10 Ideias criativas de atividades usando uma bola!


Depois do fim de semana passado, com atividades para crianças feitas a partir de papel, pensei em algo ainda mais simples, que fosse impossível alguém não ter em casa. A resposta foi: bolinhas! Bolas de futebol, de gude, de sabão, de colar, de tudo. Toda casa que tem uma criança tem uma bola.

Por isso, nesse fim de semana, apresento 10 ideias práticas usando a bola para fazer no fim de semana!

1- Brincando com contas em diferentes recipientes

Atividade com bolas contas

Essa ideia do sowsproutplay mostra como usar contas ou miçangas para ajudar no desenvolvimento da coordenação motora fina de crianças pequenas. Para isso, você destribui as contas ou miçangas em diversos compartimentos, para que seu filho possa pegar e colocar. Ou seja, não há limites pra imaginação, as regras são de vocês! Há algumas alternativas bem simples:

  • Usando colheres de diferentes tamanhos
  • Garrafas antigas de suco ou leite
  • Caixa de ovo vazia
  • Vasilha
  • Tabuleiro

2- Boliche com uma bola e garrafas reutilizadas

Atividades com bola no tempojunto: boliche

Quer jogo mais simples e prático do que um bom boliche? A ideia original usa garrafas antigas, o que é ótimo, pois assim brincamos e não deixamos resíduos; pelo contrário, reutilizamos o que já temos em casa. Para fazer essa atividade ,você precisará de uma bola normal e algumas garrafas de plástico. Daí, basta pintar números e partir pras brincadeiras!

3- Jogo das bolas de Algodão

O jogo do algodão

Nessa atividade desenvolvida pelo tempojunto, o bacana é usar as bolas de algodão, com uma colher, para a brincadeira de quem consegue botar todas no pote…mas sem ver! Foi um dia muito legal, com a participação dos primos, o que tornou a atividade que era engraçada, em uma mais legal ainda! Vai dizer que não sobraram umas bolas de algodão lá embaixo da pia do banheiro? (-;

4- Bolinhas de ping pong em atividades múltiplas

Atividades com bola no tempojunto: bolinhas de ping pong

Essa é outra prática, só que é necessário ter essas bolinhas específicas, de pingpong. O Craftulate, blog bem bacana, ensina maneiras diferentes de usá-las, como, por exemplo, com copos, vasilhas ou argolas. As coloridas ficam bem legais, mas se você tiver aquelas branquinhas, que tal fazer uma sessão de arte, pra começar, e deixar tudo bem colorido?

5- Arte com bolinha criando obra de arte

 

Pollock_seu filho_default e facebookArte com bolinhas

Já fizemos algo parecido na arte com o Pollock, da figura de cima, que ficou muito legal! Para quem não viu o post, basta botar um pouco de tinta em uma tampa de caixa de sapato, arranjar algumas bolinhas, e mexer enquanto puder. A arte fica incrível, digna de museu! A ideia original é do simplehomeblessing e você pode ver aqui.

6- Bolas na Matemática

Atividades com bola tempojunto: copa do mundo e da matemática

E por que não, né? Essa atividade sugerida pelo tempojunto lá na época da Copa, mostra atividades matemáticas para desenvolver o raciocínio das crianças de uma forma divertida, já que envolve o futebo. Basta imprimir a atividade e pronto!

7- A tividade Bebês e bolinha

Atividades com bola no tempojunto: bolas para bebes

Essa atividade é outra que estimula a coordenação motora fina, direcionamento do olhar e coordenação das mãos e olhos. – Fine motor skills, além de mostrar o movimento dos objetos e como pegar coisas em superfície escorregadias. De acordo com o Learn with play at home, que mostra a ideia original, essa é uma atividade que parece simples, mas que ajuda muito no desenvolvimento do bebê.

8- Usando bolas de encher no tênis de bexiga!

Atividades com bola no tempojunto: tenis com bexiga

A ideia trazida pelo tempojunto é usar pratos descartáveis para criar raquetes e inventar o tenis de bexiga. Se você tem dois pratos e dois palitos de picolé, já pode entrar na brincadeira! A Carol adorou a ideia e passou horas e horas com a amiga Mila, tentando não deixar a bola cair no chão.

9- Bolas grandes

Atividades criativas no tempojunto: coordenação motora grossa

 

Aí você fica se perguntando: e aquela bola de futebol que todo brasileiro tem em casa? Ora, é outra atividade. E também estimuladora, porque brincar é oportunidade de crescimento. Nessa sugestão do Momhavequestionstoo, a bola, usada com os pés e as mãos, ajudam na coordenação motora grossa desses pequenos atletas!

10- Bolas de sabão para bebês

Atividades com bola no tempojunto: bolhas de sabão

Essa é uma atividade bem recente, em que mostrei a ideia de usar bolhas de sabão com bebês. A gente mostra, inclusive, um video super fofo com a Gabriela, que presta atenção às bolhas. Então mesmo que seu bebê seja ainda pequeno para tantas atividades com bolas um pouco maiores, as de sabão são uma ótima saída… e a ideal, porque ainda estimula a atenção do seu filho.

Esse fim de semana, vamos deixar a bola rolar! Seja de que formato que for, cada brincadeira é motivo pra aprender, se desenvolver e criar momentos de qualidade junto com a família!

Espero que estas dicas ajudem no seu dia a dia com seus filhos. E se você gostou e não quer perder nenhuma novidade, faça parte do nosso grupo da newsletter. É gratuito e você recebe nossas atualizações semanalmente em seu e-mail.

 

 

 

 

 

 

6 Comments

Comente
  1. 1
    Angela M. B. Trevizan

    ótima ideia…só assim os pais realmente vão se conscientizando que escolas de Educação Infantil, não é lugar de se alfabetizar,( ba be bi bo bu) mas sim criar possibilidades para desenvolver suas habilidades. valorizar o trabalho cooperativo, a interação, a observação e a experimentação, contribuindo para a formação de identidades autônomas. O Cuidar e o Educar significa compreender que esse ser humano desenvolve em tempo integral. Pedagoga.

    • 2
      Patrícia Marinho

      Oi Angela,
      Concordo 100%! Nossa grande missão é conscientizar sobre a importância do brincar e o quanto brincar com o adulto de referência é fundamental para a construção do vínculo e para o desenvolvimento integral das crianças. Vamos continuar carregando esta bandeira para mostrar que brincar não é fazer nada, mas sim desenvolver os indivíduos!
      Beijos,
      Patrícia

+ Leave a Comment

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.