10 ideias de como fazer brinquedos reciclados


Rolo de papel higiênico, pedaços de papel alumínio, garrafas pet, tampinhas, cabos de vasoura e caixa de papelão. Tudo isso você va encontrar aqui nas nossas 10 ideias de como fazer brinquedos reciclados. Aliás, você já pensou em quantas brincadeiras podemos fazer utilizando materiais reciclados ou nos brinquedos que não prejudicam o meio ambiente? Então, pensando nisso é que preparamos este post para você se divertir com as crianças e ainda ajudar na preservação do meio ambiente.

Bóra brincar?

01 – Pintura no papel alumínio

Não sei se você sabe, mas papel alumínio pode ser reciclado. O único cuidado que você precisa tomar é que o material não pode ter restos de alimentos, por exemplo, pois isso pode prejudicar sua reciclagem. Por isso, antes de enviar o papel alumínio para reciclagem, é preciso higienizá-lo. O mesmo vale para usar o papel para brincar, ok?

Depois de limpo, o papel alumínio pode se transformar em um jeito diferente de fazer arte com as crianças. Neste post aqui, a Patricia Marinho mostra a Gabi, sua filha mais nova, pintando e se divertindo com a novidade.

02 – Criar uma astronauta

Nossa segunda dica entre as 10 ideias de como fazer brinquedos reciclados é mais uma atividade com papel alumínio. Bem simples e diferente, o como fazer está explicado aqui. Aliás, veja que a astronauta da Gabi tem até capacete, também feito com material reciclado. Ah! Se você quiser fazer um foguete com as crianças, tem mais uma ideia aqui, usando rolinho de papel higiênico.

03 – Fantoche de Pokémon

Se você ainda não sabe o que é um Pokémon, basicamente eles são espécies fictícias de monstros colecionáveis, cada um com design e habilidades únicas e que habitam o mundo fictício Pokémon. E isso é um apenas um resumo do que essas criaturinhas são e fazem. Se seus filhos curtem, temos certeza que eles podem te explicar com mais e mais detalhes tudo o que eles significam e fazem. Mas, nossa ideia aqui é usar rolinhos de papel para criar os Pokémons. Aliás, uma boa ideia é deixar os materiais separados, mostrar o passo a passo aqui e deixar que as crianças criem do jeito delas. Que tal?

04 – Foguete de garrafa pet

Nossa quarta dica entre as 10 ideias de como fazer brinquedos reciclados também pode servir como um complemento para a brincadeira 02, da astronauta. Só que desta vez, o foguete é para as crianças “voarem”. O passo a passo para criar está aqui.

05 – Cabana de papelão

Isso mesmo! A velha e boa ideia da cabana de papelão. Aliás, você já viu aquela cena em que as crianças ganham um brinquedo e começam a brincar com a caixa? Sim, porque para elas tudo é novidade e tudo pode se transformar em brinquedo. Olha que fofa, a Gabi, filha mais nova da Patricia Marinho, tirando um cochilo na sua cabana ♥.

As vezes, por ser algo tão simples, esquecemos que as caixas, mais uma dose de criatividade, podem se tornar algo incrível. Aqui no Tempojunto temos vários posts com brincadeiras, brinquedos caseiro e fazer arte com papelão. Para ver como fazer a cabana é só clicar aqui.

06 – Vai e vem

Essa brincadeira é antiga, não é? Antiga e divertida 🙂.  O Vai e Vem é um brinquedo relativamente simples de fazer e além de ser divertido é muito bom para estimular a coordenação motora grossa das crianças, além da coordenação olho-mão. 

A Patricia Camargo criou o Vai e Vem de garrafa pet e brincou com suas filhas, a Cururuca e a Potcho, quando elas tinham quatro anos. Mas, como ela explica no post, teve a sensação que com 3 anos já dá, dependendo da criança. O Pocoyo, seu filho mais velho, na época com 6 anos, já brincou “como profissional”. Todo o passo a passo, com detalhes está neste post aqui.

07 – Cai não Cai

Esse também é um brinquedo antigo. Você acredita que ele foi lançado pela Estrela em abril de 1976! E é tão legal, que a marca relançou faz uns anos, assim como vários brinquedos das décadas de 70 e 80.

Mas, aqui no Tempojunto, vamos te ajudar a criar o próprio brinquedo. Aliás, uma ótima dica e chamar as crianças mais velhas para criarem. Todo o passo a passo está bem explicado aqui. Como a Patricia Camargo explica no post, o Cai não Cai é ótimo jogo para brincar em família.

08 – Jogo com tampa de garrafa

Você usou as garrafas pet para fazer o foguete e o Vai e Vem, mas sobraram as tampinhas. Então, temos aqui uma dica para não desperdiçar esse material! Afinal, nosso post é sobre 10 ideias de como fazer brinquedos reciclados, não é?

Neste post aqui, a Patricia Camargo nos mostra como criar um jogo usando tampa de garrafa. Além do passo a passo, ela destaca que o jogo também é ótimo para estimular a coordenação das crianças mais velhas. Como a brincadeira é com peteleco dos dedos, é preciso coordenação motora fina para conseguir fazer a tampinha correr pela pista.

09 – Sinuca gigante

Outra ideia bem legal para os maiores é esta sinuca gigante. Aliás, um dos materiais reciclados utilizados aqui é surpreendente: cabos de vassouras ou rodos. Porque quando estes objetos quebram, a gente costuma cobrar outro, sem perceber que também pode brincar brinquedo. Então, dá uma olhada aqui neste post, em que a Patricia Camargo nos mostra o Pocoyo, seu filho mais velho, se divertindo com essa sinuca diferente.

10 – Violão de caixa

Vamos terminar as nossas 10 ideias de como fazer brinquedos reciclados com um brinquedo para as crianças menores. Na verdade é um um instrumento musical caseiro para os pequenos. Pela carinha da Gabi na imagem, dá para ver como ela gostou, não é? Se você quiser aumentar a bandinha na sua casa, não esqueça que as latas de leite podem virar tambores e que os copos com água podem se transformar em um xilofone.

Bom, essas foram as nossas sugestões de atividades de hoje. Espero que você tenha gostado. Se sim, aproveite para se inscrever na nossa lista de email. Você vai receber toda semana nossa newsletter com tudo, tudo que publicamos aqui no blog, novidades, mais ideias e ainda algumas informações exclusivas!

+ Seja o primeiro a comentar

Comente

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.