10 ideias para estimular a brincadeira de faz de conta


Você conhece os benefícios da brincadeira de faz de conta? A @patcamargo escreveu sobre isto no post “Brincar de faz de conta e o desenvolvimento geral das crianças.” A gente acha o assunto tão sério que ele foi tema também de uma das nossas colunas quinzenais no Blog Saúde Infantil do Hospital Sabará. Lógico que a gente tem que deixar a criança se virar sozinha para brincar, mas às vezes, basta um empurrãozinho nosso para que novos universos se abram para as crianças. E, quando observamos suas brincadeiras, conseguimos aprender mais sobre a personalidade e as emoções dos nossos pequenos. É por isso que resolvi fazer este post com 10 ideias para estimular a brincadeira de faz de conta. Quem sabe seja útil neste final de semana?

1. Brincar de detetive

Eu amei esta ideia de do site allfortheboys de fazer a criança procurar e identificar impressões digitais pela casa. Eles usam papel riscado a lápis para fazer a “tinta” para decalcar a impressão digital. A ideia é que toda a família tire as suas impressões, coloque numa folha padrão e depois a criança tenha que ser o detetive que vai identificar a quem pertence as impressões que ele encontrou. Você incrementa inventando uma história sobre o mistério que a criança precisa desvendar e taí uma super brincadeira que vai funcionar com crianças maiores.

10 ideias para estimular a brincadeira de faz de conta - impressão digital

2. Kit aventureiro

Outra ideia do allfortheboys que é muito bacana e vale também para as meninas, claro: brincar de aventureiro. A brincadeira pode ser ir explorar a natureza ou dar uma de Indiana Jones e ir procurar um tesouro perdido. Com o kit na mão, tenho certeza de que as crianças vão saber o que fazer. A @patcamargo já brincou disso e contou como foi neste post aqui.

10 ideias para estimular a brincadeira de faz de conta - kit para aventura

3. Dora e Diego

Ainda na linha da aventura, mas de forma mais atraente para crianças menores, que tal se as crianças virarem Dora e Diego por um dia? Você desenha o mapa com as 3 pistas, que nem este aí da foto do Kids Activies Blog e faz as crianças completarem o desafio com a ajuda da mochila e do Botas (quem conhece a Dora e o Diego vai entender as referências). Essa é outra que a @patcamargo também já fez e as crianças adoraram (lei mais aqui).

10 ideias para estimular a brincadeira de faz de conta - mapa Dora e diego

4. Kit médico

Se o seu filho(a) não for do tipo aventureiro, uma alternativa é brincar de médico. Dá uma olhada no kit que o Kids Activities Blog montou. Você pode ser um dos pacientes e as bonecas e bichos de pelúcia os demais. Diversão na certa.

10 ideias para estimular a brincadeira de faz de conta - kit medico

5. Lavadora de roupa

Olha que dica ótima da Estéfi Machado de brincar de casinha de um jeito diferente! A caixa de papelão vira máquina de lavar roupa para a criançada brincar de lavar roupa. No post original você encontra o passo a passo para fazer uma igual em casa.

10 ideias para estimular a brincadeira de faz de conta - lavadora de papelão

6. Cientista Maluco

No notimeforflashcards encontrei esta ideia de colocar diferentes potes e tipos de líquidos para fazer a criança brincar de cientista. Essa ideia funcionou super bem aqui em casa com a Carol (lembra do post sobre as poções no banho?) e com a minha amiga Flávia e seu filho João (que vira cientista no banheiro enquanto a mãe toma banho). Quem sabe funciona com você também?

10 ideias para estimular a brincadeira de faz de conta - cientista maluco

7. Navio

Coloquei esta ideia do innerchildfun aqui basicamente por causa da foto. Achei o máximo o cesto de roupa suja ter virado um navio. O tecido azul no chão e a vela colorida dão um charme especial à cena. Mas posso, falar, mesmo sem esta produção toda, a Carol já se divertiu a beça com sua caixa de papelão que virou navio!

10 ideias para estimular a brincadeira de faz de conta - barco

8. Pizzaria de feltro

Esta ideia já saiu no post 10 brincadeiras para você aproveitar o Dia da Pizza, mas ela é tão boa que resolvi repetir. Basta recortar uns pedaços de feltro e você tem uma pizzaria em casa. Acho muito legal!

10 brincadeiras para você aproveitar o Dia da Pizza - busy bags

9. Biblioteca

Nossa, essa ideia do pleasantestthing é a cara da Carol. Ela fazia uma coisa parecida. Ao invés de brincar de bibliotecária, os livros daqui de casa volta e meia ia parar na sua livraria. Ela organizava tudo, pegava post-it para colocar preço, fazia cartaz para divulgar. Uma graça. Pena que não tenho foto de uma de suas lojinhas. Mas foram elas que inspiraram sua banca para vender sabonete e pulseira de rainbow loom que você pode conferir neste post aqui.

Faz todo sentido ela criar uma livraria, já que é um lugar que frequentamos bastante. Mas eu amo a ideia da biblioteca que pode envolver a família toda na doação e no empréstimo de livros.

10 ideias para estimular a brincadeira de faz de conta - livraria

1o. Ler

Por falar em livraria. Alguns livros são perfeitos para estimular a brincadeira de imaginação. Nossa dica hoje são os livros da Patrícia Auerbach, uma escritora show de bola que deu uma ótima entrevista aqui para a gente no Tempojunto. O livros O Lenço e O Jornal são m-a-r-a-v-i-l-h-o-s-o-s para fazer a criançada viajar!

Brincar de faz de conta com os livros de Patricia Auerbach - O jornal

Você sabia que a gente posta brincadeiras novas todos os dias aqui no blog? Se você não tiver tempo de ficar vindo aqui e preferir receber nossos links por email, é só se cadastrar aqui para receber a nossa newsletter semanal.

Afiliados

12 Comments

Comente
  1. 5
    Cleverson Niels

    Parabéns Patricia! ajudou muito a estimular as brincadeiras com meu pequeno! Um ótimo dia das crianças para ti e sua família!!!

    • 6
      Patrícia Marinho

      Obrigada, Cleverson! Bom saber que a gente ajudou por aí. O dia por aqui foi bem legal também!
      abraços e volte sempre,
      Patrícia

  2. 7
    cyntia

    Adorei as dicas, nao conhecia o site, e procurando como montar um kit de detetive pra minha filha, acabei vendo as idéias postadas aqui. Maravilhosas, gostei muito!

    • 10
      Patrícia Marinho

      Olá Brígida!
      Obrigada pelo comentário e pelo interesse no Tempojunto. Eu coloquei seu nome na nossa lista de emails. Toda semana mandamos um email com um resumo do que foi publicado aqui no blog. Espero que goste e seja útil

      Obrigada,
      Patrícia

+ Leave a Comment

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.