10 brincadeiras para distrair seus filhos no carro ou ônibus


Você já assistiu ao filme Shrek com as crianças? Se já viu, com certeza lembra da cena clássica em que o Shrek, a Fiona e o Burro viajam para Tão Tão Distante e, a cada cinco segundos, o Burrinnho repete a pergunta: A gente já chegou? A cena é engraçada. Porém, se nem os adultos têm paciência em uma viagem longa de carro ou ônibus, o que dirá as crianças?! Então, vamos te ajudar a fazer dessa viagem algo mais divertido com o nosso post: 10 brincadeiras para distrair seus filhos no carro ou ônibus.

Se preferir, assista ao vídeo com as brincadeiras. São as mesmas do post. Tudo para facilitar que você acesse nossos conteúdos.

Bóra conferir as brincadeiras para distrair seus filhos no carro ou ônibus que deixarão tudo mais divertido?

01 – Charadinhas

Como a Patricia Camargo destacou neste post, charadinhas e piadinhas infantis cabem no carro, ônibus ou metrô. Cabe na viagem longa ou na caminhada até a padaria. Então, é perfeita como a primeira dica entre as nossas 10 brincadeiras para distrair seus filhos no carro ou ônibus. 
Tem outras dicas no post, mas vamos deixar um “spoiler” por aqui: 
A direita sou um homem. Facilmente acharás. Às avessas sou a noite e nem sempre encontrarás. Quem sou eu?
Adivinhou? Clique aqui para ver a resposta no post da Patcamargo. 
charadas e piadas para fazer em qualquer momento com os filhos

02 – Complete a música

A Patcamargo tem uma família musical! Tanto ela como o marido, tocam instrumentos e cantam. Então, ela faz brincadeiras com músicas com os filhos e neste post ensinou como brincar de “complete a música”. Essa brincadeira só precisa da voz para acontecer. Ou seja, é simples e pode ser feita nas viagens de carro ou ônibus e em muitas outras situações. Assim, a diversão fica garantida enquanto vocês não chegam ao destino da viagem. 

03 – Mapa do caminho

Além de arrumar as malas, que tal organizar essa brincadeira para as crianças se divertirem pelo caminho? Separe um bloco ou caderno, de preferência com folhas maiores que uma sulfite, chame seus filhos e peça para desenharem o que acham que vão encontrar pela estrada. Por exemplo: pedágio, postos de gasolina, árvores, animais, guardas de trânsito, praia, hotéis. O que vocês quiserem. Depois, separe o desenho e algumas canetas coloridas. No carro, peça para marcarem com X quando encontrarem os desenhos indicados no mapa.
As crianças adoram essa brincadeira, mas, se você não teve tempo para o desenho, sem problemas! Se as crianças já sabem ler, faça uma lista e escreva o que vão encontrar. Depois, é só marcarem com X tudo o que conseguirem achar.

04 – Que som é este?

A nossa quarta dica entre as 10 brincadeiras para distrair seus filhos no carro ou ônibus é simples e surpreende as crianças. Para brincar de “Que som é esse?”  você só precisa do celular e de uns 5 ou 10 minutinhos de preparo que vão valer muito a pena. Está tudo bem explicado neste post e podemos garantir que essa brincadeira é ótima para aquele momento em que as crianças ficam agitadas, porque o destino não chega. Além disso, ajuda a desenvolver a audição e trabalhar o foco e atenção. Perfeita, não é?

05 – Bingo de placas

O bingo de placas é ótimo para uma viagem de carro ou ônibus, mas pode considerar também uma dica para enfrentar um engarrafamento. Aliás, essa brincadeira é perfeita para não deixar as crianças caírem no tédio. Neste post, a Patricia Marinho explica como fazer a brincadeira e ainda conta como brincou de bingo com as filhas em uma longa viagem de carro em família. 

06 – Frases com placas

Simples demais! A brincadeira funciona assim: passou um carro, vocês pegam as letras da placa e precisam criar uma frase com elas. Nas regras da Patricia Camargo, vale incluir outras palavras na frase. Por exemplo, para FXG pode ser: Frango jogando xadrez grátis. Na família da Patricia Marinho é proibido incluir palavras e só pode usar as letras estão na placa. Por exemplo: FUR que a Carol, filha mais velha da Pati, usou para criar: Flavia uivou Rauuuuuuuuuuuul.

07 – Quem será que está aqui?

Essa atividade é muito divertida! Precisa de preparo, mas só 5 ou 10 minutos para organizar. A Patricia Marinho explicou tudo aqui neste post para você conhecer essa brincadeira que surpreende pela simplicidade. 

08 – A história de alguém

Uma brincadeira já com nome intrigante, mas que é divertida e ótima para fazer no ônibus. Porém, dá para adaptar para o carro, se tiver outros carros perto. Para brincar é só escolher uma pessoa que vocês não conheçam. Depois, tentem criar a história dessa pessoa, com o que vocês conseguem observar. Qual seria o nome dela? Ela mora sozinha? Tem bicho de estimação? Para onde está indo? Um exercício de imaginação e dedução, ao estilo Sherlock Holmes para os mais velhos.

09 – Detetive na estrada

Quem não ama brincar de detetive?  É divertido e simples para fazer naquela viagem de carro ou de ônibus. Mas o que podemos pedir para a criança procurar? Bom, o post é sobre organizar as atividades para se divertir nas viagens. Então, para facilitar, temos tudo prontinho para você. É só cadastrar seu e-mail aqui para receber — de graça — a brincadeira Detetive na estrada Tempojunto. Para conhecer mais sobre a brincadeira, dá uma olhada nesse post aqui. E aproveite!

10 – Kit de feltro para criar

O feltro é um material bem versátil para brincar. Como a Patricia Marinho mostra neste post, ela criou um brinquedo com o material que você pode levar em viagens de carro, ônibus ou deixar na bolsa para quando precisar distrair as crianças. Ela batizou o brinquedo de “Caixa mágica de histórias” e deixou o passo a passo completo aqui para você aprender e fazer com seus filhos.
Gostou das nossas brincadeiras para distrair seus filhos no carro ou ônibus? Mas, tenho uma surpresa! Nós criamos um material com 20 Jogos divertidos para fazer no carro. Algumas brincadeiras deste post estão prontinhas  por lá e você só precisa imprimir. Mas tem mais ideias e o material é 100% gratuito para você e as crianças se divertirem. Clique aqui para baixar os jogos.

+ Seja o primeiro a comentar

Comente

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.