minha mãe nas últimas férias. Lá tem um quintal enorme, cheio de árvores.

O quintal da vovó é perfeito para brincar. Uma vez fizemos o desafio de inventar bichos a partir do que encontramos no chão.

Desta vez, a proposta foi coletar diferentes materiais do chão e pensar em novas maneiras de brincar com elementos da natureza.

A ideia vencedora foi fazer Pincéis da Natureza!

O processo de fazer os pincéis já foi bacana, mas pintar foi melhor ainda!

Ela batizou o quadro de: Cores da Natureza!

Outras ideias de como brincar com elementos da natureza

Se você colocar a palavra “Natureza” no campo de busca aqui do site, vai descobrir várias inspirações. Sugiro começar por aqui: 10 brincadeiras para entrar em contato com a Natureza.

O quadro Brincar com a Natureza que temos no Pinterest do Tempojunto também é uma ótima fonte.

Para terminar, vou deixar uma dica de uma brincadeira que ensina a olhar a natureza com outros olhos, prestando atenção aos detalhes: Caça aos elementos na natureza. Os passeis no parque nunca mais serão os mesmos!

2 Comments

Comente
  1. 1
    Soluar

    olá
    Eu adoro seu blog , sou professora de artes tenho uma canal no Youtube e ja me inspirei em muitas atividades que vcs apresentam aqui! parabéns pelo trabalho, quando tiver um tempinho confere as dicas do canal: Arte com você Soluar Senabio

+ Leave a Comment

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.