Brincadeira simples com materiais da casa


A Gabi está crescendo e com isso a natureza das brincadeiras vai mudando um pouco. Falei na terça sobre o brincar de faz de conta e hoje queria dar uma dica de atividade para estimular a coordenação motora fina. É uma brincadeira simples com materiais da casa, mais precisamente uma saladeira e alguns pregadores de roupa, mas que já é uma variação com relação a brincadeiras que eu fazia com a Gabi no passado.

Você chegou a ler os meus posts sobre como fazer com que a hora de fazer as tarefas de casa também sejam um momento de brincar? Teve, por exemplo, o post para bebês com a máquina de secar roupa e o post da Gabi “arrumando” as latas da despensa. Falei também sobre como a atividade de passar pregadores de roupa de um recipiente para outro podia ser divertido para uma criança pequena.

incluir a criança na rotina da casa - gabi segurando pregadores

Pois bem, a proposta de hoje é fazer a criança colocar e retirar os pregadores de roupa da saladeira. Eu comecei colocando alguns pregadores fixados na lateral da vasilha.

Brincadeira simples com materiais da casa - pregadores fixos na lateral da saladeira

Coloquei mais alguns pregadores dentro da saladeira.

Brincadeira simples com materiais da casa - pregadores dentro da saladeira

O trabalho da Gabi era retirar e colocar os pregadores. Repare no movimento de pinça dos dedos.

Brincadeira simples com materiais da casa - gabi colocando e tirando os pregadores

Ela teve a maior facilidade para retirar os pregadores, mas colocá-los de volta na lateral do recipiente ainda foi um desafio, como era de se esperar. Só com a minha ajuda ela conseguiu.

Brincadeira simples com materiais da casa - gabi colocando os pregadroes de volta na lateral

Mas tudo bem! Lembra que eu vivo falando aqui que o importante é o percurso? A Gabi se viu diante de uma tarefa que ainda não estava pronta para fazer. No começo ela se irritava e às vezes chorava com isso. Agora ela fala “Mamãe, está difícil. Me ajuda?”. Eu vou lá e ensino a ela como fazer. De repente, quando sem que eu perceba, lá está ela repetindo e fazendo sozinha aquela tarefa. Essa é a magia do desenvolvimento infantil, especialmente na primeira infância (período que vai da gestação aos 6 anos).

Se você gostou desta atividade, aproveite para se inscrever na nossa lista de email. Você vai receber toda semana nossa newsletter com tudo, tudo que publicamos aqui no blog e ainda algumas informações exclusivas!

 

2 Comments

Comente

+ Leave a Comment

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.