Brincadeira de estímulo visual para bebês com objetos da casa


Bebês nascem enxergando muito pouco. Mesmo aqueles que já chegam com o olho bem aberto, sabia? A visão continua se desenvolvendo depois do nascimento. Se você brincar com objetos da casa que oferecem um estímulo visual, este processo será mais rico para seu filho.

É aquilo que a gente até ouve falar, mas nem sempre lembra no dia a dia. Recém-nascidos enxergam pouco mais que 20 centímetros a frente do rosto.

Além disso, as cores mais vistas são aquelas bem contrastantes.

Daí, que faz todo sentido escolher objetos bem coloridos da casa para brincar com seu bebê.

#Descrição da foto: bebê deitado de bruços no colchão de um berço. Ele olha para vários cartazes bem coloridos presos na parede em frete a ele. Os cartazes são nas cores preto e branco, outro vermelho e amarelo e outro vermelho e verde.

Estímulo visual com lenço colorido

E eu, então, fui buscar um material que em geral eu tenho em casa para brincar: lenços coloridos.

Como eu sempre fui fã de echarpes e lenços, tenho vários deles em casa. E levei para brincar com a Lívia e a mãe dela, a Lidiane.

*Descrição da foto: Mulher parda, com cabelos escuros e óculos de aro preto, está segurando bebê também pardo no colo. O bebê está olhando para frente. Veste camiseta branca, e calça vinho. A mulher está vestida com blusa preta e olha sorrindo para o bebê. Na mão da mulher está um lenço de tecido brilhante nas corres vermelha e roxa. A mulher segura o lenço próximo do bebê.

Escolhi um echarpe vermelho forte e roxo.

Para brincar, basta movimentar o lenço na frente do bebê. Conversando, falando o nome das cores e observando como o seu filho acompanha o movimento do lenço.

Olha só como a Lívia estava vidrada, acompanhando.

*Descrição da foto: Mulher parda, com cabelos escuros e óculos de aro preto, está segurando bebê também pardo no colo. O bebê veste camiseta branca, e calça vinho. A mulher está vestida com blusa preta. Na mão da mulher está um lenço de tecido brilhante nas corres vermelha e roxa. A mulher segura o lenço próximo do bebê, mas no alto. O bebê está olhando para o lenço.

*Descrição da foto: Mesma mulher e bebê das fotos anteriores. A imagem mostra uma seqüência de imagens onde a mulher segura o lenço em diferentes posições e o bebê acompanha o movimento do lenço com o olhar. A mulher está sempre olhando para o bebê.

Brincadeira simples, mas com muito carinho

Esta pode parecer uma brincadeira simples – e é mesmo! Mas o estimulo visual que ela traz ajuda o bebê a reconhecer cores e treinar o olhar para diferentes distâncias.

Além do mais, como a gente sempre relembra aqui no site: brincar é uma delícia e não precisa nem ter um objetivo. Brinca bastante com seu bebê!

Por falar, nisso, eu já passei pela loucura que é organizar o dia a dia e estabelecer uma rotina para o recém-nascido em casa.

E sei como pode ser confuso e dar um trabalhão. Por isso, fizemos um planejamento de rotina de brincar para o bebê pensando justamente em ajudar aí no seu dia a dia. É de graça, tá? Só clicar no link ou na imagem aqui embaixo.

+ Seja o primeiro a comentar

Comente

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.