10 brincadeiras com elementos da natureza


Brincar na natureza é maravilhoso e tem benefícios para adultos e para crianças. Por isso, lançamos um vídeo nesta semana com o tema Os benefícios de brincar NA NATUREZA – com dicas de BRINCADEIRAS!, e também trouxemos este conteúdo para o nosso site com o post de hoje: 10 brincadeiras com elementos da natureza.

Vamos primeiro ao vídeo e depois temos as 10 brincadeiras! Simples, divertidas e surpreendentes.

 01 – Caça aos elementos na natureza

No Brasil, 21 de setembro é o Dia da Árvore. Então, que tal celebrar a data levando as crianças para brincar ao ar livre? Neste post aqui, a Patricia Marinho ensina como fazer uma caçada diferente, É a caça aos elementos na natureza. É muito simples! Vá com as crianças ao parque ou a pracinha e brinquem de caçar a maior folha, a menor folha, a folha mais diferente, uma flor amarela e por aí vai.  Ah! Nada de arrancar, só vale pegar o que já caiu das árvores.

Para facilitar, você pode clicar aqui e receber gratuitamente uma lista do que pode levar para Caçar os elementos na natureza. Nossa lista tem os elementos escritos e os desenhos dos elementos. Assim, crianças menores, que ainda não sabem ler, podem brincar também.

*Descrição da foto: Um banner anunciando que o Tempojunto tem um material gratuito com uma lista de elementos para as crianças caçarem na natureza. A foto que ilustra o banner mostra algumas páginas do material e uma criança branca, no parque, com cabelo preso, segurando uma lupa.

02 – Brincar livre

Isso mesmo, deixar as crianças brincarem livremente, explorando, sentindo o ventinho no rosto, olhando os bichinhos, sentindo os aromas, pisando ou escorregando na grama. Assim, como a Patricia Marinho explica neste post, seu filho conhecer novas texturas, cheiros e cores. Além disso, certamente também vão desfrutar do benefício de estar em movimento: subindo em árvore, andando em terrenos que não são planos, correndo no espaço livre. Dá uma olhada aqui nos post com as sugestões e benefícios que a Pati nos trouxe.

*Descrição da foto: Criança branca, com cabelos encaracolados, de vestido branco com manchinhas pretas e unhas pintadas de cor-de-rosa. A criança está olhando para suas mãos que estão unidas e cheias de folhas secas.

03 – Encontre o tesouro

Essa brincadeira é muito simples e as crianças podem fazer na praia usado a areia ou em outro lugar usando terra. Não vamos dar spoiler, não! A nossa oitava brincadeira entre as 10 brincadeiras com elementos da natureza é muito simples e divertida e você pode ver como brincar clicando aqui.

*Descrição da foto: Uma criança branca, sorridente, vestindo um biquíni colorido e boné cor-de-rosa, brinca na areia da praia usando uma pequena pá vermelha e um concha de plástico verde. Ela está usando a pá e a concha para cavar em um monte de areia.

04 – Colagem com elementos da natureza

Neste post aqui, a Patricia Marinho mostra uma brincadeira que ela fez com a sua filha mais nova, a Gabi, combinando natureza e imaginação. Usando elementos que elas encontraram no quintal da casa de uns amigos, elas montaram um bracelete de super poderes da natureza. Clique aqui para ver como fazer essa brincadeira divertida e simples com elementos da natureza.

*Descrição da foto: Mão de uma mulher branca segurando um bracelete feito com rolo de papel higiênico. No bracelete estão coladas uma pétala vermelha, uma pétala cor-de-rosa, uma pequena flor também cor-de-rosa e folhas verdes. 

05 – Pintar com pincel de galhos e plantas

A Patricia Marinho passou as férias de julho da família na casa da sua mãe, que mora no Rio de Janeiro. Uma casa com um quintal enorme e cheio de árvores. Ela fez várias brincadeiras com as filhas e sobrinhos, mas o simples fato de sair coletando diferentes materiais do chão rendeu uma brincadeira de arte muito criativa. Dá uma olhada aqui neste post e divirta-se com as crianças usando pincéis diferentes!

*Descrição da foto: Uma menina branca, sentada no chão de um quintal, pintando com pincéis criados com elementos da natureza com galhos e folhas. Na imagem, a menina pinta em uma folha branca de papel e tem pequenos copos plásticos com água na sua frente, para limpar os pincéis.Além dos copos, um pote com vários tipos de pincéis.

06 – Castelos de terra e água ou areia e água

Seja na praia ou na pracinha, brincar em ambientes diferentes é muito bom para as crianças. E a areia é bem legal, pois a maioria das crianças ama aquela textura diferente e divertida!

Dá para brincar simplesmente mexendo na areia ou usando brinquedinhos e montando castelos ou casinhas. A terceira ideia entre as nossas 10 brincadeiras com elementos da natureza vem deste post aqui. Além do castelo, tem várias ideias de como brincar na areia. E se você tem aquele “medo de sujeira”, dá uma olhada no post e veja como as crianças estão se divertindo. Vale a pena!

*Descrição da foto: Criança branca de cabelos encaracolados brinca na areia do parquinho, segurando um copo plástico onde ela coloca a areia do chão.

07 – Pegar folhas no ar

Simples, assim. Brincando livre e usando as folhas secas caídas no chão para jogar para cima. Deixar as folhas caírem no cabelo e dar boas risadas com a “bagunça” que uma chuva de folhas pode fazer. Dá um a olhada na foto abaixo. Não dá vontade de correr para algum lugar ao ar livre e simplesmente brincar?

*Descrição da foto: Uma menina branca, de cabelos lisos, usando uma jaqueta jeans e camiseta branca brinca de pegar as folhas secas que foram jogadas para cima. A imagem mostra apenas a menina da cintura para cima, destacando o céu azul e com poucas nuvens.

08 – Fazer bichinhos com objetos da natureza

Sabe o quintal da casa da mãe da Patricia Marinho que mencionamos na ideia “04 – Pintar com pincel de galhos e plantas”? Então, foi nesse mesmo quintal que a Pati e a Gabi usaram novos elementos para se divertir e criar bichinhos. Dá uma olhada aqui em com elas fizeram e já planeje a brincadeira com seus filhos.

*Descrição da foto: Uma menina branca, de cabelos encaracolados, sorrindo, vestindo uma camiseta cor-de-rosa e short preto com listras brancas, mostra os bichinhos que criou usando galhos, folhas, pinhas e pequenas frutas amarelas.

09 – Relógio de Sol

Usando apenas pedrinhas e um graveto, você pode brincar com seus filhos na natureza montando um relógio de sol. Em um primeiro momento você pode achar atá complicado, afinal é um relógio e como assim apenas com esses elementos? Bom, se você clicar vai ver um post em que a Carol, filha mais velha da Patricia Marinho monta o relógio na praia. Se quiser uma outra opção, neste post aqui tem a Carol criando uma bússola de sol!

*Descrição da foto: A imagem é uma composição de quatro brincadeiras que foram feitas na areia da praia. Tem uma imagem com um círculo marcado na areia e uma pedra no centro. Outra imagem mostrando um relógio de sol feito com um círculo de pedras e um pequeno galho. A terceira imagem mostra um desenho feito na areais com uma carinha sorrindo e, por último, uma imagem com o contorno de seis quadrados feitos na areia. 

Isso mesmo! Com 12 pedrinhas e um graveto você pode fazer uma atividade super interessante, que permite uma recheada de curiosidades. O tempo todo você pode estimular seu filho perguntando coisas como: “Você sabe o que é um relógio de sol? Do que você vai precisar? Como faz? Como funciona?”. Eu fiz com a Carol e seu amigo Dudu e ele sabia tudo porque tinha visto num episódio de Once Upon a Time. A Carol ouviu tudo admirada a adorou fazer. O único detalhe que o Dudu não sabia era que as pedras precisam ser distribuídas de forma simétrica para funcionar direito!

10 – Explorando a natureza com os bebês

Nossa última ideia entre as 10 brincadeiras com elementos da natureza é para os bebês. Neste post, que a Patricia Marinho escreveu quando a Gabi ainda era uma bebezinha, ela mostra como explorar a natureza mesmo com os pequeninos. 

*Descrição da foto: A imagem mostra as mãos de um bebê tentando pegar uma folha em uma bacia com água. 

Para terminar, não esqueça de baixar o nosso material gratuita com a Caça aos Elementos na Natureza. Essa brincadeira, além de divertida, vai ensinar seus filhos a olhar a natureza com outros olhos, prestando atenção aos detalhes: Caça aos elementos na natureza. Os passeios no parque nunca mais serão os mesmos!

+ Seja o primeiro a comentar

Comente

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.