15 ideias de programas para mães e filhas


Deixa eu começar falando que a gente não virou o Bora.ai (super site de programação infantil de São Paulo). Mas o nome do nosso site não é Tempojunto a toa. O que a gente mais quer é ajudar os pais e saberem como passar tempo de qualidade com os filhos. O Dia das Crianças está aí. Que tal aproveitar e fazer algo diferente?

Eu vi no Therealisticmamma.com o post 10 mother daughter date ideias e resolvi fazer a nossa versão: 15 ideias de programas para mães e filhas. Assim como a autora do post que me inspirou, eu também sou mãe de duas meninas, e portanto o título combina comigo. Mas é óbvio que boa parte dos programas pode ser aproveitada com os filhos meninos e que os papais também estão convidados a pensar as suas próprias ideias de programa.

Quando dedicamos tempo para os nossos filhos, mostramos que eles importam.

O psicólogo Lino de Macedo, em entrevista para o Tempojunto, falou sobre o quanto é importante colocar qualidade no tempo junto com os filhos para mostrar que eles importam. Isso ajuda no fortalecimento do vínculo e na construção da auto estima da criança.

Além disso, a ideia de pensar em programas diferentes, especialmente se eles viram uma tradição familiar, ajuda a construir memórias da infância que os seus filhos vão levar para toda vida. Você viu o maravilhoso filme Divertida Mente, da Pixar? Lembra das memórias especiais da Riley, a personagem principal do filme? É por aí.

Então aí vai a minha lista de 15 ideias de programas para mães e filhas que você pode fazer a qualquer momento, incluindo no Dia das Crianças.  Você verá que, para alguns, nem precisa sair de casa!

1. Monte um forte, na sala ou no quintal.

15 ideias de programas para mães e filhas - carol com as caixas

2. Tome café da manhã na padaria

3. Crie o Clubinho das Meninas  – no post eu conto como uma  “Caixa de Surpresas” transformou o meu closet na sede do Clube das Meninas

Caixa surpresa aberta

4. Marque um horário para fazer as unhas no salão

5. Monte um acampamento na sala

10 maneiras de fazer uma cabana em casa - cabana com cadeiras

6. Monte uma playlist para a Balada das Meninas

7. Faça um piquenique no parque. Se não der para sair, pode ser em casa!

8. Chame sua filha para fazer um jogo da sua infância – come-come, Stop, amarelinha, pular elástico

brincadeiras de rua_pular elastico

9. Faça um vídeo clipe – tem um monte de apps de edição, como Video Star e o Musical.Ly que você pode usar para fazer isso.

10. Convide sua filha para ir num show de um artista que seja importante para você. Eu levei a Carol para ver o show Beatles para crianças e foi muito legal! Agora que ela está crescendo, os planos são ir para o Rock in Rio do ano que vem :-).

11. Visite um museu! Para quem não acha isto um programa interessante, leia o post  “Um dia (feliz) no museu”  para mudar de ideia!

12. Compre ingresso para aquela atração da cidade que a sua filha queria muito ver e que sempre fica para depois.

13. Montem uma peça para encenar para a família

Como fazer um teatro de sombras em casa - personagens

14. Vá numa livraria (ou biblioteca), sem pressa de ir embora.

15 ideias de programas para mães e filhas - pat e carol

15. Pensem num projeto para fazer juntas! Um artesanato? Um livro? Um jogo? O céu é o limite!

Curtiu este post? Você sabia que pode receber nossas dicas direto no seu e-mail? É só fazer parte da nossa lista. Além das ideias da semana, as novidades do Tempojunto chegam primeiro por lá. É só clicar e se inscrever.

+ Não existem comentários

Deixe sua opinião